terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Campeões Estaduais de 2016

Confira todos os campeões estaduais de 2016.

Flamengo Arcoverde Campeão Pernambucano da 2ª Divisão (foto): Na 1ª Fase, os nove participantes se enfrentaram em turno único. Afogados, Flamengo Arcoverde, Vera Cruz, Barreiros, Timbaúba, Cabense, Íbis e Centro Limoeirense eliminaram o Ferroviário Cabo. Na 2ª Fase, o Timbaúba goleou o Barreiros; o Afogados arrasou o Centro Limoeirense; o Cabense eliminou o Vera Cruz nos gols fora de casa; e o Flamengo Arcoverde passou pelo Íbis. Na 3ª Fase, o Afogados ganhou do Timbaúba nos pênaltis; e o Flamengo Arcoverde atropelou o Cabense. Na decisão, o Flamengo Arcoverde derrotou o Afogados por 2 a 1 e ficou com o título. Ambos os finalistas disputarão a 1ª Divisão de 2017.

Portuguesa Campeã da Copa RioNa 1ª Fase, tivemos dois grupos. No A, AD Itaboraí e Friburguense eliminaram Angra dos Reis, Madureira, São Gonçalo EC, Bangu, Sampaio Corrêa e Queimados. No B, deu Resende FC e Portuguesa contra Boavista, America, Volta Redonda, Goytacaz e Rio São Paulo. Na 2ª Fase, o Friburguense passou pelo Resende FC enquanto que a Portuguesa ganhava da AD Itaboraí. Na decisão, a Friburguense ganhou do Friburguense.

Sparta Campeão Tocantinense da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, no Grupo A, Sparta e Colinas eliminaram Nova Conquista e Araguaína. Na Chave B, União de Palmas e Palmas passaram por Guaraí e Imagine. Na 2ª Fase, deu Sparta contra o Palmas; e o Colinas passou pelo União de Palmas. Na decisão, o Sparta bateu o Colinas e ficou com o título. Campeão e vice vão jogar na 1ª Divisão do ano que vem.

União Campeão Paranaense da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, os dez clubes se enfrentaram em turno e returno. União e Iraty eliminaram Independente, Campo Mourão, Junior Team, Batel, Arapongas, Pato Branco, GRECAL e União FC. Na decisão, o União superou o Iraty e ficou com o título. Campeão e vice subiram para a elite.

ABC Campeão Potiguar: A 1ª Fase, Copa Cidade de Natal, foi disputada em turno único. América e Globo eliminaram Potiguar Mossoró, ASSU, Baraúnas, ABC, Alecrim e Palmeira. A final terminou 0 a 0 após o tempo normal e a prorrogação e beneficiou o América que tinha melhor campanha. A 2v Fase, Copa Rio Grande do Norte, teve a mesma fórmula de disputa. ABC e Alecrim eliminaram as demais equipes. Na final, o ABC derrotou seu rival por 2 a 0. A decisão do Estadual foi disputada entre os vencedores da 1ª e 2ª fases. No jogo de ida, América e ABC empataram em três gols. Na volta, ABC 4, América 0. ABC e América se classifiram para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa do Nordeste de 2017. O Globo garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e na Copa do Brasil de 2017. O Potiguar Mossoró vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016. O Palmeira foi rebaixado para a 2ª Divisão de 2017.

América Campeão Mineiro: Na 1ª Fase, os doze clubes se enfrentaram em turno único. Cruzeiro, Atlético, URT e América se classificaram. Caldense, Villa Nova, Tricordiano, Tombense, Tupi e Uberlândia foram eliminados. Guarani Divinópolis e Boa foram rebaixados. Na 2ª Fase, o América ganhou do Cruzeiro e o Atlético bateu a URT. Na decisão, deu América contra o Atlético. América, Atlético e Cruzeiro se classificaram para a Copa do Brasil de 2017. URT, Caldense e Villa Nova se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Atlético Campeão Paranaense: Na 1ª Fase, os doze clubes se enfrentaram em turno único. Paraná, J. Malucelli, Coritiba, Atlético, Londrina, Toledo, PSTC e Foz do Iguaçu passaram ao mata-mata. Operário e Maringá caíram para a 2ª Divisão de 2017. Cascavel e Rio Branco foram eliminados. Na 2ª Fase, o Atlético bateu o Londrina; o Paraná eliminou o Foz do Iguaçu; o PSTC superou o J. Malucelli nos pênaltis; e o Coritiba derrotou o Toledo. Na 3ª Fase, o Atlético bateu o Paraná nos pênaltis; e o Coritiba arrasou o PSTC. Na decisão o Atlético humilhou o Coritiba.

Chapecoense Campeã Catarinense: O Campeonato Catarinense teve uma 1ª Fase disputada em turno e returno. Só que a cada turno um time se classificava para a final e os pontos eram zerados para a continuação do campeonato. A Chapecoense venceu o primeiro turno. O Joinville venceu o segundo. Criciúma, Figueirense, Brusque, Internacional Lages, Metropolitano e Avaí foram eliminados. Guarani Palhoça e Camboriú acabaram rebaixados. Na final, a Chapecoense venceu o Joinville foram de casa por 0 a 1. No jogo de volta, 1 a 1. Os quatro primeiros colocados se classificaram para a Copa do Brasil: Chapecoense, Criciúma, Joinville e Figueirense. Brusque, Internacional Lages e Metropolitano vão disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão.

CRB Bicampeão Alagoano: Na 1ª Fase, os dez clubes foram divididos em dois grupos e os times se enfrentaram em turno e returno dentro das chaves. No Grupo A, CSA, ASA e Murici eliminaram Sete de Setembro e CSE. No B, CRB, Coruripe e Santa Rita passaram por Penedense e Ipanema. Na 2ª Fase, CSA, Coruripe, CRB e Murici eliminaram Santa Rita e ASA após a disputa do hexagonal em turno único. Enquanto isso, no Torneio da Morte, Sete de Setembro e CSE se salvaram e rebaixaram Penedense e Ipanema. Na 3ª Fase, o CSA eliminou o Murici e o CRB passou pelo Coruripe. Na decisão , o CRB venceu duas vezes o CSA para ficar com o título. O Murici conquistou o terceiro lugar em cima do Coruripe. O CRB se classificou para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa do Nordeste de 2017. O CSA garantiu vagas no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, na Copa do Brasil de 2017 e na Copa do Nordeste de 2017. O Murici se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e para a Copa do Brasil de 2017.

Desportiva Campeã Capixaba: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de cinco. Os times se enfrentaram dentro dos grupos em turno e returno. Rio Branco, Real Noroeste e Linhares se classificaram no Grupo Norte. São Mateus e Sport Linharense foram para o Torneio da Morte. No Grupo Sul, Desportiva, Espírito Santo e Atlético Itapemirim eliminaram Estrela do Norte e Doze. Na 2ª Fase, os times se enfrentaram em turno e returno. Desportiva e Espírito Santo eliminaram Real Noroeste, Linhares, Rio Branco e Atlético Itapemirim. No Torneio da Morte, São Mateus e Doze se salvaram. Sport Linharense e Estrela do Norte acabaram rebaixados à 2ª Divisão de 2017. Na final, a Desportiva venceu as duas partidas contra o Espírito Santo para ficar com o título. A Desportiva se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa Verde de 2017. O Espírito Santo vai jogar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e a Copa do Brasil de 2017.

Fluminense Campeão da Copa Sul Minas Rio: Na 1ª Fase, tivemos três grupos de quatro equipes e os times se enfrentaram em turno único dentro dos grupos. Fluminense, Atlético (PR), Internacional (RS) e Flamengo eliminaram Cruzeiro (MG), Criciúma (SC), Grêmio (RS), Coritiba (PR), Avaí (SC), Figueirense (SC), América (MG) e Atlético (MG) na 1ª Fase. Na 2ª Fase, o Fluminense ganhou do Internacional nos pênaltis e o Atlético (PR) venceu o Flamengo. Na decisão, o Fluminense derrotou o Atlético (PR).

Fortaleza Bicampeão Cearense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de cinco clubes e os times se enfrentaram em turno e returno dentro das chaves. No Grupo A, Fortaleza, Uniclinic e Maranguape eliminaram ICASA e Itapipoca. No Grupo B, Ceará, Guarani Juazeiro e Guarany Sobral passaram por Tiradentes e Quixadá. Na 2ª Fase, tivemos dois grupos de três times. No Grupo C, Fortaleza e Uniclinic eliminaram o Maranguape. No Grupo D, Guarani Juazeiro e Guarany Sobral surpreenderam o Ceará. Na 3ª Fase, o Fortaleza eliminou o Guarany Sobral; e o Uniclinic ganhou do Guarani Juazeiro. Na decisão, o Fortaleza teve facilidade para superar o Uniclinic. O Torneio da Morte foi disputado em turno e returno pelos times eliminados na 1ª Fase. Tiradentes e Itapipoca se salvaram. Quixadá e ICASA caíram para a 2ª Divisão de 2017. Fortaleza e Uniclinic se classificaram para a Copa do Brasil de 2017 e para o Campeonato do Nordeste de 2017. O Uniclinic também garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão, junto com o Guarani Juazeiro.

Goiás Bicampeão Goiano: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de cinco. Goiás e Anápolis eliminaram Itumbiara, CRAC e Trinidade no Grupo A. Atlético e Vila Nova passaram por Aparecidense, Goianésia e Anapolina no B. Na 2ª Fase, o Goiás bateu o Vila Nova; e o Anápolis ganhou do Atlético. Na decisão, o Goiás venceu o Anápolis nos pênaltis. O Goiás se classificou para a Copa do Brasil 2017 e para a Copa Verde 2017. O Anápolis se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e para a Copa do Brasil de 2017. O Atlético garantiu vaga na Copa do Brasil 2017. Itumbiara e Aparecidense vão disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016. Trinidade e Anapolina caíram para a 2ª Divisão de 2017.

Internacional Hexacampeão Gaúcho: A 1ª Fase foi disputada em turno único por 14 clubes: Grêmio, São José, Internacional, Juventude, Ypiranga, São Paulo, Novo Hamburgo e Brasil Pelotas avançaram ao mata-mata; Veranópolis, Passo Fundo e Cruzeiro foram eliminados; Glória, Lajeadense e Aimoré acabaram rebaixados. No mata-mata, o Grêmio passou pelo Brasil Pelotas; o Juventude goleou o Ypiranga; o São José bateu o Novo Hamburgo; e o Internacional passou pelo São Paulo. Na 3ª Fase, o Juventude ganhou do Grêmio; e o Internacional tirou o São José. Na final, o Inter superou o Juventude com duas vitórias: 0 a 1 e 3 a 0. Internacional, Juventude e Grêmio se classificaram para a Copa do Brasil. São Paulo e Novo Hamburgo garantiram vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Luverdense Campeão Matogrossense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de seis clubes. Os times se enfrentaram em turno e returno dentro dos grupos. No Grupo A, Luverdense, Sinop, CEOV e Cacerense eliminaram o Mixto e rebaixaram o Poconé. No Grupo B, Cuiabá, Dom Bosco, Araguaia e União Rondonópolis eliminaram o Operário. Na 2ª Fase, os clubes foram divididos em dois grupos e voltaram a jogar dentro das chaves duas vezes. No Grupo C, Luverdense e Araguaia passaram por Cacerense e Dom Bosco. No D, Sinop e Cuiabá eliminaram União Rondonópolis e CEOV. Na 3ª Fase, o Luverdense ganhou do Cuiabá e o Sinop vence o Araguaia. Na decisão do Estadual, o Luverdense conquistou o título em cima do Sinop. O Rondonópolis desistiu de jogar o campeonato e também foi rebaixado. O Luverdense se classificou para a Copa do Brasil 2017 e para a Copa Verde 2017. O Sinop garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e na Copa do Brasil de 2017. O Araguaia se garantiu no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Luziânia Campeão Brasiliense: Na 1ª Fase, os 12 clubes se enfrentaram em turno único. Os oito melhores se classificaram, dois foram eliminados e os dois piores foram rebaixados. Luziânia, Brasiliense, Gama, Ceilândia, Brasília, Santa Maria, Paracatu e Sobradinho passaram de fase. Atlético Taguatinga e Formosa foram eliminados. Os rebaixados foram Planaltina e Cruzeiro. Na 2ª Fase, o Luziânia tirou o Sobradinho, o Gama passou pelo Santa Maria, o Brasiliense venceu o Paracatu nos pênaltis e o Ceilândia passou nos pênaltis pelo Brasília. Na 3ª Fase, o mais pênaltis: Luziânia venceu o Gama; e o Ceilândia derrotou o Brasiliense. Na decisão, o Luziânia ganhou os dois jogos contra o Ceilândia: 2 a 0 e 0 a 1. Luziânia e Ceilândia se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Brasil de 2017; e para a Copa Verde de 2017.

Paysandu Campeão da Copa Verde: A competição foi toda disputada no formato mata-mata com partidas de ida e volta. Na 1ª Fase, o Vila Nova (GO) eliminou o Brasília (DF) e o Fast (AM) passou pelo Águia Marabá (PA). Na 2ª Fase, Paysandú (PA), Rio Branco (AC), Nacional (AM), Remo (PA), Cuiabá (MT), Aparecidense (GO), Vila Nova (GO) e Gama (DF) eliminaram respectivamente Fast (AM), Gênus (RO), Santos (AP), Náutico (RR), Comercial (MS), Espírito Santo (ES), Luverdense (MT) e Interporto (TO). Na 3ª Fase, o Paysandú (PA) arrasou o Rio Branco; o Remo (PA) venceu o Nacional (AM); o Aparecidense (GO) surpreendeu o Cuiabá (MT) e o Gama tirou o Vila Nova (GO). Na 4ª Fase, o Paysandu (PA) venceu o duelo estadual contra o Remo (PA); e o Gama (DF) superou o Aparecidense (GO). Na decisão, o Paysandú (PA) venceu o Gama (DF) por 3 a 2 no placar agregado.

Paysandu Campeão Paraense: O Campeonato Paraense foi disputado em dois turnos. Em cada turno, tivemos uma fase de dois grupos, semifinais e final. O vencedor de cada turno disputa a grande final. Na Taça Cidade de Belém, Remo e Águia Marabá eliminaram São Francisco, Cametá e Paraupebas no Grupo A, enquanto que Paysandú e Independente passaram por São Raimundo, Paragominas e Tapajós. Remo e Paysandú eliminaram respectivamente Independente e Águia Marabá nos pênaltis. Na final, o Paysandú ganhou do Remo também nos pênaltis. Na Taça Estado do Pará, São Francisco e Cametá passaram por Paraupebas, Remo e Águia de Marabá no Grupo A; enquanto que São Raimundo e Paragominas eliminaram Tapajós, Paysandu e Independente. Na 2ª Fase, São Francisco e Cametá venceram nos pênaltis respectivamente Paragominas e São Raimundo. Na final, Sâo Francisco 3, Cametá 0. Na grande decisão, o Paysandú venceu o jogo de ida por 2 a 1 contra o São Francisco e levantou a Taça Açaí. O Paysandú se classificou para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa Verde de 2017. São Francisco e São Raimundo se garantiram no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e na Copa do Brasil de 2017. Tapajós e Paraupebas foram rebaixados para a 2ª Divisão de 2017.

Santa Cruz Campeão do Nordeste: Na 1ª Fase, tivemos cinco grupos de quatro clubes cada. Os times se enfrentaram em turno e returno dentro das chaves. Campinense (PB), Salgueiro (PE), CRB (AL), Bahia (BA), Sport (PE), Fortaleza (CE), Santa Cruz (PE) e Ceará (CE) se classificaram. ABC (RN), Imperatriz (MA), América (RN), Coruripe (AL), Estanciano (SE), Confiança (SE), Juazeirense (BA), River (PI), Botafogo (PB), Sampaio Corrêa (MA), Vitória da Conquista (BA) e Flamengo (PI) foram eliminados. A partir da 2ª Fase tivemos mata-mata com partidas de ida e volta. O Santa Cruz passou pelo Ceará; o Bahia eliminou o Fortaleza; o Sport ganhou do CRB; e o Campinense venceu o Salgueiro. Na 3ª Fase, o Santa Cruz foi melhor que o Bahia e o Campinense tirou o Sport nos pênaltis. Na final, o Santa Cruz venceu o Campinense em casa por 2 a 1 e empatou fora por 1 a 1 para ficar com o título.

Santa Cruz Bicampeão Pernambucano: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de quatro clubes. Eram os piores colocados de 2015. No Grupo A, o Central eliminou Atlético Pernambucano, Porto e Belo Jardim. No B, o América passou por Serra Talhada, Vitória e Pesqueira. Os dois vencedores de grupo se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016. Na 2ª Fase, os times se enfrentaram em turno e returno. Náutico, Salgueiro, Sport e Santa Cruz eliminaram América e Central. Enquanto isso, no Torneio da Morte, Atlético Pernambucano, Serra Talhada, Belo Jardim e Vitória sobreviveram rebaixando Porto e Pesqueira. Na 3ª Fase, o Santa Cruz matou o Náutico e o Sport eliminou o Salgueiro nos pênaltis. Na disputa do terceiro lugar, deu Náutico contra o Salgueiro. O Santa Cruz bateu o Sport e ficou com o título. Santa Cruz, Sport e Náutico se classificaram para a Copa do Brasil de 2017 e para o Campeonato do Nordeste de 2017.

Santo André Campeão Paulista da 2ª Divisão: Na 1ª Fase da 2ª Divisão, os 20 clubes se enfrentaram em turno único. São Caetano, Bragantino, Mirassol, Barretos, Taubaté, União Barbarense, Batatais e Santo André se classificaram. Paulista, Monte Azul, Independente, Atlético Sorocaba, Marília e Rio Branco caíram para a 3ª Divisão. Os outros participantes foram Guarani, Velo Clube, Juventus, Votopuranguense, Portuguesa e Penapolense. Na 2ª Fase, o Santo André eliminou o São Caetano; o Barretos venceu o Taubaté; o Batatais ganhou do Bragantino; e o Mirassol tirou a União Barbarense. Na 3ª Fase, Santo André e Mirassol eliminaram respectivamente Barretos e Batatais. A decisão foi disputada em partida única. O Santo André derrotou o Mirassol fora de casa e ficou com o título. Os dois finalistas foram promovidos à 1ª Divisão de 2017. O Santo André também vai disputar a Copa do Brasil de 2017.

Santos Campeão Paulista: Na 1ª Fase, Os times foram divididos em quatro grupos de cinco e não se enfrentavam dentro dos grupos. Santos, São Bento, Palmeiras, São Bernardo, Audax, São Paulo, Corinthians e Red Bull Brasil se classificaram. Água Santa, Mogi-Mirim, Rio Claro, XV Piracicaba, Capivariano e Oeste foram rebaixados para a 2ª Divisão. Os outros participantes foram Linense, Botafogo, Ponte Preta, Ituano, Novorizontino e Ferroviária. Na 2ª Fase, o Corinthians tirou o Red Bull Brasil; o Audax goleou o São Paulo; o Santos venceu o São Bento; e as Palmeiras bateram o São Bernardo. Na 3ª Fase, deu Audax contra o Corinthians; e Santos contra as Palmeiras. Na decisão, o Santos foi melhor que o Audax. Santos, Audax e Corinthians se classificaram para a Copa do Brasil de 2017. Audax e São Bento se classificaram também para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Sergipe Campão Sergipano: Na 1ª Fase, os dez clubes se enfrentaram em turno único. Os seis melhores se classificaram para a 2ª Fase e os quatro últimos foram jogar o Torneio da Morte. América e Lagarto se salvaram no Torneio da Morte e empurraram para a 2ª Divisão de 2017 Guarany e Socorrense. A 2ª Fase foi disputada em turno e returno. Itabiana e Sergipe, os dois melhores se classificaram para a final. Confiança, Dorense, Boca Júnior e Estanciano foram eliminados. Na final, o Sergipe conquistou o título vencendo o Itabaiana por 1 a 0 na partida de ida e empatando o jogo de volta em 1 a 1. Sergipe e Itabaiana se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Brasil de 2017 e para o Campeonato do Nordeste de 2017.

Sete de Dourados Campeão Sul-Matogrossense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de seis clubes. Os times se enfrentaram em turno e returno dentro dos grupos. Os quatro melhores de cada grupo se classificariam e o pior de cada chave seria rebaixado. No Grupo A, Comercial, Operário, Costa Rica e SERC eliminaram o Novoperário e rebaixaram o Misto. No B, Sete de Dourados, Corumbaense, Ivinhema e Águia Negra eliminaram o Naviraiense e rebaixaram o Aquidauanense. No mata-mata, o Comercial, Corumbaense, Sete de Dourados e Operário eliminaram respectivamente Águia Negra, Costa Rica, SERC e Ivinhema. Na 3ª Fase, Comercial e Sete de Dourados passaram por Corumbaense e Operário respectivamente. Na decisão, o Sete de Dourados venceu as duas partidas por 2 a 1 e 0 a 2 contra o Comercial para ficar com o título. O Sete de Dourados se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa Verde de 2017 e para a Copa do Brasil de 2017. O Comercial se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e para a Copa do Brasil de 2017.

Vasco da Gama Bicampeão Fluminense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos. Os times do Grupo A enfrentaram os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada avançaram à 2ª Fase. Os quatro piores, foram para o Torneio da Morte. Vasco da Gama, Boavista, Fluminense, Bangu, Botafogo, Flamengo, Volta Redonda e Bangu passaram da 1ª Fase. Cabofriense, Portuguesa, Resende FC, Macaé, America, Friburguense, Tigres e Bonsucesso foram para o Torneio da Morte. Na 2ª Fase, Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo eliminaram Volta Redonda, Boavista, Bangu e Madureira. No Torneio da Morte, Resende FC, Macaé, Tigres, Portuguesa, Cabofriense e Bonsucesso se salvaram rebaixando Friburguense e America. Na 3ª Fase, o Vasco da Gama eliminou o Flamengo e o Botafogo passou pelo Fluminense. Nas finais, o Vasco da Gama venceu o Botafogo por 0 a 1 no Maracanã e empatou o jogo de volta também no Maracanã em 1 a 1, conquistando assim o bicampeonato. Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense e Flamengo se classificaram para a Copa do Brasil de 2017. Volta Redonda e Boavista garantiram vagas no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Vitória Campeão Baiano: Na 1ª Fase, cada time fez seis partidas. Bahia, Vitória, Galícia, Jacobina, Juazeirense, Fluminense, Flamengo Guanambi e Bahia de Feira se classificaram para o mata-mata. Vitória da Conquista, Feirense, Jacuipense e Colo Colo foram para o Torneio da Morte. No Torneio da Morte, o Vitória da Conquista passou pelo Colo Colo e o Jacuipense eliminou o Feirense. Os dois perdedores caíram para a 2ª Divisão de 2017. Nas 4ªs de Final, o Juazeirense eliminou o Jacobina; o Vitória ganhou do Flamengo Guanambi; o Fluminense derrotou o Galícia; e o Bahia tirou o Bahia de Feira. Na 3ª Fase, o Vitória superou o Juazeirense; e o Bahia atropelou o Fluminense. Na decisão, o Vitória ganhou do Bahia. Vitória e Bahia se classificaram para a Copa do Brasil de 2017. Vitória, Bahia e Juazeirense se classificaram para a Copa do Nordeste de 2017. Juazeirense, Fluminense e Galícia se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Atlético Acreano Campeão Acreano: Os oito clubes do Campeonato Acreano se enfrentaram em turno único na 1ª Fase. O Rio Branco ficou em primeiro lugar e se garantiu tanto na final, como na 2ª Fase e também no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano. O Atlético Acreano, segundo colocado, se garantiu na 2ª Fase do Estadual e no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão. Galvez, Alto Acre, Vasco e Plácido de Castro também passaram à 2ª Fase. O Andirá foi eliminado. O Amax caiu para a 2ª Divisão de 2017. Na 2ª Fase, os times voltarma a se enfrentar em turno único. O Atlético Acreano se garantiu na final. O Atlético Acreano se sagrou campeão ao derrotar duas vezes o Rio Branco: 1 a 3 e 2 a 1. O campeão também se classificou para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa Verde de 2017. O vice-campeão se classificou para a Copa do Brasil de 2017.

Democrata Governador Valadres Campeão Mineiro da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, os times jogaram em turno e returno dentro dos grupos. No Grupo A, Uberaba, Mamoré e Atlético Uberlândia eliminaram Araxá e Formiga e rebaixaram a Patrocinense. No Grupo B, Democrata Governador Valadares, Nacional Muriaé e América Teófilo Otoni eliminaram Social e Minas Boca e rebaixaram o Ipatinga. A Fase Final foi disputada em turno e returno e o Democrata Governador Valadres ficou com o título e uma vaga na 1ª Divisão de 2017. O outro promovido foi o América Teófilo Otoni. Nacional Muriaé, Uberaba, Mamoré e Atlético Uberlândia foram eliminados.

Moto Club Campeão Maranhense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de quatro. Os vencedores de cada turno disputariam a final. No Grupo A do 1º turno, Moto Clube e Sampaio Corrêa eliminaram São José e Araioses. No B, Maranhão e Cordino eliminaram Imperatriz e Santa Quitéria. Na 2ª Fase, o Moto Club passou pelo Cordino; e o Maranhão superou o Sampaio Corrêa. Na final, o Moto Club derrotou o Maranhão e se classificou para a Final do Estadual. No 2º Turno, no Grupo A, Moto Club e Sampaio Corrêa bateram São José e Araioses. No Grupo B, deu Imperatriz e Cordino contra Santa Quitéria e Maranhão. Na 2ª Fase, o Moto Club passou pelo Cordino e o Sampaio Corrêa arrasou o Imperatriz. Na final, o Moto Club superou o Sampaio Corrêa. Por ter vencido ambos os turnos, o Moto Club foi declarado campeão. O Moto Club se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa do Nordeste de 2017. O Maranhão se garantiu no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016 e na Copa do Nordeste de 2017. O Araioses caiu para a 2ª Divisão de 2017.

São Raimundo Campeão Roraimense: Apenas quatro clubes disputaram o Campeonato Roraimense: Atlético Roraima, Baré, Náutico e São Raimundo. No 1º Turno (Taça Boa Vista), os times se enfrentaram em turno único. Baré e Náutico avançaram à final vencida pelo Baré por 0 a 1. No 2º Turno (Taça Roraima), os times voltaram a se enfrentar em turno único. Sâo Raimundo e Náutico avançaram à final. O São Raimundo derrotou o Náutico nos pênaltis para se classificar para a final do Estadual. Na grande final, Baré e São Raimundo empataram em 2 gols. Nos pênaltis, deu São Raimundo. O campeão se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa Verde de 2017. O vice-campeão garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Sertãozinho Campeão Paulista da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, os 20 clubes se enfrentaram em 19 rodadas. Flamengo, Atibaia, Rio Preto, Sertãozinho, Matonense, São Carlos, Catanduvense e Nacional eliminaram Grêmio Osasco, Olimpia, Comercial, Internacional Limeira, Noroesta e São José dos Campos; e rebaixaram São José, Itapirense, Guaratinguetá, Primavera, Fernandópolis e Grêmio Barueri para a 4ª Divisão de 2017. Na 2ª Fase, o Sertãozinho eliminou Flamengo, Nacional e Matonense e garantiu sua vaga na 2ª Divisão de 2017. No outro grupo, o Rio Preto passou por São Carlos, Catanduvense e Atibaia e também assegurou seu acesso. Na final, o Sertãozinho venceu o jogo de ida por 2 a 0 contra o São Carlos e perdeu a volta por 2 a 1 para ficar com o título.

Campinense Bicampeão Paraibano: Na 1ª Fase, os dez times foram divididos em dois grupos de cinco. Campinense, Paraiba e Sousa pelo Grupo A; e Botafogo, CSP e Treze, pelo Grupo B se classificaram. Auto Esporte, Santa Cruz, Esporte e Atlético Cajazeirense tiveram de disputar o Torneio da Morte. Auto Esporte e Atlético Cajazeirense se livraram do rebaixamento após turno e returno. Santa Cruz e Esporte caíram para a 2ª Divisão. Na 2ª Fase, o Campinense passou pelo Treze; o CSP eliminou o Paraíba; e o Botafogo venceu o Sousa. O Sousa acabou se classificando por ser o "melhor eliminado". Na semifinal, o Botafogo passou mais uma vez pelo Sousa; e o Campinense tirou o CSP. Na decisão, o Campinense venceu em João Pessoa por 2 a 3 e perdeu em Campina Grande por 0 a 1. Mesmo assim, o título ficou com o Campinense. O Campinense se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016, para a Copa do Nordeste de 2017 e para a Copa do Brasil de 2017. O Botafogo vai disputar a Copa do Nordeste de 2017 e a Copa do Brasil de 2017. O Sousa se garantiu no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2016.

Cianorte Campeão Paranaense da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, os oito times se enfrentaram em turno único na 1ª Fase. Cianorte, Prudentópolis, Grêmio Maringá, Portuguesa Londrinense, Andraus, Apucarana Sports, Cascavel e Paranavaí se classificaram. Na 2ª Fase, o Cianorte passou pelo Paranavaí; a Portuguesa Londrinense venceu o Andraus nos pênaltis; o Prudentópolis arrasou o Cascavel; e o Grêmio Maringá derrotou o Apuracaran Sports. Na 3ª Fase, o Cianorte bateu a Portuguesa Londrinense; e o Prudentópolis superou o Grêmio Maringá nos pênaltis. Na decisão, deu Cianorte contra o Prudentópolis. Cianorte e Prudentópolis foram promovidos à 1ª Divisão de 2017.

Gurupi Campeão Tocantinense: Na 1ª Fase, os oito times se enfrentaram em turno e returno. Tocantins, Interporto, Gurupi e Paraíso eliminaram Ricanato, Tocantinópolis, Araguaína e Palmas. Araguaína e Palmas acabaram rebaixados à 2ª Divisão de 2017. Nas semifinais, o Tocantins passou pelo Paraíso; e o Gurupi eliminou o Interporto. Na decisão, deu Gurupi contra o Tocantins. O Gurupi se classificou para a Copa do Brasil de 2017 e para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2017. O Tocantins garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2017 e na Copa Verde de 2017.

River Tricampeão Piauiense: Na 1ª Fase da Taça Estado do Piauí, os oito times se enfrentaram em turno único. Picos, Flamengo, River e Altos se classificaram. Parnahyba, Piauí, Caiçara e Cori-Sabbá foram eliminados. Na semifinal, deu Picos contra o Altos; e o River superou o Flamengo. Na final, o River derrotou o Flamengo. Na Taça Cidade de Teresina, a fórmula se repetiu. Altos, Parnahyba, River e Piauí eliminaram Picos, Flamengo, Cori-Sabbá e Caiçara. Na semifinal, o Altos passou pelo Piauí; e o River ganhou do Parnahyba. Na final, o Altos surpreendeu o River. Só que o Altos escalou um jogador irregular na decisão e foi punido. Sendo assim, o título ficou com o River. Por ter vencido ambos os turnos, o tricampeonato estadual pôde ser comemorado pelo tradicional River. River e Altos se classificaram para a Copa do Brasil de 2017 e para a Copa do Nordeste de 2017. Caiçara e Cori-Sabbá foram rebaixados à 2ª Divisão. Pelo confuso regulamento do Estadual, Altos e Parnahyba se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Rondoniense Campeão Rondoniense: No 1º Turno, Gênus e Rondoniense se classificaram para a final eliminando Real Desportivo, Ariquemes, Guajará, Ji-Paraná, Morumbi e Rolim de Moura. Na final, o Rondoniense derrotou o Gênus nos pênaltis. No 2º turno, Rondoniense e Gênus eliminaram novamente Ji-Paraná, Guajará, Real Desportivo, Morumbi, Ariquemes e Rolim de Moura. Na final, 2 a 2 e 1 a 0 a favor do Rondoniense. Por ter vencido ambos os turnos o Rondoniense ficou com o título estadual. Rondoniense e Gênus se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão deste ano.

Vitória Campeão Capixaba da 2ª Divisão: Na 1ª fase, tivemos turno e returno entre os participantes. Rio Branco Venda Nova, Vitória, Castelo e Tupy eliminaram Grêmio Laranjeiras, Serra, Vilavelhense e ESSE. Na semifinal, deu Tupy contra o Rio Branco Venda Nova; Vitória contra o Castelo. A decisão foi disputada em jogo único. Após empate sem gols, o Vitória venceu nos pênaltis o Tupy por 3 a 1. Vitória e Tupy subiram para a 1ª Divisão do ano que vem.

Dom Pedro Campeão Brasiliense da 2ª Divisão: O Dom Pedro conquistou o Campeonato Brasiliense da 2ª Divisão ao derrotar o Paranoá na decisão por 1 a 0. Ambos foram promovidos à elite de 2017. Os demais participantes foram CFZ Brasília, Brazlândia, Planaltina, Bolamense, Botafogo, Guará e Ceilandense.

Guarany Bagé Campeão Gaúcho da 3ª Divisão: Na decisão, o Guarany derrotou o Gaúcho em casa por 3 a 2 e fora de casa por 2 a 1 para ficar com o título e com a vaga na 2ª Divisão de 2017. Os outros participantes do campeonato foram: Associação de Pais e Amigos Futebol, Nova Prata, Sâo Borja, Carazinho, Bagé, Igrejinha, Rio Grande, Grêmio Farroupilha e Sapucaiense.

Itaboraí Profute Campeão Fluminense da 4ª Divisão: O Itaboraí Profute passou por Campo Grande, Miguel Couto, Rubro, Teresópolis, Paduano, São José, Tomazinho, União de Marechal Hermes e União Central para conquistar o título.

CA Itajaí Campeão Catarinense da 3ª Divisão: O CA Itajaí conquistou o Campeonato Catarinense da 3ª Divisão derrotando o Fluminense na final. O campeão ficou com a única vaga na 2ª Divisão de 2017. Maga, Imbituba, Santa Catarina e Curitibanos foram os outros participantes.

4 de Julho Campeão Piauiense da 2ª Divisão: Comercial e 4 de Julho enfrentaram e se classificaram após turno e returno contra Timon e Ferroviário. Na decisão o 4 de Julho bateu seu rival por 2 a 1 e ficou com o títulos. Os dois finalistas foram promovidos.

Americano Campeão Maranhense da 2ª Divisão: Apenas Americano e Pinheiro disputaram a 2ª Divisão. No jogo de ida, o Americano venceu por 4 a 1 e no de volta voltou a triunfar: 2 a 0. O Americano subiu para a elite.

Aparecida Campeão Goiano da 3ª Divisão: Após turno e returno, o Aparecida conquistou o título e o Monte Cristo ficou com a outra vaga na 2ª Divisão de 2017. Os outros participants foram Itaberaí, Raça e Umuarama.

Atlântico Campeão Baiano da 2ª Divisão: Após turno e returno, Teixeira de Freitas e Atlântico eliminaram Ypiranga, Atlético Alagoinhas, Catuense e Juazeiro. Na final, o Atlântico derrotou duas vezes o Teixeira de Freitas para comemorar a conquista. O Atlântico subiu para a elite.

Caxias Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de oito e os times se enfrentaram em turno e returno dentro das chaves. Na A, Guarani Venâncio Aires, Brasil Farroupilha, São Gabriel, Pelotas e Avenida eliminaram Internacional Santa Maria, Santa Cruz e Riograndense (rebaixado). Na B, Caxias, São Luiz, Esportivo e Tupy passaram por União Frederiquense, Panambi, Santo Ângelo e Marau (rebaixado). Na 2ª Fase, tivemos dois grupos de cinco e os clubes voltaram a duelar em turno e returno dentro dos grupos. No C, Pelotas e Brasil Farroupilha tiraram Avenida, São Gabriel e Guarani Venâncio Aires. No B, Caxias e União Frederiquense eliminaram Esportivo, São Luiz e Tupy. Na Fase Final, o Caxias ficou com o título e subiu para a 1ª Divisão. Pelotas, Brasil Farroupilha e União Frederiquense foram eliminados.

Fast Campeão Amazonense: Na 1ª Fase do Campeonato Amazonense, Fast, Nacional, Princesa do Solimões e Rio Negro eliminaram São Raimundo, Manaus e Nacional Borbense após turo e returno. Na 2ª Fase, o Fast passou pelo Rio Negro e o Nacional perdeu para o Princesa do Solimões. Na decisão, o Fast ficou com o título ao derrotar o Princesa do Solimões por 3 a 1. O Fast assegurou sua vaga na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão e na Copa Verde. O Princesa do Solimões vai disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão.

Guarani Juazeiro Campeão da Copa do Ceará: No Grupo A, Guarany Sobral, Horizonte e Fortaleza eliminaram Floresta e Ceará; no B, Alto Santo e Esporte Limoeiro se classificaram; no C, Guarani Juazeiro, Crato e ICASA passaram de fase. Na 2ª Fase, o Floresta tirou o Alto Santo; o Horizonte humilhou o Esporte Limoeiro; o Crato surpreendeu o Guarany Sobral; e o Guarani Juazeiro bateu o Fortaleza. Na 3ª Fase, o Horizonte arrasou o Floresta e o Guarani Juazeiro passou pelo Crato nos pênaltis. Na decisão, o Guarani Juazeiro derrotou o Horizonte e se classificou para a Copa do Brasil.

Humaitá Campeão Acriano da 2ª Divisão: O Humaitá terminou com 100% de aproveitamento, conquistou o título e subiu para a 1ª Divisão. ADESG e Náuas ficaram na Segundona.

Internacional Campeão Paraibano da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, Internacional, Femar e Spartax passaram pelo Miramar no Grupo do Litoral; Serrano e Sport Campina eliminaram o Lucena no Grupo do Agreste; e Nacional Patos, Nacional Pombal e Sabugy se classificaram no Grupo do Sertão. Na 2ª Fase, deu Internacional contra o Sabugy, o Serrano passou pelo Spartax, o Nacional Patos ganhou do Sport Campina e o Femar tirou o Nacional Pombal. Na 3ª Fase, o Internacional arrasou o Nacional Patos e o Serrano superou o Femar. Na decisão, o Internacional bateu o Serrano. Internacional e Serrano subiram à 1ª Divisão.

Nova Iguaçu Campeão Fluminense da 2ª Divisão: No 1º Turno da 1ª Fase, AD Itaboraí e Americano eliminaram Artsul, Queimados, Goytacaz, São Cristóvão, CA Barra da Tijuca, Audax Rio e Ceres no Grupo A. No B, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa superaram Angra dos Reis, Olaria, Barra Mansa, Santa Cruz, Campos AA, Gonçalense e Duque de Caxias. Na 2ª Fase, a AD Itaboraí ganhou do Sampaio Corrêa e o Nova Iguaçu goleou o Americano. Na final, o Nova Iguaçu superou a AD Itaboraí e conquistou a Taça Santos Dumont. No 2º Turno, o regulamento se repetiu. No Grupo A, passaram Americano e Audax Rio, que deixaram para trás AD Itaboraí, São Cristóvão, Queimados, Artsul, CA Barra da Tijuca, Goytacaz e Ceres. No B, Campos AA e Olaria tiraram Angra dos Reis, Gonçalense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Sampaio Corrêa e Santa Cruz. Na seqüência, o Americano passou pelo Olaria e o Campos AA pelo Audax Rio. O Campos AA ganhou a Taça Corcovado em cima do Americano. O TJD desclassificou o Americano por suspeita de manipulação de resultados. A fase final, disputada em turno e returno, foi conquistada pelo Nova Iguaçu, que subiu para a elite junto do Campos AA. A AD Itaboraí chegou em terceiro. Angra dos Reis, Santa Cruz, Ceres e o São Gonçalo FC, que desistiu, foram rebaixados.

Operário Campeão da Copa do Paraná: Após a disputa da 1ª Fase em turno único, o Operário assegurou uma vaga na 3ª Fase. Andraus, Paranavaí, Grêmio Maringá, Foz do Iguaçu, Apucarana Sports e Portuguesa Londrinense passaram à 2ª Fase. Na 2ª Fase, o Apucarana Sports passou pelo Paranavaí, o Andraus arrasou a Portuguesa Londrinense e o Foz do Iguaçu humilhou o Grêmio Maringá. Na 3ª Fase, o Andraus ganhou do Apucarana Sports e o Operáro passou pelo Foz do Iguaçu. Na decisão, o Operário conquistou o título em cima do Andraus. O Operário se classificou para a Copa do Brasil.

Portuguesa Santista Campeã Paulista da 4ª Divisão: A Portuguesa Santista derrotou o Desportivo Brasil e conquistou o Campeonato Paulista da 4ª Divisão. Ambos os finalistas subiram para a 3ª Divisão de 2017. Os outros participantes foram Grêmio Prudente, Vocem, Santacruzense, Tupã, Elosport, Assisense, Osvaldo Cruz, Presidente Prudente, Internacional Bebedouro, XV Jaú, Tanabi, Bandeirante, Atlético Araçatuba, América, José Bonifácio, Araçatuba, Diadema, Taboão da Serra, Osasco, Lemense, Barcelona, Amparo, Palmeirinha, Mauaense, Guarulhos, Jabaquara, São Bernardo, Manthiqueira, União e Atlético Mogi.

Rio Branco Campeão da Copa Espírito Santo: Na 1ª Fase, Espírito Santo e Rio Branco eliminaram Real Noroeste, Sport Linharense e Linhares no Grupo A, enquanto que Vitória e Atlético Itapemirim superaram Desportiva, Serra e Vilavelhense na Chave B. Na 2ª Fase, o Rio Branco venceu o Vitória e o Espírito Santo ganhou do Atlético Itapemirim. Na decisão, o Rio Branco superou o Espírito Santo, ficou com o título e se classificou para a Copa Verde.

Rio Verde Campeão Goiano da 2ª Divisão: O Rio Verde superou o Iporá na decisão e conquistou o Campeonato Goiano da 2ª Divisão. Ambos os finalistas subiram para a elite. Novo Horizonte e Grêmio Anápolis foram eliminados nas semifinais. Caldas e Caldas Novas foram rebaixados para a 3ª Divisão. América Morrinhos, Goiânia, ASEEV e Santa Helena foram os outros participantes.

Santa Cruz Natal Campeão Potiguar da 2ª Divisão: Após turno e returno, o Santa Cruz Natal conquistou o Campeonato Potiguar superando Atlético Potiguar, Atlético Potengi, Força & Luz e Visão Celeste. Apenas o campeão subiu para a elite.

Santos Tetracampeão Amapaense: Os cinco clubes disputaram o turno em quatro rodadas. São Paulo e Trem eliminaram Santos, Macapá e Santana. O Trem derrotou o São Paulo na final. No 2º turno, o regulamento se repetiu. Santos e Macapá deixaram para trás São Paulo, Trem e Santana. O Santos segurou o empate com o Macapá na final. Na decisão, Trem e Santos empataram em 1 a 1 e nos pênaltis o Santos derrotou seu rival por 3 a 1 para ficar com o título. O campeão se classificou para a Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão. O Trem vai disputar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão.

São Gonçalo EC Campeão Fluminense da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, os clubes foram divididos em dois grupos. No A, o São Gonçalo EC se classificou para a final, Serra Macaense e Barcelona para os playoffs. Mesquita, Nova Cidade, Rio de Janeiro e Condor foram eliminados. No B, o Serrano avançou à final; Juventus e Rio São Paulo aos Playoffs. Arraial do Cabo, Duquecaxiense, Futuro Bem Próximo e Bella Vista foram eliminados. Nos playoffs, o Barcelona tirou o Rio São Paulo e o Serra Macaense bateu o Juventus. Na final, o São Gonçalo EC superou o Serrano e ficou com o título. São Gonçalo EC, Serrano, Barcelona e Serra Macaense subiram para a 2ª Divisão.

Tianguá Campeão Cearense da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, Tianguá e Esporte Limoeiro eliminaram o Palmácia após turno e returno. Na final, o Tianguá superou o Esporte Limoeiro. Os finalistas subiram para a 2ª Divisão.

Almirante Barroso Campeão Catarinense da 2ª Divisão: Os dez participantes se enfrentaram em turno e returno na 1ª Fase. Atlético Tubarão e Almirante Barroso se classificaram para a final e subiram para a 1ª Divisão de 2017. O Porto ficou em último lugar e caiu para a 3ª Divisão. Os outros participantes foram Concórdia, Hercílio Luz, Juventus, Operário Mafra, Barra, Marcílio Dias e Jaraguá. Na decisão, o Almirante Barroso conquistou o título inédito diante do Atlético Tubarão.

CEO Campeão Alagoano da 2ª Divisão: O CEO conquistou o Campeonato Alagoano da 2ª Divisão ao ficar em primeiro lugar após turno e returno disputado entre dos os participantes. O vice-campeão foi o Miguelense. Os dois primeiros colocados jogarão na elite em 2017. Os outros participantes foram São Domingos, Santa Cruz e Sport Igaci.

Frei Paulistano Campeão Sergipano da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, os 12 clubes foram divididos em três grupos de quatro. No A, o Botafogo eliminou Olímpico, Boquinhense e Independente. No B, o Frei Paulistano arrasou Coritiba, Aracaju e Maruinense. No C, América e Propriá passaram por Rosário Central e Canindé. Na 2ª Fase, o Frei Paulistano goleou o Propriá enquanto que o Botafogo derrotou o América. Na decisão, após dois empates, o Frei Paulistano ficou com o título. Os dois finalistas subiram.

Pinheirense Campeão Paraense da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, os dez clubes foram divididos em duas chaves de cinco. No Grupo A, Castanhal e Grêmio Carajás eliminaram Vênus, Tiradentes e Gavião Kyikatejê. No Grupo B, Tuna Luso, Vila Rica e Desportiva Paraense caíram diante de Pinheirense e Sport Belém. Na 2ª Fase, o Castanhal passou pelo Sport Belém, enquanto que o Pinheirense batia o Grêmio Carajás. Na final, o Pinheirense venceu o Castanhal na disputa de pênaltis para conquistar o título. Campeão e vice subiram.

Tupynambás Campeão Mineiro da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, os 14 participantes foram divididos em três grupos. No A, Valeriodoce e Coimbra superaram Arsenal, União Luziense e Siderúrgica. No B, Patrocinense e Jacutinga superaram Santarritense e Esportiva Guaxupé. No C, Tupynambás e Betinense se livraram de Ponte Nova, Venda Nova e Itaúna. Na Fase Final, os seis clubes se enfrentaram em turno e returno e o Tupynambás ficou com o título, somando um ponto a mais que o Betinense. Patrocinense, Coimbra, Valeriodoce e Jacutinga foram eliminados. Campeão e vice subiram para a 2ª Divisão de 2017.

Vitória da Conquista Campeão da Copa Governador do Estado: Na 1ª Fase, tivemos duas chaves de quatro. Na A, Jacobina e Jacuipense passaram por Atlântico e Atlético Alagoinhas. Na B, Vitória da Conquista e Fluminense venceram Pituaçu e Teixeira de Freitas. Na 2ª Fase, o Jacobina superou o Fluminense enquanto que o Vitória da Conquista batia o Jacuipense. Na decisão, o Vitória da Conquista ganhou o título em cima do Jacobina. O campeão se classificou para a Copa do Brasil e o vice para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão.

XV Piracicaba Campeão da Copa Paulista: O XV de Piracicaba conquistou a Copa Paulista em cima da Ferroviária e se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão. O vice-campeão garantiu vaga na Copa do Brasil. São Caetano, Rio Claro, Votopuranguense, São Carlos, Bragantino, Nacional, Penapolense, Comercial, Red Bull, Mirassol, Santos, Água Santa, Catanduvense, São Paulo, Paulista, Ituano, Independente, Olimpia, Marília, Batatais, São José dos Campos, Juventus, Flamengo, Matonense e Santo André também disputaram a competição.


Resumo dos Campeões 2016

Regionais de 2016

  • Copa Sul Minas Rio: Fluminense (RJ).
  • Copa Verde (Centro-Oeste, Espírito Santo e Norte): Paysandú (PA).
  • Nordeste: Santa Cruz (PE).

Estaduais de 1ª Divisão de 2016

  • AC: Atlético Acreano.
  • AL: CRB.
  • AM: Fast.
  • AP: Santos.
  • BA: Vitória.
  • CE: Fortaleza.
  • DF: Luziânia.
  • ES: Desportiva.
  • GO: Goiás.
  • MA: Moto Club.
  • MG: América.
  • MS: Sete de Dourados.
  • MT: Luverdense.
  • PA: Paysandú.
  • PB: Campinense.
  • PE: Santa Cruz.
  • PI: River.
  • PR: Atlético.
  • RJ: Vasco da Gama.
  • RN: ABC.
  • RO: Rondoniense.
  • RR: São Raimundo.
  • RS: Internacional.
  • SC: Chapecoense.
  • SE: Sergipe.
  • SP: Santos.
  • TO: Gurupi.

Estaduais de 2ª Divisão de 2016

  • AC: Humaitá.
  • AL: CEO.
  • BA: Atlântico.
  • CE: Flamengo Arcoverde.
  • DF: Dom Pedro.
  • ES: Vitória.
  • GO: Rio Verde.
  • MA: Americano.
  • MG: Democrata Governador Valadares.
  • PA: Pinheirense.
  • PB: Internacional.
  • PE: Flamengo Arcoverde.
  • PI: 4 de Julho.
  • PR: Cianorte.
  • RJ: Nova Iguaçu.
  • RN: Santa Cruz Natal.
  • RS: Caxias.
  • SC: Almirante Barroso.
  • SE: Frei Paulistano.
  • SP: Santo André.
  • TO: Sparta.

Estaduais da 3ª Divisão de 2016

  • CE: Tianguá.
  • GO: Aparecida.
  • MG: Tupynambás.
  • PR: União.
  • RJ: São Gonçalo EC.
  • RS: Guarany Bagé.
  • SC: CA Itajaí.
  • SP: Sertãozinho.

Estaduais da 4ª Divisão de 2016

  • RJ: Itaboraí Profute.
  • SP: Portuguesa Santista.

Copas Estaduais de 2016

  • BA: Vitória da Conquista.
  • CE: Guarani Juazeiro.
  • ES: Rio Branco.
  • PR: Operário.
  • RJ: Portuguesa.
  • SP: XV Piracicaba.

Nenhum comentário: