terça-feira, 28 de julho de 2009

Para Quem Não Conhece o Futsal

regras de futsalO Futsal surgiu do Futebol de campo e é disputado em quadra. As dimensões desta quadra são as seguintes: Comprimeto mínimo de 25 metros e máximo de 42 e largura mínima de 15 metros e máxima de 22 metros. O piso é de madeira ou material sintético. A partida é dividida em dois períodos de 20 minutos cada com um intervalo de 10 minutos entre eles. Já deu para noter certas diferenças para o Futebol.
 
A bola é menor e mais dura que a de Futebol. As marcações das linhas de meio-campo, lateral e linha de fundo na quadra são proporcionalmente idênticas às de Futebol de campo. Os laterais e escanteios são batidos com os pés e os atletas têm cinco minutos para executar as cobranças.

Não há limite de substituições na partida. Sete jogadores ficam no banco de reservas e cinco na quadra (um sendo o goleiro). A marcação de faltas é feita como no Futebol. Há cartões amarelos e vermelhos. Um atleta que cometer cinco faltas pessoais será desclassificado da partida. O atleta expulso por cartão vermelho também estará desclassificado da partida e desfalcará o time por 2 minutos. Depois deste prazo um substituto pode entrar no seu lugar. Também temos faltas coletivas. Da sexta falta em diante em cada período não há mais formação de barreira e a equipe que sofreu a falta cobrará um tiro livre direto para o gol adversário. O jogo será interrompido caso uma equipe fique com dois ou menos atletas em quadra e a vitória será dada para a equipe adversária.

O goleiro pode sair da área apenas conduzindo a bola com pés, pernas, peito e cabeça, como um jogador de linha. Ao arremessar a bola de sua área com a mão, ela deve quicar em sua quadra antes de passar do meio campo ou tocar em algum jogador. Caso contrário a posse de bola será do goleiro adversário.

Como podemos ver o Futsal é baseado e nasceu do Futebol. Porém percebemos que há algumas diferenças nas regras e isso faz com que o Futsal fique muito dinâmico e emocionante.

Nenhum comentário: