terça-feira, 17 de julho de 2012

NBB 2012/13 Terá Velhos Vícios

A desorganização e a falta de critérios que assolou por anos o basquete nacional pareciam ser página virada desde que foi fundada a Liga Nacional de Basquete (LNB) que criou o Novo Basquete Brasil (o Campeonato Brasileiro).

No entanto, os velhos vícios estão de volta. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a LNB não conseguiram ainda definir critérios de participação no seu campeonato.

As perguntas mais simples são impossíveis de serem respondidas com antecedência, deixando em dúvida patrocinadores, dirigentes, atletas e torcedores. Afinal, quantos times jogam o NBB? Quantos jogos cada time vai fazer? Quanto dinheiro é necessário para custear os deslocamentos?

As perguntas são simples e as respostas estão na ponta da língua se estamos falando dos campeonatos nacionais de Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, entre outros. Mas no Brasil....tudo depende!

De 2011/12 para 2012/13 por exemplo veremos três times ressurgirem: AD Londrinense (PR), Suzano (SP) e Vitória (ES). Eles não disputaram a última temporada e não receberam qualquer punição por isso. Não há rebaixamento no Campeonato Brasileiro!

Enquanto isso, Mogi das Cruzes (SP) e Palmeiras (SP) disputaram uma longa e desgastante 2a Divisão para entrarem no Brasileiro de 2012/13. Mas o Ceará Basquete (CE) é um time criado mês passado. Criado no papel, ainda sem jogadores ou corpo técnico contratados, o time entrou pela janela. O novato tem verba governamental e é politicamente correto deixá-lo jogar o NBB.

Que se dane que outros 20 clubes tenham disputado a 2a Divisão sem conseguir chegar ao NBB!

Então teoricamente qualquer time que tenha um projeto aprovado pelo governo que receba verbas públicas pode entrar no NBB. Ou seja, nada impede que o Campeonato Brasileiro tenha 80 clubes em 2013/14. Por que não? O curioso é que o Fluminense queria disputar o NBB 2010/11, montou um time forte, conquistou o Torneio Carioca e logo depois foi impedido de disputar o Brasileiro. O que o Ceará Basquete fez que o Fluminense não fez?

Os Participantes:
CE: Ceará Basquete.
DF: UNICEUB.
ES: CETAF e Vitória.
MG: Minas TC e PC Uberlândia.
PR: AD Londrinense.
RJ: Flamengo e Tijuca TC. 
SC: Joinville.
SP: Bauru, Franca, Liga Sorocabana, Limeira, Mogi das Cruzes, Palmeiras, Paulistano, Pinheiros, São José e Suzano.

4 comentários:

E.A.O disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
E.A.O disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
E.A.O disse...

Concordo eles tem que jogar a copa regional deles seja sudeste ou sul ou norte ou nordeste ou centro-oeste e depois jogar a Super Copa Brasil ficando entre os dois primeiros nessa supercopa vaga no NBB negócio de entrar pela janela é fogo mas muitos que estão no NBB e CBB já estavam antes só não mandavam mas votavam com o GREGO o basquete brasileiro é um ciclo vicioso as mesmas pessoas estão lá há um bom tempo eles venderão os direitos do NBB para Globo a preço de banana e aí a globo botou para passar no sportv isso é cabo o que comanda o basquete é o pessoal do cabo pessoal da minoria a maioria a massa a tv aberta ficam de foram desse grupo e vivo o Brasil o país do Futebol

Miguel Gonzalez disse...

Concordo com tudo o que você disse!