terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Campeões Estaduais 2015

Confira todos os campeões estaduais de 2015.

O Resende FC superou Gonçalense, Bangu, Friburguense, Angra dos Reis, Volta Redonda, Boavista, Barra Mansa, Audax Rio, Duquecaxiense, America, Madureira, Macaé, Barcelona, Rio São Paulo, Bonsucesso, Tigres, Nova Iguaçu, Cabofriense a vice-campeã Portuguesa para faturar o bicampeonato da Copa Rio. O Os dois finalistas se classificaram para uma competição nacional em 2016 mas o Resende FC ainda não escolheu se vai optar pela Copa ou pelo Brasileiro.

O Espírito Santo conquistou a Copa ES e se classificou para a Copa Verde de 2016. Os outros participantes foram Real Noroeste, Atlético Itapemirim, Desportiva, Linhares, Vitória e Doze.

O São Carlos conquistou o Campeonato Paulista da 4ª Divisão de 2015 ao superar o Fernandópolis duas vezes na final por 1 a 2 e 1 a 0. Fernandópolis, Noroeste, Olimpia e São Carlos subiram para a 3ª Divisão do ano que vem. Os outros participantes foram: Grêmio Prudente, Assisense, Vocem, América, Tanabi, José Bonifácio, Bandeirante, Osvaldo Cruz, Internacional Bebedouro, Lemense, Elosport, Olé Brasil, Amparo, Palmeirinha, Desportivo Brasil, Barcelona, São Bernardo, Jabaquara, Taboão da Serra, Manthiqueira, Portuguesa Santista, Mauaense, Suzano, Guarulhos, Diadema e União Suzano.

O Linense conquistou a Copa Paulista ao superar o Ituano na final e se classificou para a Copa do Brasil de 2016. Os outros participantes foram Mirassol, Penapolense, Rio Preto, Catanduvense, União Barbarense, Rio Branco, Independente, XV Piracicaba, Paulista, São Bento, Primavera, Grêmio Barueri, Nacional, São Bernardo, Audax, Juventus e São José.

O Uberaba conquistou o Campeonato Mineiro da 3ª Divisão ao somar 20 pontos em 10 jogos na Fase Final. O Formiga teve os mesmos 20 pontos mas perdeu o título no saldo de gols. Campeão e vice subiram para a 2ª Divisão de 2016. Os outros participantes foram Novo Esporte, Valeriodoce, Ponte Nova, Luziense, Siderúrgica, Figueirense, Democrata Sete Lagos, Betinense, Arsenal, Nacional Uberaba, Coimbra, Guaxupé e Ituiutabano.

O Vitória das Tabocas conquistou o Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão e subiu para a elite de 2016 junto do vice-campeão Belo Jardim. Os outros participantes foram Afogados, Barreiros, Olinda, Araripina, Petrolina, Ipojuca, Flamengo Arcoverde, Íbis, Timbaúba e Serrano.

O Fluminense conquistou a Copa Governador do Estado na Bahia superando o Juazeirense na decisão. O campeão vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão no ano que vem e o vice vai jogar a Copa do Brasil. Bahia "B", Bahia de Feira, Colo Colo, Jacobina, Vitória da Conquista e Vitória "B" foram os outros participantes.

O Dorense conquistou o Campeonato Sergipano da 2ª Divisão de 2015 ao superar o Guarany na decisão. Olímpico, Sete de Junho, América, Canindé, Maruinense, Aracaju, Independente, Aquidabã, Propriá e Cotinguiba foram os outros participantes. Campeão e vice vão jogar na 1ª Divisão em 2016.

O Lajeadense conquistou a Supercopa Gaúcha ao bater o Pelotas na decisão. Os outros participantes foram Cruzeiro, Juventude, Novo Hamburgo, Palmeirense, São José, Marau, Grêmio Farroupilha, Grêmio, Brasil Pelotas, Internacional, Gaúcho e Frederiquense.

O Barra conquistou o Campeonato Catarinense da 3ª Divisão e subiu para a 2a em 2016. Os outros participantes foram NEC Litoral, Jaraguá, Fluminense Joinville, Santa Catarina, Curitibanos e Maga.

O Itaporã conquistou o Campeonato Sul-Matogrossense da 2ª Divisão e subiu para a elite de 2016 junto do Operário. Os outros participantes foram Aquidauanense, Campo Grande, Maracaju, Pantanal, Pontaporanense e URSO.

O Águia Marabá derrotou o São Raimundo na final por 1 a 0 e conquistou o Campeonato Paraense da 2ª Divisão. Ambos os finalistas vão disputar a 1ª Divisão em 2016. Os outros participantes foram Gavião Kyikatejê, Pinheirense, Izabelense, Tiradentes, Castanhal, Desportiva Paraense, Vênus, Bragantino do Pará, Vila Rica e Tuna Luso.

Os Altos conquistaram o Campeonato Piauiense da 2ª Divisão derrotando o Picos na decisão (foto). Oeiras, Timon, Racing e Comercial foram os outros participantes. Altos e Picos subiram para a 1ª Divisão.

O Tocantins goleou o Ricanato por 4 a 0 e conquistou o Estadual da 2ª Divisão tocantinense. Os outros participantes foram São José, Juventude, Alvorada, Nova Conquista, Sparta, União de Palmas, Atlético do Cerrado e Colinas. Campeão e vice subiram para a 1ª divisão.

Na 1ª Fase do Campeonato Paulista, os 20 clubes foram divididos em quatro grupos. São Paulo e Red Bull Brasil eliminaram Mogi-Mirim, Ituano e São Bernardo; Corinthians e Ponte Preta passaram por Audax São Paulo, São Bento e Rio Claro; Palmeiras e Botafogo ganharam de Linense, Portuguesa e Marília; e no Grupo 4, Santos e XV Piracicaba superaram Capivariano, Penapolense e Bragantino. Marília, Bragantino, Portuguesa e Penapolense foram os piores e acabaram rebaixados. Na 2ª Fase, o Corinthians passou pela Ponte Preta; o Palmeiras venceu o Botafogo; o Santos arrasou o XV Piracicaba; e o São Paulo espantou o Red Bull Brasil. Na 3ª Fase, o Santos venceu o São Paulo; e o Palmeiras tirou o Corinthians nos pênaltis. Na decisão, o Santos bateu o Palmeiras nos pênaltis. Botafogo e Red Bull Brasil se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2015. Corinthians, Ferroviária, Palmeiras e Santos se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

A 1ª Fase do Campeonato do Rio de Janeiro foi vencida pela Botafogo, que ficou com a Taça Guanabara. Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense eliminaram Madureira, Macaé, Volta Redonda, Bangu, Resende FC, Friburguense, Cabofriense, Bonsucesso, Tigres e Boavista, além dos rebaixados Nova Iguaçu e Barra Mansa. Na 2ª Fase, o Vasco passou pelo Flamengo; e o Botafogo ganhou do Fluminense nos pênaltis. Na decisão, o Vasco da Gama venceu o Botafogo duas vezes para ficar com a taça. O Volta Redonda se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

Caldense, Cruzeiro, Atlético e Tombense sobreviveram à 1ª Fase do Campeonato Mineiro. Eles eliminaram América, Villa Nova, Boa, URT, Tupi e Guarani Divinópolis, além dos rebaixados Democrata Governador Valadares e Mamoré. Na 2ª Fase, a Caldense passou pelo Tombense e o Atlético venceu o Cruzeiro. O Atlético superou a Caldense e ficou com o troféu. Caldense e Villa Nova se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano. Atlético, Caldense, Cruzeiro e Tombense se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

O Campeonato Gaúcho contou com 16 clubes na 1ª Fase. Internacional, Grêmio, Ypiranga, Brasil Pelotas, Lajeadense, Juventude, Novo Hamburgo e Cruzeiro eliminaram Passo Fundo, Veranópolis, São José, Aimoré e São Paulo, além dos rebaixados Caxias, União Frederiquense e Avenida. Na 2ª Fase, o Juventude passou pelo Ypiranga; o Grêmio ganhou do Novo Hamburgo nos pênaltis; o Brasil Pelotas ganhou do Lajeadense; e o Internacional superou o Cruzeiro nos pênaltis. Na 3ª Fase, o Grêmio bateu o Juventude enquanto que o Internacional passou pelo Brasil Pelotas. Na decisão, deu Inter sobre o Grêmio. O Ypiranga se classificou para a 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro deste ano. Brasil Pelotas, Grêmio e Internacional se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

No Campeonato Catarinense, Chapecoense, Figueirense, Metropolitano, Criciúma, Internacional Lages e Joinville colocaram Guarani Palhoça, Atlético Ibirama, Marcílio Dias e Avaí no Torneio da Morte. Na 2ª Fase, Joinville e Figueirense eliminaram Chapecoense, Internacional Lages, Metropolitano e Criciúma. Avaí e Atlético Ibirama sobreviveram ao Torneio da Morte, que rebaixou Guarani Palhoça e Marcílio Dias. Dois empates na final deram o título ao Joinville. Internacional Lages e Metropolitano asseguraram vagas no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão desta temporada. Chapecoense, Figueirense e Joinville se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

No Campeonato Paranaense, Coritiba, J. Malucelli, Operário, Maringá, Londrina, Paraná, Foz do Iguaçu e Cascavel colocaram Atlético, Rio Branco, Nacional e Prudentópolis no Torneio da Morte. Na 2ª Fase, o Foz do Iguaçu passou pelo J. Malucelli; o Operário eliminou o Paraná; o Londrina superou o Maringá nos pênaltis; e o Coritiba venceu o Cascavel. Na 3ª Fase, deu Operário sobre o Foz do Iguaçu; e Coritiba sobre o Londrina. Na final, o Operário não tomou conhecimento do Coritiba se sagrou campeão pela primeira vez. No Torneio da Morte, Atlético e Rio Branco rebaixaram Nacional e Prudentópolis. Foz do Iguaçu e Operário se classificaram para o Campeonato Brasileiro da Série D deste ano. Coritiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Operário se classificaram para a Copa do Brasil do ano que vem.

O Campeonato Goiano teve dois grupos na 1ª Fase. No Grupo A, o Trindade se classificou e o Grêmio Anápolis foi rebaixado. Itumbiara, Atlético e CRAC foram eliminados. No Grupo B, Goiás, Aparecidense e Goianésia eliminaram o Anapolina e rebaixaram o Caldas Novas. Na 2ª Fase, o Aparecidense passou pelo Trindade; e o Goiás venceu o Goianésia. Na decisão, deu Goiás sobre o Goianésia. Aparecidense e Goianésia vão disputar o próximo Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão. Aparecidense, Goianésia e Goiás se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

Na 1ª Fase do Campeonato Pernambucano, Central e Serra Talhada colocaram Vera Cruz, Atlético, Pesqueira, Porto, Ypiranga e América no Torneio da Morte. No Torneio da Morte, Porto, Pesqueira, Atlético e América conseguiram a permanência e rebaixaram Vera Cruz e Ypiranga. Na 2ª Fase, Sport, Central, Santa Cruz e Salgueiro eliminaram Serra Talhada e Náutico. Na 3ª Fase, o Santa Cruz passou pelo Central; e o Salgueiro ganhou do Sport. O Santa Cruz conquistou o Estadual em cima do Salgueiro. Central e Serra Talhada garantiram suas vagas no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano. Salgueiro, Santa Cruz e Sport se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

O Campeonato do Nordeste finalmente incluiu os clubes de Maranhão e Piauí na competição. A 1ª Fase teve 20 clubes divididos em cinco grupos de quatro. No Grupo A, Vitória (BA) e América (RN) eliminaram Confiança (SE) e Serrano (BA); no B Sport (PE) e Coruripe (AL) passaram por Sampaio Corrêa (MA) e Socorrense (SE); no C Salgueiro (PE) e Náutico (PE) venceram Moto Club (MA) e Piauí (PI); no D Ceará (CE) e Fortaleza (CE) foram melhores que River (PI) e Botafogo (PB); no E Bahia (BA) e Campinense (PB) eliminaram CRB (AL) e Globo (RN). Na 2ª Fase o Sport passou pelo Fortaleza; o Bahia ganhou do Campinense; o Ceará bateu o Salgueiro; e o Vitória derrotou o América. Na 3ª Fase, deu Bahia contra o Sport; e deu Ceará sobre o Vitória. O Ceará ganhou o título em cima do Bahia.

O América conquistou a Copa Cidade de Natal sendo o melhor entre dez equipes do Rio Grande do Norte. Ficaram para trás ABC, Alecrim, Globo, Potiguar Mossoró, Baraúnas, Santa Cruz, Palmeira, Força e Luz e Corinthians. Inclusive, Força e Luz e Corinthians tiveram de disputar o Torneio da Morte, vencido pelo Corinthians e que rebaixou o Força e Luz. O 2º Turno foi chamado de Copa Rio Grande do Norte e foi conquistado pelo ABC que superou América, Globo, Santa Cruz, Alecrim, Palmeira, Baraúnas e Potiguar Mossoró. A Final do Estadual foi entre os dois vencedores de turno e deu América sobre o ABC. O Globo se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano. América, ABC e Globo se classificaram para a Copa do Brasil de 2016.

Os doze clubes do Campeonato Baiano foram divididos em dois grupos na 1ª Fase. No Grupo A, Bahia, Juazeirense, Colo Colo, Galícia e Bahia Feira de Santana se classificaram; o Serrano foi para o Torneio da Morte. No B, Vitória da Conquista, Vitória e Jacuipense se classificaram; enquanto que Catuense, Jacobina e Feirense foram para o Torneio da Morte. No Torneio da Morte, o Feirense rebaixou a Catuense; enquanto que o Jacobina colocou o Serrano na 2ª Divisão de 2016. Na 2ª Fase, o Colo Colo passou pelo Vitória; o Vitória da Conquista eliminou o Bahia de Feira; o Juazeirense venceu o Jacuipense; e o Bahia arrasou com o Galícia. Na 3ª Fase, o Bahia ganhou do Juazeirense; e o Vitória da Conquista superou o Colo Colo. Na final deu Bahia contra o Vitória da Conquista. O Juazeirense ficou em terceiro lugar ao superar o Colo Colo. Bahia e Vitória se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Colo Colo vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Os dez clubes do Campeonato Cearense foram divididos em dois grupos na 1ª Fase. No Grupo A, ICASA, Fortaleza e Quixadá se classificaram; Horizonte e São Benedito foram para o Torneio da Morte. No Grupo B, Ceará, Maranguape e Guarani Juazeiro se classificaram e colocaram Guarany Sobral e Itapipoca no Torneio da Morte. Guarany Sobral e Itapipoca sobreviveram ao Torneio da Morte, que rebaixou Horizonte e São Benedito. Na 2ª Fase, tivemos novamente dois grupos. Fortaleza e ICASA se classificaram no Grupo C eliminando o Quixadá. Ceará e Guarani Juazeiro sobreviveram no D eliminando o Maranguape. Na Semifinal, o Fortaleza passou pelo ICASA; e o Ceará atropelou o Guarani Juazeiro. Na decisão, deu Fortaleza contra o Ceará. Fortaleza e Ceará se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Guarani Juazeiro se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Os dez times da 1ª Fase do Campeonato Paraense foram divididos em dois grupos. No Grupo A, Parauapebas e Tapajós rebaixaram Izabelense, Vênus e Águia Marabá. No B, Castanhal e Gavião jogaram para a Segundina Tuna Luso, São Raimundo e Bragantino. Na 2ª Fase, duas disputas de pênaltis: o Parauapebas passou pelo Gavião; e o Tapajós pelo Castanhal. Na final, também nos pênaltis, deu Parauapebas sobre o Tapajós. O primeiro turno da fase final, chamado de Taça Cidade de Belém teve dois grupos de cinco clubes. Parauapebas e Independente eliminaram São Francisco, Remo e Castanhal no Grupo A; Tapajós e Cametá passaram por Paysandú, Paragominas e Gavião no Grupo B. Na 2ª Fase, deu Parauapebas sobre o Cametá; e Independente sobre o Tapajós. Na final, o Independente superou o Parauapebas nos pênaltis e ficou com o título. O 2º Turno, Taça Estado do Pará, teve a mesma fórmula do primeiro. Remo e Parauapebas se classificaram no Grupo A eliminando Independente, São Francisco e Castanhal. No B, Paysandú e Paragominas passaram por Cametá, Tapajós e Gavião. Na 2ª Fase, deu Remo sobre o Paragominas; e Paysandú, nos pênaltis, contra o Parauapebas. Na final, deu Remo sobre o Paysandú. Na decisão do Campeonato Estadual, o Remo venceu o Independente e conquistou o título. Independente, Remo e Parauapebas se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Remo se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

A 1ª Fase do Campeonato Maranhense foi disputada por nove clubes. Moto Club, São José, Imperatriz e Sampaio Corrêa avançaram ao mata-mata, enquanto que Balsas e Expressinho foram rebaixados. Santa Quitéria, Araioses e Cordino foram os outros participantes do Estadual. Na 2ª Fase, o Sampaio Corrêa passou pelo Moto Club; e o Imperatriz pelo São José. Na decisão, o Sampaio Corrêa venceu o jogo de ida por 2 a 1 mas o Imperatriz deu o troco na volta com a vitória de 3 a 1. Imperatriz e Sampaio Corrêa se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. A Imperatriz vai disputar também o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

O Campeonato Paulista da 2ª Divisão foi disputado em turno único. A Ferroviária somou 44 pontos em 19 rodadas e ficou com o título. Novorizontino, Oeste e Água Santa foram promovidos junto com a campeã. Comercial, Matonense, Catanduvense e Guaratinguetá caíram para a 3ª Divisão de 2016. Mirassol, Independente, São Caetano, Guarani, Santo André, União Barbarense, Paulista, Rio Branco, Atlético Sorocaba, Velo Clube, Batatais e Monte Azul foram os outros participantes.

Na 1ª Fase do 1º Turno (Copa Alagoas) do Campeonato Alagoano, ASA, CSA, CEO e Murici eliminaram Ipanema, Santa Rita e CSE. Na 2ª Fase, o CSA passou pelo CEO; e o ASA pelo Murici. Na Final, o ASA levou o turno nos pênaltis contra o CSA. O 2º Turno (Copa Maceió) teve dois grupos na 1ª Fase. No A, CSA e Coruripe eliminaram Ipanema e CEO. No B, ASA e CRB passaram por CSE, Santa Rita e Murici. Na Semifinal, o Coruripe venceu o CSA; enquanto que o CRB eliminou o ASA. Na decisão, o CRB bateu o Coruripe para conquistar o turno principal e o Campeonato Alagoano. CRB, Coruripe e ASA se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Coruripe também vai jogar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2015.

Na Copa Verde, o título ficou com o Cuiabá! Na 1ª Fase, o Paysandu (PA) passou pelo Santos (AP); o Nacional (AM) eliminou o Vilhena (RO); o Remo (PA) ganhou do Rio Branco (AC); o Princesa do Solimões (AM) eliminou o São Raimundo (RR); o Brasília (DF) venceu o Independente (PA); o Luverdense (MT) tirou o Tocantinópolis (TO); o Estrela do Norte (ES) bateu o Luziânia (DF); e o Cuiabá (MT) ganhou do CENE (MS). Na 2ª Fase, deu Paysandú sobre o Nacional; Remo contra o Princesa do Solimões; Luverdense sobre o Brasília; e Cuiabá contra o Estrela do Norte. Na 3ª Fase, o Remo eliminou o Paysandú e o Cuiabá passou pelo Luverdense. Na decisão, o Cuiabá ganhou do Remo.

Na 1ª Fase do Campeonato Estadual Mato-Grossense tivemos dois grupos de cinco. No A, Operário, Poconé e Luverdense eliminaram o Mixto e rebaixaram o Sinop. No B, Cuiabá, Dom Bosco e Rondonópolis eliminaram o Cacerense e rebaixaram o União Rondonópolis. Na 2ª Fase, tivemos dois grupos de três times cada. No C, Luverdense e Operário eliminaram o Poconé. No D, Cuiabá e Rondonópolis passaram pelo Dom Bosco. Na Semifinal o Operário ganhou do Luverdense nos pênaltis e o Cuiabá venceu o Rondonópolis. Na decisão deu Cuiabá sobre o Operário. Cuiabá e Operário se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Operário vai disputar também o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2015.

O Campeonato Sergipano teve 10 clubes divididos em dois grupos de cinco na 1ª Fase. Na Chave A, Confiança e Estanciano eliminaram Itabaiana, Amadense e Boquinhense. No Grupo B, Lagarto e Socorrense superaram Sergipe, Boca Júnior e Coritiba. Os piores de cada grupo, Boquinhense e Coritiba, foram rebaixados. Na 2ª Fase, tivemos turno e returno entre os classificados. O Confiança venceu todos os seis jogos e se classificou para a final junto com o Estanciano. Lagarto e Socorrense foram eliminados. Na final, o Confiança derrotou o Estanciano fora de casa por 0 a 1 e goleou em casa por 4 a 0. O Confiança se garantiu na Copa do Brasil de 2016. O Estanciano vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Na 1ª Fase do Campeonato Brasiliense, os 11 times se enfrentaram em turno único. Brasília, Gama, Brasiliense, Ceilândia, Luziânia, Sobradinho, Formosa e Paracatu eliminaram Cruzeiro, Santa Maria e Ceilandense. O Ceilandense foi o último colocado e caiu para a 2ª Divisão do ano que vem. Na 2ª Fase, o Brasiliense passou pelo Sobradinho; o Gama eliminou o Formosa; o Luziânia tirou o Ceilândia; e o Brasília ganhou do Paracatu. Na 3ª Fase, deu Gama sobre o Brasiliense e Brasília sobre o Luziânia. Na decisão, o Gama venceu o Brasília duas vezes para ficar com o título. Os dois finalistas vão disputar a Copa do Brasil do ano que vem. O Gama também se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

O Campeonato Goiano da 2ª Divisão deste ano teve grandes clubes do estado como Vila Nova, Goiânia e Anápolis. Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de cinco. No Grupo A, Vila Nova e Anápolis avançaram à fase final eliminando América, Novo Horizonte e Itaberaí. No B, Iporá e Goiânia se classificaram eliminando Santa Helena, Rio Verde e Quirinópolis. Os dois piores de cada chave, Itaberaí e Quirinópolis, foram rebaixados para a 3ª Divisão de 2016. A fase final foi disputada em turno e returno. O Vila Nova conquistou o título no saldo de gols contra o Anápolis. Os dois primeiros subiram para a elite. Iporá e Goiânia ficarão na Segundona.

No 1º Turno do Campeonato Roraimense, disputado em turno único, o Náutico ficou em primeiro deixando para trás São Raimundo, Rio Negro, Baré, Atlético e GAS. No 2º Turno, tivemos dois grupos de três. No A, Náutico e Baré eliminaram o GAS. No B, São Raimundo e Atlético passaram pelo Rio Negro. Na 2ª Fase, o Náutico eliminou o Atlético nos pênaltis; e o Baré venceu o São Raimundo. Na final, o Náutico ganhou do Baré por 2 a 1. Por ter vencido os dois turnos, o Náutico foi proclamado campeão estadual de 2015 e assegurou vagas no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2015 e na Copa do Brasil de 2016.

A 1ª Fase do Campeonato Sul-Matogrossense teve dois grupos de seis clubes cada. No A, SERC, Costa Rica, Novoperário e Comercial eliminaram o Misto e rebaixaram o CENE. No B, Águia Negra, Ivinhema, Naviraiense e Corumbaense passaram pelo Sete de Dourados e rebaixaram o Ubiratan. No mata-mata, deu Comercial sobre o Águia Negra; Naviraiense sobre o Costa Rica; Corumbanese contra o SERC; e Ivinhema contra o Novoperário. Nas Semifinais, o Comercial tirou o Naviraiense; e o Ivinhema passou pelo Corumbaense. Na decisão, deu Comercial sobre o Ivinhema. Os dois finalistas vão disputar a Copa do Brasil de 2016 e apenas o campeão se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

O Campeonato Capixaba foi dividido em Norte e Sul na 1ª Fase. No Grupo Norte, Rio Branco, Real Noroeste e Linhares se classificaram para o Hexagonal Final e colocaram Vitória e Sâo Mateus no Torneio da Morte. No Grupo Sul, Desportiva, Estrela do Norte e Atlético passaram por Castelo e Sport. São Mateus e Sport se salvaram no Torneio da Morte e empurraram para a 2ª Divisão Castelo e Vitória. Rio Branco e Desportiva se classificaram na 2ª Fase para decidir o campeonato. Real Noroeste, Estrela do Norte, Atlético e Linhares foram eliminados. Na final, deu Rio Branco sobre a Desportiva: 0 a 1 e 1 a 1. O Rio Branco se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano e para a Copa do Brasil do ano que vem.

O Campeonato Paulista da 3ª Divisão foi disputado por 20 clubes. Na 1ª Fase, os participantes se enfrentaram em turno único. Juventus, Atibaia, Taubaté, Votuporanguense, Internacional Limeira, Primavera, Barretos e Grêmio Osasco eliminaram Nacional, São José, , São José dos Campos, Sertãozinho, Flamengo, Itapirense, Grêmio Barueri, Rio Preto, Tupa, Santacruzense, Francana e Cotia. Os quatro piores, Tupã, Santacruzense, Francana e Cotia, foram rebaixados para a 4ª Divisão de 2016. Na 2ª Fase, tivemos dois grupos. No Grupo 2, o Votuporanguense se classificou para a final conquistando sua promoção. O Juventus também conseguiu a vaga na 2ª Divisão de 2016. Internacional Limeira e Grêmio Osasco foram eliminados. No Grupo 3, o Taubaté assegurou sua vaga na final e na 2ª divisão do ano que vem. O Atibaia também foi promovido. Barretos e Primavera tentarão novamente em 2016. No jogo de ida da decisão, o Votuporanguense goleou o Taubaté por 3 a 0. Mas o time alvi-anil deu o troco, venceu o jogo de volta por 4 a 0 e ficou com o título.

Os onze clubes da 2ª Divisão mineira foram divididos em dois grupos na 1ª Fase. No A, Social, América Teófilo Antoni e Ipatinga eliminaram o Nacional Muriaé e rebaixaram o Minas Boca. No B, Uberlândia, Tricordiano e Araxá eliminaram CAP e Patrocinense, além de rebaixarem o Montes Claros. A fase final foi disputada em turno e returno. O Uberlândia ficou com o título e foi promovido junto com o Tricordiano. Social, Araxá, América Teófilo Antoni e Ipatinga vão ficar na 2ª Divisão mais um ano.

A Taça Estado do Piauí foi disputada por seis clubes. Ríver, Caiçara, Parnahyba e Piauí eliminaram Flamengo e 4 de Julho. Na semifinal, o Ríver venceu o Piauí e o Parnahyba passou pelo Caiçara. Na decisão, deu River contra o Parnahyba. Na Taça Cidade de Teresina, Flamengo, Ríver, Caiçara e Parnahyba eliminaram 4 de Julho e Piauí. Com o pior desempenho nos dois turnos, o 4 de Julho foi rebaixado. Na semifinal, deu Ríver contra o Caiçara; e Flamengo contra o Parnahyba. Na final, deu Ríver. O Ríver se sagrou campeão estadual piauiense por ter vencido os dois turnos. O Ríver se classificou tanto para a 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro de 2015, quanto para a Copa do Brasil de 2016.

A 1ª Fase do Campeonato Tocantinense foi disputada em turno e returno. Tocantinópolis, Interporto, Palmas e Gurupi eliminaram Paraíso e Araguaína; e rebaixaram Tocantins e Guaraí. Na Semifinal, o Tocantinópolis passou pelo Gurupi e o Interporto pelo Palmas. Na decisão, o Tocantinópolis segurou dois empates em zero a zero para comemorar a conquista. O Tocantinópolis vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e a Copa do Brasil de 2016.

A 1ª Fase do Campeonato Paraibano foi disputada por dez clubes em turno e returno. O Botafogo somou 41 pontos e ficou em primeiro. Campinense (40), Treze (33) e Auto Esporte (29) foram os outros classificados para a fase final. CSP, Sousa, Atlético e Santa Cruz foram eliminados. Pior fizeram Lucena e Mirambar, que somaram pouquíssimos pontos e acabaram rebaixados à 2ª Divisão de 2016. A fase final foi novamente disputada em turno e returno. O Campinense somou 13 pontos e se sagrou campeão. Botafogo (9), Treze (6) e Auto Esporte (3) completaram a classificação. O Campinense se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano e para a Copa do Brasil de 2016. O Botafogo também vai disputar a próxima Copa do Brasil.

O Campeonato Rondoniense foi disputado por Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, Gênus e Guajará. O 1º Turno foi vencido pelo Vilhena que bateu o Ji-Paraná na final. No 2º Turno, deu Gênus sobre o Vilhena na final. Na decisão do título, o Gênus venceu duas vezes o Vilhena (2 a 1 e 3 a 4) para comemorar o Estadual. O Vilhena se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão por ter vencido o 1º Turno do Estadual. O Gênus garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2016.

A 1ª Fase do Campeonato Amazonense foi disputada em turno e returno. Nacional, Fast, Princesa do Solimões e Penarol eliminaram São Raimundo, Manaus, Nacional Borbense, Iranduba, Rio Negro e Operário. Rio Negro e Operário inclusive terão de disputar a 2ª Divisão de 2016. Na 2ª Fase, o Nacional eliminou o Penarol, enquanto que o Princesa do Solimões passou pelo Fast. Na decisão, o Nacional venceu duas vezes o Princesa do Solimões para ficar com o título: 1 a 0 e 1 a 2. O Nacional se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e para a Copa do Brasil de 2016. O Princesa do Solimões vai jogar a Copa do Brasil do ano que vem.

A 1ª Fase do Campeonato Acreano foi disputada em turno e returno. Atlético, Rio Branco, Plácido de Castro e Galvez eliminaram Amax, Vasco, Alto Acre e rebaixaram o Náuas. Na 2ª Fase, o Galvez passou pelo Atlético e o Rio BRanco pelo Plácido de Castro. Na decisão, o Rio Branco venceu duas vezes o Galvez para ficar com o título: 2 a 1 e 2 a 0. Ambos os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil de 2016. O Rio Branco vai disputar também o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2015.

O Campeonato Capixaba da 2ª Divisão teve sua 1ª Fase disputada em turno e returno. Espírito Santo, Doze, Tupy e GEL eliminaram Esse e Vilavelhense. A fase final também foi disputada em turno e returno. O Espírito Santo ficou com o título e o Doze com o vice. Ambos subiram para a 1ª Divisão de 2016. Tupy e GEL continuarão na 2ª Divisão.

A 1ª Fase do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão foi disputada por nove clubes. PSTC, Paranavaí, Toledo, Cianorte, Apucarana, Pato Branco, Portuguesa Londrinense e Andraus Brasil eliminaram o Batel. Na 2ª Fase, o PSTC passou pelo Andraus Brasil; o Paranavaí pela Portuguesa Londrinense; o Toledo pelo Pato Branco; e o Apucarana pelo Cianorte. Na 3ª Fase, o PSTC eliminou o Apuracana; e o Toledo o Paranavaí. Na decisão deu PSTC sobre o Toledo. PSTC e Toledo subiram para a 1ª Divisão de 2016. Batel e Andraus Brasil caíram para a 3ª Divisão do ano que vem.

Na 1ª Fase do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão, tivemos dois grupos de oito clubes. No Grupo A, Glória, Santo Ângelo, São Luiz, Brasil Farroupilha e Panambi eliminaram Tupy, Esportivo e Nova Prata. No Grupo B, Pelotas, Guarani Venâncio Aires, Internacional Santa Maria, São Gabriel e Riograndense passaram por Santa Cruz, Rio Grande e Cerâmica. Ao final desta fase foram definidos os três rebaixados para a 3ª Divisão de 2016: Cerâmica, Nova Prata e Riograndense. O Cerâmica, aliás, desistiu antes de estrear. Na 2ª Fase, Glória e Brasil Farroupilha venceram o Grupo C eliminando São Luiz, Santo Ângelo e Panambi. No Grupo D, São Gabriel e Guarani Venâncio Aires eliminaram Pelotas, Internacional Santa Maria e Riograndense. Na Fase Final, disputada em turno e returno, o Glória ficou com o título e subiu para a 1ª Divisão de 2016. Guarani Venâncio Aires, Brasil Farroupilha e São Gabriel ficaram mais um ano na 2ª Divisão.

O Campeonato Baiano da 2ª Divisão foi disputado por nove clubes. O Fluminense Feira de Santana terminou a 1ª Fase em primeiro lugar e se classificou para a final com o segundo colocado, o Flamengo Guanambi. Juazeiro, Itabuna, Ypiranga, Grapiúna, Botafogo, Atlético e Jequié foram eliminados. Na decisão, o Flamengo Guanambi ficou com o título. A dupla Fla-Flu subiu para a 1ª Divisão de 2016.

Na 1ª Fase, os dez clubes da 2ª Divisão Gaúcha foram divididos em dois grupos de cinco. Gaúcho, Palmeirense, Marau e Sapucairense elimianaram o Garibaldi. No B, Grêmio Bagé, Guarany Bagé, Grêmio Farroupilha e Barra passaram pelo 14 de Julho. Na 2ª Fase, no Grupo C, Palmeirense e Marau eliminaram Gaúcho e Sapucaiense; enquanto que no D, Grêmio Bagé e Guarany Bagé eliminaram Grêmio Farroupilha e Barra. Na 3ª Fase, o Guarany Bagé eliminou o Palmeirense enquanto que o Marau passou pelo Grêmio Bagé. Na decisão o Marau venceu duas vezes o Gaurany Bagé para comemorar o título: 0 a 1 e 2 a 0. O Marau subiu para a 1ª Divisão de 2016.

No Rio, a  Portuguesa conquistou a Taça Santos Dumont e o Americano venceu a Taça Corcovado. A Fase Final da 2ª Divisão foi disputada por America, Americano e Portuguesa. Duque de Caxias, Gonçalense, Goytacaz, Olaria, Angra dos Reis, Sampaio Corrêa, Queimados, São Cristóvão, Audax Rio, Sâo Gonçalo FC, Ceres e CA Barra da Tijuca foram eliminados. São João da Barra, Barcelona e Grêmio Mangaratibense foram eliminados e rebaixados. Na fase final, o America ficou com o título da 2ª Divisão do Rio de Janeiro. America, Americano e Portuguesa subiram para a 1ª Divisão.

Na 1ª Fase do Campeonato Brasiliense da 2ª Divisão, Samambaia e Cruzeiro eliminaram Paranoá, Bandeirante, Guará e Botafogo. Na final, o Samambaia derrotou o Cruzeiro por 2 a 0 para ficar com o título. Ambos os finalistas subiram para a elite de 2016.

Na 1ª Fase do Campeonato Cearense da 2ª Divisão, Uniclinic e Tiradentes empataram em 38 pontos após 18 jogos. Maracanã, Itapajpe, Barbalha, Cratéus, Crato, Novas Russas e América  foram eliminados. Na decisão, Tiradentes e Uniclinic empataram em 1 a 1. O Tiradentes ficou com o título ao vencer nos pênaltis por 5 a 3.

A AD Itaboraí conquistou o Campeonato do Rio de Janeiro da 3ª Divisão. Na 1ª Fase, a Artsul venceu o Grupo A, que tinha Santa Cruz, Rubro, Juventus, Heliópolis, Arraial do Cabo e ESPROF. A AD Itaboraí venceu o Grupo B contra Carapebus, Duquecaxiense, SE Búzios, Sâo Gonçalo EC, Nova Cidade, Futuro Bem Próximo e São Pedro. Na decisão, a AD Itaboraí superou o Artsul por 1 a 3 e 0 a 0 para ficar com o título. AD Itaboraí, Artsul, Santa Cruz e Carapebus subiram para a 2ª Divisão de 2016.

O Brusque conquistou o Campeonato Catarinense da 2ª Divisão após vencer o Camboriu na decisão. Tubarão, Juventus Seara, Hercílio Luz, Concórdia, Operário Mafra, Porto e Blumenau foram os outros participantes. O Blumenau caiu para a 3ª Divisão. Ambos os finalistas foram promovidos.

Na 1ª Fase do Campeonato Amapaense, os nove participantes se enfrentaram em turno único. Independente, Ypiranga, Trem e Santos eliminaram Macapá, Oratório, São José, São Paulo e Santana. Na 2ª Fase, o Santos passou pelo Independente enquanto que o Trem eliminou o Ypiranga. Na decisão, o Santos derrotou o Trem nos pênaltis e se classificou para a Copa do Brasil de 2016, Copa Verde 2016 e também para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão do ano que vem.

O Parnahyba conquistou a Copa Piauí e garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2016. Os outros participantes foram Flamengo, Piauí e Caiçara.

O ASSU conquistou o Campeonato Potiguar da 2ª Divisão superando Santa Cruz, Potengi e Mossoró. O ASSU subiu para a elite em 2016.

O Campeonato Paranaense da 3ª Divisão foi disputado por três clubes. Na 1ª Fase, Cambé e Cascavel eliminaram o Grêmio Maringá. Na decisão, o Cascavel derrotou o Cambé para conquistar o título. Os dois finalistas vão jogar a 2ª Divisão de 2016.

A Taça Federação Paranaense de Futebol foi disputada por nove clubes. Na 1ª Fase, os times se enfrentaram em turno único. Toledo, Maringá, Atlético, Coritiba, Paranavaí, Cianorte, Paraná e Andraus eliminaram a Portuguesa Londrinense. Na segunda fase o Toledo passou pelo Andraus; o Maringá eliminou o Paraná; o Cianorte ganhou do Atlético; e o Coritiba bateu o Paranavaí. Na 3ª Fase, o Toledo passou pelo Coritiba enquanto que o Cianorte batia o Maringá. Na decisão, deu Maringá em cima do Toledo. O Maringá garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

A ASSEV conqusitou o 3ª Divisão do Campeonato Goiano de forma invicta. No Grupo A, a ASSEV, junto com o Inhumas, eliminou Ceres e Umuarama. No Grupo B, Caldas e Bom Jesus eliminaram Morrinhos, Aparecida e Monte Cristo. Na semifinal, a ASSEV passou pelo Bom Jessus e o Caldas pelo Inhumas. Na decisão, deu ASSEV contra o Caldas. Ambos os finalistas foram promovidos à 2ª Divisão de 2016.

Também tivemos 2ª Divisão no Maranhão. Na 1ª Fase, Maranhão, Marília, Boa Vontade, Babaçu e Americano se enfrentaram em turno e returno. Maranhão e Marília avançaram à decisão. O Maranhão conquistou o título ao vencer os dois jogos finais por 2 a 0. Os dois finalistas subiram para a 1ª Divisão de 2016.

O Campeonato Paraibano da 2ª Divisão foi regionalizado. No Grupo do Litoral, Desportiva Guarabira e Internacional eliminaram Femar e Spartax. No Grupo do Agreste, Picuiense e Serrano passaram pelo Sport Campina. No Grupo do Sertão I, Esporte e Nacional Patos bateram o Sabugy. No Grupo Sertão II, Paraíba e Nacional Pombal eliminaram o Cruzeiro. Nas 4ªs de Final, o Serrano perdeu para a Desportiva Guarabira nos pênaltis; o Picuiense superou o Internacional; o Esporte ganhou do Nacional Pombal; e o Paraíba eliminou o Nacional Patos nos pênaltis. Nas semifinais, deu Paraíba sobre a Desportiva Guarabira; e o Esporte ganhou do Picuiense. Na decisão, o Esporte Patos venceu o Paraíba e conquistou o título. Os dois finalistas vão jogar na elite em 2016.

Sete de Setembro, Penedense e São Dominos se enfrentaram em turno e returno pela 2ª Divisão de Alagoas. O título ficou com o Sete de Setembro que somou sete pontos e saldo de cinco. O Penedense somou os mesmos sete pontos mas teve um saldo de apenas dois. Campeão e vice subiram de divisão.

O Alto Santo conquistou o Campeonato Cearense da 3ª Divisão e subiu para a 2ª Divisão de 2016 ao lado do Floresta. O outro participante foi o Iguatu.

No Acre, após turno e returno, Andirá e ADESG eliminaram Independência e Humaitá das finais da 2ª Divisão. Na final, o Andirá venceu as duas partidas contra o Humaitá por 2 a 1, ficou com o título e com a vaga na 1ª Divisão de 2016.

O Fast conquistou a Copa Amazonas, competição que substituiu a 2ª Divisão. Na 1ª Fase, Manaus e Fast eliminaram Holanda, Nacional Borbense e Operário. Na decisão, o Fast ganhou do Manaus por 5 a 2.

Os Campeões 2015

Regionais de 2015

  • Copa Verde (Centro-Oeste, Espírito Santo e Norte): Cuiabá (MT).
  • Nordeste: Ceará (CE).

Estaduais de 1ª Divisão de 2015

  • AC: Rio Branco.
  • AL: CRB.
  • AM: Nacional.
  • AP: Santos.
  • BA: Bahia.
  • CE: Fortaleza.
  • DF: Gama.
  • ES: Rio Branco.
  • GO: Goiás.
  • MA: Imperatriz.
  • MG: Atlético.
  • MS: Comercial.
  • MT: Cuiabá.
  • PA: Remo.
  • PB: Campinense.
  • PE: Santa Cruz.
  • PI: Ríver.
  • PR: Operário.
  • RJ: Vasco da Gama.
  • RN: América.
  • RO: Gênus.
  • RR: Náutico.
  • RS: Internacional.
  • SC: Joinville.
  • SE: Confiança.
  • SP: Santos.
  • TO: Tocantinópolis.

Estaduais de 2ª Divisão de 2015

  • AC: Andirá.
  • AL: Sete de Setembro.
  • BA: Flamengo Guanambi.
  • CE: Tiradentes.
  • DF: Samambaia.
  • ES: Espírito Santo.
  • GO: Vila Nova.
  • MA: Maranhão.
  • MG: Uberlândia.
  • MS: Itaporã.
  • PA: Águia Marabá.
  • PB: Esporte.
  • PE: Vitória das Tabocas.
  • PI: Altos.
  • PR: PSTC.
  • RJ: América.
  • RN: ASSU.
  • RS: Glória.
  • SC: Brusque.
  • SE: Dorense.
  • SP: Ferroviária.
  • TO: Tocantins.

Estaduais da 3ª Divisão de 2015

  • CE: Alto Santo.
  • GO: ASSEV.
  • MG: Uberaba.
  • PR: Cascavel.
  • RJ: AD Itaboraí.
  • RS: Marau.
  • SC: Barra.
  • SP: Taubaté.

Estaduais da 4ª Divisão de 2015

  • SP: São Carlos.

Copas Estaduais de 2015

  • AM: Fast.
  • BA: Fluminense.
  • ES: Espírito Santo.
  • PI: Parnahyba.
  • PR: Maringá.
  • RJ: Resende.
  • RS: Lajeadense.
  • SP: Linense.

Nenhum comentário: