quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Copa Sul-Minas-Rio de 2016

Cansados dos Campeonatos Estaduais deficitários, treze de clubes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina fundaram a Primeira Liga. A Primeira Liga é uma organização de clubes que pretende organizar um torneio regional no lugar dos Campeonatos Estaduais. Pode vir a ser também o embrião de uma liga nacional de clubes que possa administrar um "novo" Campeonato Brasileiro, como acontece nos principais campeonatos nacionais de futebol do mundo.

Ainda em 2015, a Primeira Liga admitiu as filiações de mais dois clubes e ao receber propostas de pelo menos outros quatro decidiu admitir novos filiados somente em 2016. Isso aconteceu porque o interesse comercial na competição ultrapassou e muito os dos Campeonatos Estaduais. No entanto, a federação fluminense, que vive do dinheiro gerado por Flamengo e Fluminense, além de Botafogo e Vasco da Gama, tentou impedir a competição e a perda da receita de pelo menos dois de seus grandes filiados.

Ao longo das negociações entre Primeira Liga e CBF, a nova entidade recebeu pedido de filiações de Goiás (GO), Botafogo, Portuguesa (SP) e Ponte Preta (SP) e teria atraído o interesse de América, Santos (SP), Juventude (RS), Caxias (RS), Brasil Pelotas (RS), Tupi (MG) e Londrina (PR). A Primeira Liga aceitou reduzir o número de datas da primeira edição de quinze para apenas cinco.

Que a bola role! E que um novo modelo de administração do futebol nacional seja criado.

Os Fundadores da Primeira Liga:
MG: Atlético e Cruzeiro.
PR: Atlético e Coritiba.
RJ: Flamengo e Fluminense.
RS: Grêmio e Internacional.
SC: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.

Filiados à Primeira Liga ainda em 2015:
MG: América.
PR: Paraná.

Os Participantes da edição 2016:
MG: América, Atlético e Cruzeiro.
PR: Atlético e Coritiba.
RJ: Flamengo e Fluminense.
RS: Grêmio e Internacional.
SC: Avaí, Criciúma e Figueirense.

Os Grupos da 1a Fase:
Grupo A: Atlético/PR, Criciúma, Cruzeiro e Fluminense.
Grupo B: Avaí, Coritiba, Grêmio e Internacional.
Grupo C: América/MG, Atlético/MG, Figueirense e Flamengo.

2 comentários:

Rafael Gaio disse...

Agora sim, Luiz.. Um dos melhores posts e comentários feitos por você.. Esse post deve estar guardado pra sempre com vc, pois se trata de um divisor de águas no futebol brasileiro. Dessa iniciativa o futebol brasileiro seguirá novos rumos. -- Fico feliz por saber que a grande instituição. Clube de Regatas do Flamengo é um dos pilares (assim como foi na Copa União de 1987.) dessa iniciativa.. É como deve ser, o Flamengo sempre na vanguarda das mudanças e rupturas que leve o futebol brasileiro a caminhos melhores e mais atrativos.. --- Por isso sempre escrevo; Ser Flamengo é um dos maiores orgulhos que carrego comigo. Pois ser Flamengo é muito mais que torcer apenas por um time, é uma questão de atitude..

Abs e SRN

Esporte Rio disse...

Os Estaduais precisam acabar.