quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

1954: Inauguração das Silhuetas Metálicas no Estande do Fluminense

Na década de 50, as silhuetas foram construídas com funcionamento mecânico e eram acionadas mediante o toque de campainha do diretor da prova que também era cronometrista. O auxiliar localizado na trincheira movia o conjunto de silhuetas através uma alavanca, mediante o toque de campainha para abrir e fechar as silhuetas, conforme o tempo previsto (8, 6 e 4 segundos).

No Fluminense, o funcionário encarregado da tarefa de mover as silhuetas chamava-se Adalberto. Esse cearense, de braço direito fortalecido por acionar as silhuetas, era muito respeitado e querido pelos atiradores, funcionando nos treinamentos dos atiradores com muita precisão, mesmo quando não havia cronometrista e diretor de prova.

Dessa maneira pode-se avaliar a alegria dos atiradores dessa modalidade quando foi inaugurado em 1954 no “stand” do Fluminense um novo conjunto elétrico de silhuetas, com uma minuteria elétrica especialmente confeccionada pelo atirador gaúcho Alberto Burgel.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos dirigentes do Fluminense, do Secretário-Executivo da Comissão Desportiva das Forças Armadas (CDFA), especialmente convidado, o Coronel Pedro Geraldo de Almeida. Mais tarde já no posto de General de Brigada, este notável esportista militar foi Comandante da AMAN em 1962 e Chefe da Casa Militar do Presidente Jânio Quadros.

Vários dirigentes e atiradores prestigiaram o evento. Convém ressaltar que a partir da inauguração das silhuetas, a Federação Metropolitana teve um grande desenvolvimento técnico nesta modalidade, revelando novos campeões brasileiros como: Luiz Novaes, Silvino Ferreira, Álvaro Santos, Evandro Guimarães, Aluizio Teixeira, Eddielys Guimarães.

Fonte: http://tiroflu.com/artigos/eduardo_ferreira/1954_inauguracao_das_silhuetas_no_fluminense.htm

Nenhum comentário: