terça-feira, 5 de maio de 2009

História do Hóquei sobre Patins no Rio de Janeiro

Sabemos pouco sobre a história desta modalidade no Rio de Janeiro. Vamos contar abaixo o que sabemos e aguardar que algum internauta ajude a completar a história.

O Hóquei sobre Patins surgiu no Rio de Janeiro nos anos 1910. A equipe mais forte da cidade era o Leme Hóquei Clube. O clube desfez sua equipe adulta em 1919 e o CR Flamengo acolheu os atletas. O primeiro jogo do Flamengo foi contra a Seleção Paulista e o rubro-negro venceu por 5 a 1.

Nos anos 1920 e 1930 o Fluminense dominou o hóquei no Rio. Preguinho, ídolo tricolor em dez modalidades (apesar de ele competir no Remo pelo CR Guanabara), era um dos jogadores de hóquei do Fluminense.

Ainda nos anos 1930, o Leme Hóquei Clube montou um novo time.

Em 1954, consta na relação de títulos do Flamengo o Troféu Moreira Leite.

Em 1957, o Flamengo fez uma excursão a Recife (PE) e teve os seguintes resultados: 2-2 Clube Português do Recife (PE); 1-9 Barroso (PE); 5-3 Clube Português do Recife (PE); e 3-2 Combinado Barroso/Clube Português do Recife (PE). No ano seguinte a Federação Pernambucana de Hóquei foi fundada. Hoje, Pernambuco é o estado mais forte no esporte, ao lado de São Paulo. Náutico, Sport e Clube Português do Recife são os maiores clubes desta modalidade em Pernambuco.

O Campeonato Estadual de 1977 teve a participação de cinco clubes: AA Portuguesa, Flamengo, Melo Tênis Clube, Serrano (Petrópolis) e Casa de Portugal (Teresópolis). O Flamengo desativou sua equipe no início dos anos 1980 e o Fluminense há anos já não praticava a modalidade.

Em 1992, o Hóquei sobre Patins foi esporte de demonstração nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha). Por causa disso, nos anos 1990, o esporte ganhou um novo gás: o EC Corrêas, de Petrópolis, surgiu no cenário. Além dele, a Casa de Portugal de Teresópolis, Melo Tênis Clube e Cabo Frio disputavam o Campeonato Estadual até os anos 2000.

Não temos informação sobre as presenças de America, Botafogo e Vasco da Gama neste esporte.

O Hóquei era tão forte na região serrana que o Campeonato Petropolitano chegou a ter até sete clubes disputando a competição. Além dos campeões listados abaixo, disputaram a competição: Bangu AC (da capital), EC Internacional, Olímpico HC e Petropolitano FC.


Os Campeões Petropolitanos de Hóquei sobre Patins

  • 1945 - Royal Hockey Club
  • 1946 - ----
  • 1947 - Mocidade HC
  • 1948 - Mocidade HC
  • 1949 - Atlântico HC
  • 1950 - Mocidade HC
  • 1951 - Atlântico HC
  • 1952 - Serrano FC
  • 1953 - Mocidade HC
  • 1954 - Mocidade HC
  • 1955 - Mocidade HC
  • 1956 - Mocidade HC
  • 1957 - Atlântico HC
  • 1958 - ----
  • 1959 - Atlântico HC

O Hóquei sobre Patins começou a ser praticado em nossa cidade, ao que parece, em 1931 ou 1932, no rinque da praça Rui Barbosa. A primeira notícia da realização de jogos foram os encontros do Hóquei Clube de Petrópolis com o Copacabana Hóquei Clube, do Rio, um deles realizado em Petrópolis, em abril de 1932, e outro no Rio no mês imediato.

Até meados de 1945, os pequenos clubes que disputavam o chamado esporte do cajado se limitavam aos jogos avulsos entre eles, sendo aqui trazidos, só esporadicamente, clubes ou combinados de fora. Em 5 de maio, vem até nós um combinado carioca que foi surrado impiedosamente por 13x1.

Em agosto de 1945, com a inauguração do rinque do Quitandinha, as atividades do hóquei petropolitano se transferiram para o novo bairro com grande animação. A par de muitos jogos avulsos, houve a disputa de um torneio interclubes vencido pelo Real Hóquei Clube, torneio esse ao qual foi emprestado pelos concorrentes o caráter de campeonato da cidade.

O Atlântico e o Mocidade Hóquei Clube, os dois baluartes do hóquei petropolitano, foram fundados no mesmo dia, a 2 de fevereiro de 1945. Com eles, nova era se abriu ao violento, mas interessante esporte. Tanto que, já a 9 de abril do ano seguinte, era o hóquei oficializado, começando a ser disputado o campeonato da cidade em 1947.

Petrópolis é uma das três ou quatro cidades do Brasil que praticam o hóquei sobre patins, sendo de notar que sempre levou vantagens nos jogos disputados com os cariocas e que grandes vitórias obtiveram sobre os paulistanos. Em 1948, por exemplo, os times petropolitanos venceram, no Rio, os cariocas por 5 a 1 e 8 a 1; em 1949, voltaram a derrotar os mesmos rivais, ainda no Rio, por 7 a 2 e 8 a 0; e, em 1950, jogando na Quitandinha, abateram, primeiramente ao Tênis Clube Paulista (SP) por 7 a 0 e ao Floresta (SP) por 11 a 3.

O Hóquei sobre Patins praticamente desapareceu nos anos 2000 de nosso estado. Agora o EC Corrêas tenta resgatá-lo.

14 comentários:

careca disse...

Onde está seu comentário sobra a CASA DO MINHO?

careca disse...

E também sobre a Portuguesa do Rio ?

careca disse...

Faço estes comentários porque fui hoquista tanto da Portuguesa do Rio como da Casa do Minho.
Assim como tive a honra de representar uma seleção do Rio de Janeiro

Miguel Gonzalez disse...

Careca, não tenho quase nada sobre estes times.

Miguel Gonzalez disse...

Se tiver mais informações, me passa por favor.

Miguel Gonzalez disse...

Obrigado!

Paulista disse...

sou produtor de figuração da malhação, estou precisando de jogadores de hockey de 18 a 20 anos que more no rio de janeiro, mande as fotos e contatos para paulista.producao@gmail.com

Miguel Gonzalez disse...

Recado dado!

Unknown disse...

Meu pai é de Petrópolis e nossa família sempre foi ligada ao Hóquei. Eram seis irmãos e eles jogaram em vários times de Petrópolis.
meu pai jogou além dos times de Petrópolis no MELLO TC no Rio.
Como Treinador comandou o Mello TC e a casa do Minho.

Alguns jogadores que conheço da época : FERNANDO CORRÊA DA SILVA(MEU PAI), AFONSO CORRÊA DA SILVA, NILTON CORRÊA DA SILVA,CARLOS SIXEL, ZECA,AVELINO,MARIO,ANTÔNIO, GINO(GOLEIRO), HELINHO, MARCIO, HELINHO, ETC..

MEU PAI GANHOU UMA PLACA DO CLUBE CORREAS EM PETRÓPOLIS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS AO HÓQUEI EM 2002.

Esporte Rio disse...

Que legal!

Unknown disse...

Boa noite,

Volto a fazer um comentário e vejo que quase ninguém tem história sobre o hóquei aqui no Rio.

Recuperei uma foto num clube aqui em Braz de Pina no rio de janeiro onde aparece meu pai Fernando Corrêa da silva atuando
com a equipe campeã carioca de Hóquei de 1954 - Surui AC

nelson disse...

Marcelo Correa, estou fazendo uma recolha de dados sobre o historial do hóquei em patins do Brasil. Se pretender, me envie e-mail para podermos partilhar informações!

Escreva para: nelsoalves@gmail.com

Esporte Rio disse...

Boa, Nelson!

Esporte Rio disse...

Tomara que recuperemos a história do Hóquei!