domingo, 14 de setembro de 2014

Vasco Venceu o Flamengo no Pushball

Em brilhante matéria do site Netvasco, com fotos das revistas O Malho e O Careta, fez-nos relembrar dos belos tempos do esporte amador do Rio de Janeiro. Com o Estádio de São Januário lotado, o Vasco da Gama derrotou o Flamengo por 1 a 0.


O que é Pushball?

Pushball é um jogo, jogado por dois lados em um campo geralmente 140 jardas (128 m) de comprimento e 50 m (45,7 m) de largura, com uma esfera de 6 pés (1,83 m) de diâmetro e 50 libras (22,7 kg) de peso.  Os lados geralmente número onze cada, havendo cinco atacantes, dois à esquerda asas, duas alas de direita e dois goleiros. Os objetivos consistem em dois postes verticais 18 pés (5,5 m) de altura e 20 pés (6,1 m) de distância com uma barra transversal sete pés do chão. 

O jogo tem a duração de dois períodos com intervalo. Empurrando a bola sob o bar conta com 5 pontos; elevação ou jogá-la sobre as contagens de barras 8. Um touchdown atrás objetivo para a contagem de segurança 2 para o lado do ataque.




Fonte:
http://www.netvasco.com.br/n/150178/em-1927-vasco-e-urubu-se-enfrentaram-em-sao-januario-num-esporte-diferente-push-ball

4 comentários:

Ruy Moura disse...

Isso devia ser divertidíssimo, Miguel! Ainda há pushball?

Abraços desportivos.

Esporte Rio disse...

Sinceramente, nunca tinha ouvido falar que os clubes do Rio tinham praticado este esporte. Se Fla e Vasco tiveram equipes dele, provavelmente Botafogo e Fluminense também tiveram.

Você viu como São Januário estava cheio?

Eu não sei se ainda existe Pushball. Pelo que li, é um esporte só praticado em escolas e faculdades nas aulas de educação física. Está para ser extinto. Um pouco como o Cabo de Guerra.

Ruy Moura disse...

É provável que sim, mas nunca vi essa referência em relação ao Botafogo. É um divertimento muito engraçado.

Abraços Desportivos.

Esporte Rio disse...

Legal! E engraçado mesmo!