domingo, 1 de julho de 2012

Entrevista com Jorge Júlio, Coordenador de Esportes de Praia do America

Conheça Jorge Júlio, o coordenador de esportes de praia do tradicional America FC. Saiba mais sobre os esportes do simpático clube rubro.

ER: Jorge, pode nos contar um pouco de sua trajetória até você se tornar diretor dos esportes de praia do America?
JJ: Não sou o diretor das modalidades... sou o Coordenador (por enquanto). Formado em administração e direito, sou funcionário público, e comecei em 1999 como Coordenador de Esportes de Praia do Botafogo de Futebol e Regatas. Implantei as modalidades de futebol de praia (beach soccer), futebol americano, vôlei e hand beach, todos eles nas categorias masculinas e femininas. Em 2011, após deixar o "Departamento de Esportes de Praia" (http://www.botafogo.com.br/esportes/relatorio_2010.pdf), como o primeiro departamento de esporte amador que mais atendeu à mídia em 2010, fui convidado pelo presidente do America Football Club, Vinicius Cordeiro, para implantar algumas modalidades no clube tijucano, dentre elas o beach soccer feminino e o society feminino. 

ER: Quando foi criado o departamento de esportes de praia do America?
JJ: O departamento de esportes de praia ainda nao foi criado, porém no dia 05 de agosto foi anunciada oficialmente a formação da equipe feminina de Beach Soccer do America Football Club, projetando assim o clube da Tijuca como o mais novo integrante da Federação de Beach Soccer do Rio de Janeiro e a fazer parte de outras federações e modalidades de praia do país. Contamos com profissionais de alto nível, tanto na área esportiva, quanto na área de saúde (professores de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas) e que estão a disposição do clube para atendimentos dos seus atletas em todas as áreas do esporte amador. O "Rubro" da Tijuca está se organizando para ser "excelência" no cenário esportivo dos esportes de praia e afins do Brasil.

ER: Quais as modalidades esportivas praticadas pelo America na praia? 
JJ: Por enquanto, Beach Soccer e Futevolei (masculino e feminino). Mas estamos estruturando, na praia do Leme, o nosso Centro de Treinamento, onde haverá outras modalidades como o Handbeach, Futebol Americano, Vôlei e outros.

ER: O Futebol Society, que não é disputado na praia, também faz parte deste projeto, certo?

JJ: Isso. Assim que cheguei ao clube fui solicitado para implantar o futebol society masculino e, dois dias depois, já existia um elenco de 30 atletas no clube. Como as meninas são atletas oriundas de campo e futsal, tivemos a facilidade de adaptá-las ao society, já que disputávamos também, esta modalidade, quando fazíamos parte do Botafogo F.R.

ER: Por que o America FC Red Lions, time masculino de Futebol Americano de Praia, acabou?]

JJ: Quando eu cheguei no clube (agosto de 2011), o futebol americano já não existia. Embora eu tenha implantado o projeto de futebol americano masculino (Mamutes) e feminino (Flames) no Botafogo F.R., as implantações no America deveriam ser  gradativas, até porque o clube não tinha essa estrutura para as novas modalidades. Através de parceiros que me acompanham há alguns anos e com o apoio total do presidente Rubro, Vinicius Cordeiro, que é um visionário, estamos realizando, com sucessos, as implantações dos esportes no clube.

ER: Qual (ou quais) a maior conquista do America na praia até o momento?]
JJ: Participamos de algumas competições em 2011 e tivemos resultados bastante expressivos. Isso fez com que nossas modalidades atendessem à mídia mais do que esperado pelo clube. O America foi Campeão da Copa Primavera Feminina de Futebol Society de 2011 e do Desafio Feminino 4x4 de Futevôlei de 2012. O clube ficou em segundo lugar na Taça 18 de Setembro de Beach Soccer Feminino de 2011, no Campeonato do Jornal Extra de Futebol Society Feminino de 2011, na Copa do Brasil Feminina de Beach Soccer e na Copa do Brasil Masculina de Futevôlei. O clube conquistou duas medalhas de bronze: Taça Rio Feminina de Beach Soccer de 2011 e na Copa do Brasil Masculina de Beach Soccer de 2012.

ER: E qual atleta é a maior revelação individual?
JJ: Destacou-se, nesse período, a atleta Andressa Dias que foi escolhida com a melhor atleta de beach soccer de 2011. Andressa é a destaque da equipe e foi artilheira do campeonato do jornal Extra.

ER: Quantos alunos o America tem em suas escolinhas na praia? E quantos atletas fazem parte das equipes?   
JJ: O America ainda não tem escolinha, mas futuramente iremos fazer um projeto com escolinhas de algumas modalidades de praia, pelo menos essa é a ideia. Temos cerca de 120 atletas representando o America nas modalidades praianas e society. O campo, no Leme, pertence ao precursor das escolinhas de praia do Rio de Janeiro, meu amigo Sérgio Galocha. Sendo assim, não há dificuldade para montar o projeto com as crianças que, em princípio, terá um cunho sócio esportivo.

ER: Onde são os treinos do America, já que a Tijuca não tem praia?
JJ: Os treinos de beach soccer do America são realizados no Centro de Treinamento do clube, na praia do Leme. Dentro do clube, na tijuca, existe uma quadra de areia para a prática de vôlei de praia e futevôlei. Esta quadra também serve para preparação física dos atletas.  

ER: É possível estender no futuro o projeto para outros esportes como o Beach Tennis, Handebol de Praia, Surfe, Bodyboarding e outros? 
JJ: É possível, necessário e está no projeto sim. O mais difícil é ter um Centro de Treinamento na praia e, através do conhecimento nos esportes de praia, adquiridos por todos esses anos, temos um dos melhores locais para o treinamento dessas modalidades e implantação deste projeto. 

ER: O clube rubro está em grandes dificuldades financeiras. Desde 1989 que está ausente do Brasileiro de futebol e sem craques. Desde este ano, o futebol está relegado à 2a Divisão no nosso estado também. O América tem como sustentar os esportes amadores do clube, mais precisamente os esportes de praia?
JJ: Não é só o America que tem dificuldades quanto a sustentar o esporte amador de um clube, principalmente aqueles esportes que não são olímpicos. Sabendo dessas dificuldades, temos uma equipe de profissionais que buscam essa sustentação e apoio com colaboradores em prol do esporte amador. Não precisamos do dinheiro do clube para sustentar a modalidade, pois somos auto-sustentáveis.

ER: Os esportes de praia têm patrocínios próprios?
JJ: Como informado antes, temos colaboradores e o nosso grupo tem um bom conhecimento e relacionamento. Os nossos uniformes, de treinos e jogos, têm um patrocinador próprio, a "TRAKTOR"... uma empresa paulista, do ramo de material esportivo, que produz uniformes de futebol americano. Esta empresa e outros pequenos colaboradores me acompanham.

ER: É possível nos dizer quanto custa manter o departamento de praia do clube?
JJ: Isso depende das modalidades, dos eventos e das competições. Cada modalidade precisa de uma boa estrutura, mesmo porque montamos equipes para competição e nao escolinhas esportivas.

ER: Deseja deixar um último recado à torcida americana? 
JJ: Queremos deixar o nosso nome marcado na história do America Football Club, pois foi um clube que nos recebeu de braços abertos, acreditando em esportes e modalidades que os torcedores do clube nunca tinham visto. É um honra representar as cores Rubras e iremos fazer de tudo para chegarmos, sempre, em qualquer modalidade, no lugar mais alto do pódio representando o America! Uma observação: America é sem acento mesmo! O nome veio do inglês: America Football Club.

Nenhum comentário: