domingo, 22 de abril de 2012

Entrevista com Mauricio Cristino, Presidente da FBERJ

Maurício Cristino é Presidente da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro desde sua fundação e conhece a realidade deste esporte no Rio como poucos.


ER: Maurício, pode me contar um pouco de sua trajetória até chegar à Presidência da FBRJ?
MC: Sempre me dediquei ao esporte. Fui atleta na juventude, de atletismo, futebol e boxe. Sou oriundo do estado de Minas Gerais e aqui chegando continuei praticando esportes, inclusive o Boxe na Associação Cristã de Moços, onde estou até hoje. Mesmo seguindo atividade profissional do campo da construção civil, continuei ligado ao boxe, com antigos companheiros, já muitos falecidos. Por ocasião da lei que passou a regulamentar as entidades de cada modalidade específicas, surgiu a primeira federação específica de Boxe do Brasil. Isto há cerca de 20 anos passados, na qual fui eleito o primeiro presidente desta entidade a qual continuo até hoje sempre eleito por aclamação.

ER: Atualmente, quais os clubes/academias federados à FBRJ?
MC: Quando foi constituída a FBRJ, oriunda da antiga Federação de Pugilismo, só tínhamos três entidades afiliadas. Nos dias atuais, somos 33 unidades entre academias, clubes, associações, etc (ver relação completa em http://www.boxe-rio.com.br/filiados.asp).

ER: Como sobrevive hoje a federação?
MC: A FBRJ, sobrevive (expressão bem colocada) de suas taxas de anuidade, cursos de formação de treinadores e eventos, principalmente em cidades do interior do nosso Estado.

ER: Recentemente, a FBRJ se juntou a outras federações em protesto contra os governos estadual e municipal que não repassam verbas para os esportes. Este movimento deu algum resultado?
MC: Até o momento continuamos lutando com esperanças de que esse movimento alcance um resultado positivo.

ER: A federação recebe alguma verba do governo para promover competições, lutas, ou criar escolinhas e pagar professores?
MC: Não.

ER: Qual a sua meta e expectativa para o Rio 2016?
MC: A expectativa é que venhamos a melhorar o nosso desempenho obtendo resultados melhores, pois a Confederação e as Federações estão trabalhando muito na base com atletas entre 13 e 16 anos.

ER: Como surgem hoje novos talentos no Boxe fluminense?
MC: Os novos talentos surgem com o trabalho na base, atletas infantis e cadetes. Atualmente contamos com pugilistas infantis e cadetes como campeões brasileiros.

ER: Qual é a situação do Boxe no interior do estado?
MC: A situação do Boxe no interior do nosso estado, a nosso ver, é bastante promissor, tendo em vista a formação de treinadores que vêm do interior fazê-lo aqui no Rio, e, logo após constituindo as suas entidades que venham a ser nossas afiliadas. Algumas já estão colocando atletas para competir em nossos eventos.

ER: Qual a situação do Boxe feminino no Rio de Janeiro?
MC: Não tem muita expressão, pois o número de competidoras é pequeno.

ER: Comparando ao restante do Brasil, a qualidade dos atletas de Boxe do Rio está na acima, abaixo ou na média?
MC: A qualidade dos atletas do Boxe do Rio de Janeiro, está na média do Boxe nacional.

ER: Até os anos 1980, os clubes de massa do Rio praticavam dezenas de modalidades esportivas. CR Flamengo e CR Vasco da Gama tinham fortes escolinhas e equipes de Boxe. Por que estes clubes deixaram o Boxe?
MC: Achamos que a época mudou, pois os clubes, pelo menos os citados, passaram a se dedicar mais ao futebol profissional

ER: O Esporte Rio acredita que o Boxe poderia ganhar em divulgação e popularidade se os clubes de torcida voltassem a praticar o esporte. Você concorda?
MC: Não, pois em data recente, o Vasco da Gama era nosso afiliado e o trabalho que lá era feito não prosperou. Isto sem contar que o Boxe é um esporte onde não existem torcidas organizadas, ocasionando com isso muita disciplina, muita ordem e nenhum tumulto.

ER: Gostaria de deixar algum recado final?
MC: Sim. Como recado final gostaria que as autoridades Municipal e Estadual, apoiassem mais os esportes olímpicos, conforme acontece com as confederações, que recebem verbas do Comitê Olímpico.

9 comentários:

COMISSÃO DE MORADORES DA INDIANA disse...

Sou o Técnico de Boxe Marcello Deodoro, iniciei no Boxe em 1984 com o Professor Mendonça ( Duque de Caxias ) e em 2004, realizei o Curso de Técnico pela FBERJ, obtendo o primeiro lugar na Turma, montei uma equipe e me dispús a participar de Torneios e Campeonatos seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo.Com o apoio da FBERJ, tive um papel importante nos 5º Jogos Mundiais Militares 2011, seja na Criação da Seleção Brasileira Militar de Boxe das Forças Armadas, participei da Criação de toda a Infra Estrutura do Boxe Olímpico no CEFAN ( Marinha do Brasil ) e no Assessoramento do Planejamento e Organização da Competição de Boxe dos 5ºJogos Mundiais Militares 2011 em Conjunto com a Confederação Brasileira de Boxe ( CBBOXE ), na qual houve a participação de 44 Países e foi um Evento muito elogiado por todos os Setores desportivos que lá compareceram. Fui Chefe de Delegação da FBERJ em 2009 e 2010.Estou sempre participando de Cursos da Modalidade Boxe sejam da FBERJ o mesmo da CBBOXE, visito várias academias de Boxe, seja no Estado do Rio de Janeiro ou em São Paulo. Atualmente estou como Técnico da Equipe de Boxe, em preparação para participar de Competições.
Ao ouvir tal relato descrito acima, fico realmente DECEPCIONADO, e rogo á todos que militamos no Boxe Olímpico,sejam Donos de Academias / Técnicos / Boxeadores / Patrocinadores e aficcionados no Estado do Rio de Janeiro, que devemos nos reunir em Assembléia e deliberar-mos qual será a melhor forma de fazer com que voltemos a ter Eventos e Infra Estrutura adequada ao nosso Esporte. O assunto em Pauta será Todas estas dificuldades acima mencionadas merecem serem discutidas e votadas passo a passo por todos, que militam e que acreditam na Modalidade. Somente todos juntos, e que iremos conseguir alavancar novamente o Boxe no Estado do Rio de Janeiro, devemos aproveitar este momento de Preparação das Olimpíadas 2016, no Estado do Rio de janeiro.

Miguel Gonzalez disse...

Marcello, sugiro que vc procure a Federação de Boxe e discuta este tema lá.

COMISSÃO DE MORADORES DA INDIANA disse...

Caro Colega,
No momento em li tal Postagem, realmente fiquei indignado, e por isso respondi que estava DECEPCIONADO, e continuo, pois acredito que exista Solução.

ER: Até os anos 80, os clubes de massa do Rio praticavam dezenas de modalidades esportivas. CR Flamengo e CR Vasco da Gama tinham fortes escolinhas e equipes de Boxe. Por que estes clubes deixaram o Boxe?

MC: Achamos que a época mudou, pois os clubes, pelo menos os citados, passaram a se dedicar mais ao futebol profissional.

RESPOSTA: Esta realidade já mudou desde o ano Passado(2011), digo com referência ao Clube Corinthians e Palmeiras em São Paulo, que já acreditam nos esportes de combate, tais como MMA e Boxe. A realidade no RJ, poderá ser esta também , se a FBERJ, acreditar neste Potencial, se lamentar, é algo inaceitável, devemos sempre pensar Positivo,buscar neste Clubes Cariocas a mesma iniciativa que o Clubes Paulistas ( Corinthians e Palmeiras )não dizer que não a nada a se fazer.

ER: Até os anos 80, os clubes de massa do Rio praticavam dezenas de modalidades esportivas. CR Flamengo e CR Vasco da Gama tinham fortes escolinhas e equipes de Boxe. Por que estes clubes deixaram o Boxe?

MC: Achamos que a época mudou, pois os clubes, pelo menos os citados, passaram a se dedicar mais ao futebol profissional.

resposta: Esta realidade já mudou desde o ano Passado(2011), digo com referência ao Clube Corinthians e Palmeiras em São Paulo, que já acreditam nos esportes de combate, tais como MMA e Boxe. A realidade no RJ, poderá ser esta também , se a FBERJ, acreditar neste Potencial, se lamentar, é algo inaceitável, devemos sempre pensar Positivo,buscar neste Clubes Cariocas a mesma iniciativa que o Clubes Paulistas e não dizer que não a nada a se fazer.

ER: O Esporte Rio acredita que o Boxe poderia ganhar em divulgação e popularidade se os clubes de torcida voltassem a praticar o esporte. Você concorda?

MC: Não, pois em data recente, o Vasco da Gama era nosso afiliado e o trabalho que lá era feito não prosperou. Isto sem contar que o Boxe é um esporte onde não existem torcidas organizadas, ocasionando com isso muita disciplina, muita ordem e nenhum tumulto.

RESPOSTA:Esta data recente foi até meados de 2005, de lá para cá muita Água rolou, houve troca de Diretoria, Presidência e se bem me lembro um dos nomes que foi indicado para ficar no Vasco, foi de uma pessoa, que sempre apunhalou a quem lhe ajudou na Vida, ao tentar dar ritmo a algo que ele não criou, “ A Barca Afundou”. Colocando esta nata de Técnicos e Boxeadores, que temos atualmente em evidência no Boxe Carioca, com certeza a realidade será outra. Agora, penalizar à todos pela Incompetência de uma pessoa que teve a Oportunidade de transformar e não aprendeu nada, é brincadeira. A FBERJ, precisa saber avaliar , melhor ao responder esta questão, não é considerado Anti-ético, falar que uma pessoa errou por Incompetência.

COMISSÃO DE MORADORES DA INDIANA disse...

Tudo pronto para o Pré Olímpico 2012
Está tudo pronto para o Pré Olímpico de Boxe que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 04 e 13 de maio.
Serão 32 países, com 176 atletas inscritos para a disputa de 38 vagas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 nas dez categorias de peso.
A distribuição das vagas por categoria são:
49 kg: 3 vagas / 52 kg: 2 vagas / 56 kg: 4 vagas / 60 kg: 4 vagas / 64 kg: 5 vagas / 69 kg: 5 vagas
75 kg: 5 vagas / 81 kg: 4 vagas / 91 kg: 3 vagas / +91kg: 3 vagas
As delegações chegarão no dia 04 de maio. No dia 05 inicia-se a competição que será realizada no ginásio do Maracanãzinho e termina no dia 12, quando conheceremos todos os classificados do continente americano para Londres. O horário do início da competição será às 14:00 horas no dia 05 e nos demais dias a partir das 15:00, exceto dia 10 que não terá competição por ser dia de descanso para os atletas. Entrada é gratuita.
O Brasil contará com a equipe completa que ainda não tem vaga garantida, pois três atletas já estão classificados para Londres quando conquistaram a vaga no Campeonato Mundial de 2011.
A delegação do Brasil será composta por:
49 kg: Paulo Carvalho / 52 kg: Julião Neto / 56 kg: Robenilson Jesus / 69 kg: Myke Carvalho
81 kg: Yamaguchi Florentino / 91 kg: Elber Passos / +91 kg: Gidelson Oliveira
Técnicos: João Carlos Barros, Mateus Alves e Abel Bocovo
Médico: Bernardino Santi
Fisioterapeuta: Danilo Grisanti
A CBBoxe enviará ao Rio de Janeiro um staff de 13 colaboradores que auxiliarão na organização do evento que é de responsabilidade da AIBA.

Miguel Gonzalez disse...

Que o boxe volgte ao Vasco e ao Flamengo!

Miguel Gonzalez disse...

Vou torcer para os atletas do Rio no Pré-Olímpico!

COMISSÃO DE MORADORES DA INDIANA disse...

Assunto: Resumo da participação do Boxe Carioca no campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Cadete e Adulto Masculino 2012


Fato inédito , depois de anos sem o devido apoio e sendo ano de Eleições 2012, Tivemos o Patrocínio da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, que nos mandou as passagens ( que seja sempre desta forma e Nominal )para Comparecermos no Campeonato brasileiro de Boxe Olímpico Cadete e Adulto masculino 2012 em Aracaju – Sergipe. Infelizmente fomos mais uma vez, sem o nosso representante Presidente e também sem Chefe de Equipe. Falta ainda um Uniforme representativo para a nossa Delegação e inclusive Uniforme de Competição personalizado do Estado do Rio de Janeiro.Tivemos a oportunidade de levar a Árbitra Gina, que pela sua dedicação e Profissionalismo, foi votada como a melhor Árbitra da Competição. O Boxeador Esquiva Florentino, categoria 75 kg, representante do Rio de Janeiro ( mas que treina e é da Seleção Brasileira de Boxe ), foi eleito como melhor atleta do Brasileiro. Espero sinceramente que com esta nossa participação e tendo tido duas personalidades que se destacaram, pelo Rio de janeiro, sendo a Arbitra Gina e o Boxeador Esquiva Florentino, tenhamos a partir de agora mais apoio das autoridades, tenhamos mais estrutura ( vamos buscar ter uma SEDE ou sala Administrativa )e possamos novamente nos reunirmos para realizarmos assembléias e discutirmos o nosso futuro de forma transparente e Organizada.
O Boxe do Rio de Janeiro, mais uma vez se supera, mais é preciso mais do que superação é preciso que conversemos ( atualmente nada temos e vivemos como se tudo estivesse normal, o que é um grande erro nesta atual gestão ) e vejamos o que há para melhorar ( temos a atenção de todo o Brasil , e não precisamos passar por Sufoco ). Parabéns a todos nós que direta ou indiretamente , representamos o Boxe do Estado do Rio de janeiro. Pois juntos, somos Federação , somos Ligas, Somos academias, Somos equipes e principalmente somos Cidadãos, que representamos todos os ideais daqueles que nos antecederam e hoje somos responsáveis em manter esta Chama Acesa.
Classificação por equipes:
Cadete
1) Bahia: 17 pontos
2) São Paulo: 14 pontos
3) Sergipe: 10 pontos
4) Rio de Janeiro: 8 pontos
5) Pará: 6 pontos
Adulto
1) Bahia: 30 pontos
2) São Paulo: 21 pontos
3) Mato Grosso do Sul: 12 pontos
4) Rio de Janeiro: 11 pontos
5) Pará: 10 pontos

Esporte Rio disse...

O Rio foi bem neste Brasileiro!

COMISSÃO DE MORADORES DA INDIANA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.