domingo, 3 de agosto de 2008

Esgrima Estadual a partir dos anos 50

Nos anos 50 e 60 a esgrima era muito popular. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama dominavam o cenário carioca, que também tinha Automóvel Club do Brasil, Canto do Rio, São Cristóvão, ACM e Tijuca TC.

A Esgrima foi caindo em sua popularidade e as escolas de esgrima desaparecendo. O Botafogo chegou a deixar o esporte nos anos 50, mas retornaria em 1958.

Nos anos 60, apenas Botafogo, Flamengo, Fluminense, AA Vila Isabel e Vasco da Gama competiam.

Treinos e competições dos 4 grandes clubes eram realizadas nos seguintes locais: Botafogo, no Salão d’Armas de General Severiano; Flamengo na Sala d’Armas Gilberto Cardoso (na Praia do Flamengo); o Fluminense tinha uma pista em Laranjeiras e as competições eram no Salão Nobre do mesmo local; e o Vasco da Gama tinha uma pista em sua sede náutica na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nos anos 70, a esgrima desapareceria de Botafogo, Fluminense e AA Vila Isabel. O Flamengo desativou sua antiga sede e construiu uma pista na Gávea, que durou até os anos 80. O Vasco da Gama desativou seu departamento também neste período mas reativou sua esgrima no final dos anos 90.

Nos 80, novos clubes despertaram para o esporte, como o Ginástico Português, EC São João, Escola Naval, AMAN e UFRJ. Eles se juntaram ao Vasco da Gama.

Porém o Rio perdeu espaço para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. A rivalidade dos quatro grandes clubes ficou no passado.

Vou publicar em futuros posts resultados de diversos torneios dos anos 50 e 60. Não se trata de todos os resultados de cada temporada mas foi o que consegui achar. Agradeço ao ex-esgrimista do Flamengo, Aurelino Barroso, pelo material.

Perguntam-me qual clube foi o melhor clubes de Esgrima no estado em todos os tempos. Não sei. Tudo indica que o Flamengo dominou os anos 30 e que o Fluminense assumiu este papel nos anos 50 e 60. Atualmente, o Vasco da Gama é o Bicampeão Estadual.

Nenhum comentário: