sábado, 21 de abril de 2012

Americano Rebaixado em 2012

O Americano foi rebaixado pela primeira vez na história do Campeonato Estadual. O alvinegro de Campos dos Goytacazes brilhou na 1ª Divisão do Rio de Janeiro. Foram 39 anos de elite.

Em 1976, o Americano foi convidado a disputar o novo Campeonato do Estado do Rio de Janeiro (a Guanabara se fundiu com o Rio de Janeiro) por ser um dos times de melhor qualidade do interior. Além do Americano, somente Goytacaz e Volta Redonda foram chamados. Em 1977, o convite aos três foi repetido mas em 1978 ele não veio.

Os times do interior, que agora faziam parte da mesma federação, entraram na justiça desportiva e conseguiram disputar não apenas o Estadual de 1979, como também o novo Estadual do ano anterior, agora chamado de 1979 (Especial). Além do Americano, Goytacaz, Volta Redonda, Serrano, Fluminense de Nova Friburgo e AD Niterói foram beneficiados. Friburgo e Costeira também foram chamados para a disputa mas estes clubes não atenderam a todas as exigências da FERJ.

Da metade dos anos 80 até meados dos anos 2000, o "Cano" foi a quinta força do Rio de Janeiro, superando clubes tradicionais como America e Bangu e rivais do interior como Volta Redonda, Itaperuna e América-TR.

Campeão do antigo estado do Rio de Janeiro em 1964, 1965, 1968, 1969 e 1975, chegou ao ápice em 1987, quando o time conquistou o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão. Em 2002, conquistou seus dois últimos títulos importantes: a Taça Guanabara e a Taça Rio. O último troféu foi a Taça Moisés Mathias de Andrade, prêmio de consolação da Taça Guanabara, que foi conquistada em 2009.

O Americano caiu. Perde o clube, que tem projetos fabulosos como ter sua própria arena no lugar do velho Estádio Godofredo Cruz e perde também a cidade, que fica sem representante na 1ª Divisão. E pensar que Campos chegou a ter dois times na elite durante vários anos...

Leia mais sobre o Americano FC aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Feera, meu pai participou dessa conquista em 1987 e está na foto acima.

Esporte Rio disse...

Legal!