quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Projeto Original do Maracanã

O projeto original do complexo do Maracanã previa um local para desenvolvimento de grande parte do esporte brasileiro. Em nenhum momento, o Maracanã foi concebido para ser apenas um estádio de futebol, apesar de seu projeto ter nascido por causa da Copa do Mundo de 1950.

Além do estádio de futebol, foram construídos o estádio de Atletismo (Célio de Barros), de Esportes Aquáticos (Júlio Delamare) e o ginásio do Maracanãzinho, que abrigaria o Basquetebol, o Voleibol e a Ginástica Artística.

O que pouca gente sabe é que o complexo esportivo previa outras praças esportivas que jamais saíram do papel. Elas eram: um estádio de Tênis, um estande de Tiro e um velódromo, além de um playground.

Os projetos arquitetônicos que competiram em 1947 tinham que ser adequados para todas estas praças esportivas.

O Maracanã foi inaugurado em 1950 mas sua obra só foi concluída em 1965. O Maracanãzinho foi inaugurado em 1954; o Estádio Célio de Barros em 1974; e o Estádio Júlio Delamare só saiu do papel em 1978.

Os praças para Tênis, Ciclismo e Tiro nunca foram construídos Pior: os estádios de Atletismo e Esportes Aquáticos deverão ser demolidos para os Jogos Olímpicos de 2016.

Um complexo esportivo que poderia atender à grande parte dos esportes olímpicos nacionais vai se transformar quase que praticamente num estádio de futebol.

Nenhum comentário: