segunda-feira, 15 de maio de 2017

Primeiros Campeões Estaduais do Ano

ABC Bicampeão Potiguar: na Copa Cidade de Natal, ABC e Globo eliminaram América, Baraúnas, ASSU, Potiguar Mossoró, Alecrim e Santa Cruz. Na final, o Globo bateu o ABC. Na Copa RN, ABC e Potiugar Mossoró eliminaram ASSU, América, Globo, Santa Cruz, Baraúnas e Alecrim. O ABC superou o Potiguar Mossoró na final. Na decisão do Estadual, o ABC ficou com o título e o Globo com o vice: 1 a 0 e 0 a 0. ABC, Globo e América se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. ABC e Globo disputarão a Copa do Nordeste de 2018. Globo e América se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Alecrim foi rebaixado à 2a Divisão de 2018.

Atlético Bicampeão Acriano: Na 1a Fase, os oito clubes se enfrentaram em turno único. O Rio Branco, por terminar em primeiro, se classificou para a final. O Andirá foi eliminado. O Alto Acre foi rebaixado para a 2a Divisão de 2018. Atlético, Plácido de Castro, Galvez, Humaitá e Vasco se classificaram para a 2a Fase. Na 2a Fase, tivemos novamente turno único. O Atlético Acreano terminou na ponta e se classificou para a final. Plácido de Castro, Galvez, Humaitá e Vasco foram eliminados. Na decisão, o Rio Branco venceu a primeira partida por 1 a 0 mas o Atlético ganhou a segunda por 3 a 1 e deu a volta olímpica. O Atlético se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa Verde de 2018. O Rio Branco disputará a Copa do Brasil de 2018 e o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Atlético Campeão Mineiro: na 1a Fase, os 12 participantes se enfrentaram em turno único. Atlético, Cruzeiro, América e URT rebaixaram América Teófilo Otoni e Tricordiano, e eliminaram Caldense, Uberlândia, Tombense, Tupi, Villa Nova e Democrata Governador Valadares. Na segunda fase, o Cruzeiro venceu o América e o Atlético passou pela URT. Na decisão, deu Galo contra a Raposa: 0 a 0 e 2 a 1. Atlético, Cruzeiro, América e URT se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. URT, Caldense e Uberlândia disputarão o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Atlético Itapemirim Campeão Capixaba: dez clubes disputaram a 1a Fase em turno único. Atlético Itapemirim, Doze, Espírito Santo e Tupy se classificaram. Rio Branco e Linhares caíram. São Mateus, Vitória, Real Noroeste e Desportiva foram eliminados. Na segunda fase, o Atlético Itapemirim passou pelo Tupy e o Doze pelo Espírito Santo. Na decisão, o Atlético Itapemirim ficou com o título inédito: 2 a 2 e 2 a 1 sobre o Doze. O Atlético Itapemirim se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018 e para a Copa do Brasil de 2018.

Botafogo Campeão Paraibano: a fase classificatória foi disputada em turno e returno. Botafogo, Campinense, Treze e Atlético se classificaram. Auto Esporte, Serrano, Sousa e CSP foram eliminados. Internacional e Paraíba acabaram rebaixados. Nas semifinais, o Treze bateu o Campinense; e o Botafogo arrasou o Atlético. Na decisão, deu Botafogo sobre o Treze. Botafogo e Treze representarão a Paraíba nas próximas Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Treze e Campinense se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Brasiliense Campeão do Distrito Federal: na 1a Fase, os 12 clubes se enfrentaram em turno único. Ceilândia, Brasiliense, Gama, Sobradinho, Santa Maria, Paracatu, Real e Luziânia avançaram. Formosa e Paranoá foram eliminados. Brasília e Atlético Taguatinga foram rebaixados à 2a Divisão de 2018. A partir da 2a Fase, tivemos mata-mata: o Paracatu eliminou o Gama nos pênaltis; o Ceilândia goleou o Luziânia; o Sobradinho precisou dos penais para passar pelo Santa Maria; e o Brasiliense superou o Real. Na 3a Fase, deu Ceilândia sobre o Paracatu; e Brasiliense contra o Sobradinho. Na final, o Brasiliense foi campeão com escores de 2 a 2 e 3 a 2. Brasiliense e Ceilândia pegaram as vagas para o Campeonato Brasiliense da 4a Divisão de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa Verde de 2018.

Ceará Campeão Cearense: na 1a Fase, os 10 participantes se enfrentaram em turno único. Ceará, Fortaleza, Horizonte, Guarani Juazeiro, Maranguape, Ferroviário, Tiradentes e Uniclinic se classificaram. Guarany Sobral e Itapipoca foram rebaixados para a 2a Divisão. Na 2a Fase, o Ceará eliminou o Uniclinic; o Guarani Juazeiro desclassificou o Maranguape; o Ferroviário despachou o Horizonte; e o Fortaleza eliminou o Tiradentes. Na 3a Fase, o Ceará bateu o Guarani Juazeiro; e o Ferroviário ganhou do Fortaleza. Na decisão, o Ceará foi melhor que o Ferroviário. O Ceará se classificou para a Copa do Nordeste de 2018 e para a Copa do Brasil de 2018. O Ferroviário se garantiu na Copa do Nordeste de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Guarani Juazeiro garantiu presença no Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Chapecoense Bicampeã Catarinense: Na 1a Fase, os 10 clubes se enfrentaram em turno e returno. O Avaí venceu o 1o turno e a Chapecoense o 2o. Os vencedores de turno avançaram à final. Brusque, Criciúma, Figueirense, Tubarão, Internacional Lages, Metropolitano, Joinville e Almirante Barroso foram eliminados. A Chapecoense ficou com o título em cima do Avaí. Na soma dos turnos, Almirante Barroso e Metropolitano acabaram rebaixados à 2a Divisão de 2018. Chapecoense, Avaí, Criciúma e Brusque se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Brusque, Tubarão e Internacional Lages se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Confiança Campeão Sergipano: Na 1a Fase, Confiança, Sergipe, Itabaiana, Amadense, Boca Júnior e Frei Paulistano eliminaram Estanciano, Botafogo, Dorense e Lagarto. No Torneio da Morte, Dorense e Lagarto permaneceram na elite. Estanciano e Botafogo foram rebaixados. Na 2a Fase, Itabaiana e Confiança eliminaram Sergipe, Amadense, Boca Júnior e Frei Paulistano. Na decisão o título ficou com o Confiança sobre o Itabaiana: 1 a 1 e 1 a 0. Confiança e Itabaiana se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. Itabaiana e Sergipe se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Corinthians Campeão Paulista: na 1a fase, tivemos quatro grupos de quatro mas os clubes só jogavam com adversários das outras chaves. No A, Corinthians e Botafogo eliminaram Ituano e São Bernardo. No B, Sâo Paulo e Linense passaram por Red Bull Brasil e Ferroviária. No C, Palmeiras e Grêmio Novorizontino desclassificaram Santo André e São Bento. No D, Santos e Ponte Preta superaram Mirassol e Audax. Na 2a Fase, Ponte Preta, Palmeiras, São Paulo e Corinthians venceram respectivamente Santos, Grêmio Novorizontino, Linense e Botafogo. Na 3a Fase, a Ponte Preta ganhou do Palmeiras e o Corinthians bateu o São Paulo. Na decisão, o Corinthians foi melhor que a Ponte Preta. No Torneio do Interior tivemos duas chaves de três. O Santo André passou por Mirassol e Ferroviária. O Ituano ganhou de Red Bull Brasil e São Bento. Na decisão o Ituano foi melhor que o Santo André. Corinthians, Ponte Preta e Ituano se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Linense, Grêmio Novorizontino e Mirassol se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. São Bernardo e Audax foram rebaixados para a 2a Divisão de 2018.

Coritiba Campeão Paranaense: tivemos turno único na 1a Fase. Paraná, Coritiba, Cianorte, Londrina, Prudentópolis, Cascavel, Atlético e Rio Branco sobreviveram. Foz do Iguaçu e Toledo foram eliminados. PSTC e J. Malucelli terminaram rebaixados. Na 2a Fase, Atlético, Londrina, Cianorte e Coritiba eliminaram respectivamente Paraná, Rio Branco, Prudentópolis e Cascavel. Na 3a Fase, o Atlético ganhou do Londrina nos pênaltis e o Coritiba passou pelo Cianorte. Na decisão, deu Coxa: 3 a 0 e 0 a 0. O Londrina conquistou o título do interior sobre o Cianorte. Coritiba, Atlético e Cianorte se garantiram na Copa do Brasil de 2018. Cianorte e Prudentópolis representarão o Paraná no Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Corumbaense Campeão Sul-Mato-Grossense: no Grupo A da 1a Fase, Operário, Comercial, União ABC e Novoperário eliminaram Costa Rica e rebaixaram o SERC. No chave B, Águia Negra, Corumbaense, Sete de Dourados e URSO passaram pelo Naviraiense e rebaixaram o Ivinnhema. Na 2a Fase, o Operário ganhou do URSO, o Corumbaense eliminou o União ABC, o Sete de Dourados derrotou o Comercial e o Novoperário desclassificou o Águia Negra. Na 3a Fase, o Corumbaense superou o Operário e o Novoperário ganhou do Sete de Dourados. Na final, o Corumbase foi melhor que o Novoperário. O Corumbase se garantiu na Copa Verde de 2018, na Copa do Brasil de 2018 e no Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Novoperário disputará a Copa do Brasil de 2018 e o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

CRB Tricampeão Alagoano: na 1a Fase, os 10 participantes foram divididos em dois grupos de cinco. Os jogos ocorreram contra os times da outra chave em turno e returno. No A, CRB, CEO e Murici eliminaram Sete de Setembro e Coruripe. No B, ASA, CSA e Santa Rita tiraram CSE e Miguelense. CSE e Coruripe escaparam com vida do Torneio da Morte. Sete de Setembro e Miguelense caíram para a 2a Divisão. Na 2a Fase, CRB, ASA, CSA e Murici eliminaram Santa Rita e CEO. Na 3a Fase, o CRB eliminou o Murici e o CSA passou pelo ASA. Na decisão, o CRB ganhou duas vezes do CSA: 1 a 0 e 3 a 2 para ficar com o título. Na disputa do terceiro lugar, o ASA superou o Murici. CRB e CSA se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. O ASA se garantiu na Copa do Brasil de 2018. Murici e Santa Rita disputarão o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Cuiabá Campeão Mato-Grossense: a primeira fase foi composta por dois grupos de cinco. No A, Sinop e Luverdense eliminaram Mixto e CEOV e rebaixaram o Cacerense. No B, Cuiabá e Dom Bosco desclassificaram União Rondonópolis e Araguaia, além de rebaixarem o Operário. Na 2a Fase, o Sinop arrasou com o Dom Bosco e o Cuiabá precisou dos pênaltis para eliminar o Luverdense. O título também foi decidido nos tiros livres diretos e o Cuiabá foi mais competente e pôde levantar o caneco. Cuiabá e Luverdense se classificaram para a Copa do Brasil 2018. O Cuiabá também garantiu vaga na Copa Verde de 2018. Sinop e Dom Bosco se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Flamengo Campeão Carioca: na 1a Fase, Portuguesa e Nova Iguaçu eliminaram Cabofriense, Campos AA, Tigres e Bonsucesso. No Torneio da Morte, Cabofriense e Bonsucesso permaneceram na elite rebaixando Campos AA e Tigres. Na 2a Fase, tivemos dois turnos. No Grupo B do primeiro turno, Flamengo e Madureira eliminaram Botafogo, Nova Iguaçu, Boavista e Macaé. No C, Fluminense e Vasco da Gama passaram por Volta Redonda, Bangu, Resende FC e Portuguesa. Nas semifinais, o Fluminense bateu o Madureira e o Flamengo ganhou do Vasco. Na final, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara nos pênaltis sobre o Flamengo. No Grupo B do segundo turno, Botafogo e Flamengo superaram Nova Iguaçu, Boavista, Madureira e Macaé. No C, deu Vasco da Gama e Fluminense sobre Volta Redonda, Portuguesa, Resende FC e Bangu. Nas semifinais, o Vasco eliminou o Flamengo e o Botafogo ganhou do Fluminense. O Vasco conquistou a Taça Rio ao ganhar do Botafogo. O Nova Iguaçu venceu os dois torneios de consolação dos turnos. Na 3a Fase, o Fluminense arrasou com o Vasco da Gama e o Flamengo bateu o Botafogo. Na decisão, o Flamengo ganhou duas vezes do Fluminense para ficar com o título: 1 a 0 e 2 a 1. Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Nova Iguaçu e Madureira disputarão o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão do ano que vem. Resende FC, Macaé, Cabofriense e Bonsucesso começarão da 1a Fase do Estadual 2018.

Goiás Tricampeão Goiano: na 1a Fase, tivemos dois grupos de cinco agremiações cada. No A, Goiás e Vila Nova eliminaram Iporá e Itumbiara, além de rebaixarem o CRAC. No B, Aparecidense e Atlético passaram por Anápolis e Rio Verde e rebaixaram o Goianésia. Na 2a Fase, o Vila Nova ganhou do Aparecidense e o Goiás derrotou o Atlético. Na decisão, o Goiás não tomou conhecimento do Vila Nova: 3 a 0 e 1 a 0. Goias, Vila Nova e Aparecidense disputarão a Copa do Brasil de 2018. Aparecidense, Iporá e Itumbiara se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Goiás se classificou para a Copa Verde de 2018.

Holanda Campeão Amazonense da 2a Divisão: Na 1a Fase, Holanda e Peñarol eliminaram Tarumã e Manicoré e se garantiram na 1a Divisão deste mesmo ano de 2017. A final não foi realizada porque o Peñarol abdicou da disputa  devido à morte de um dirigente do rival.

Interporto Campeão Tocantinense: na 1a Fase, tivemos dois grupos de quatro. No A, Interporto e Gurupi eliminaram Paraíso e Capital. No B, Sparta e Tocantinópolis passaram por Tocantins Miracema e Colinas. Capital e Colinas foram rebaixados para a 2a Divisão de 2018. Nas semifinais, o Interporto eliminou o Tocantinópolis e o Sparta desclassificou o Gurupi. Na decisão, o Interporto bateu o Sparta duas vezes por 2 a 0 para ficar com o título. O Interporto se classificou para a Copa do Brasil de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Sparta disputará a 4a Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018 e a Copa Verde de 2018.

Novo Hamburgo Campeão Gaúcho: na 1a Fase, os 12 clubes se enfrentaram em turno único. Novo Hamburgo, Cruzeiro, Caxias, Grêmio, Veranópolis, Juventude, Internacional e São José avançaram. São Paulo e Brasial de Pelotas foram eliminados. Ypiranga e Passo Fundo foram rebaixados. Nas quartas de final, o Inter passou pelo Cruzeiro; o Caxias ganhou o Caju; o Grêmio atropelou o Veranópolis; e o Novo Hamburgo bateu o São José. Nas semifinais, o Internacional venceu o Caxias nos pênaltis e o Novo Hamburgo também precisou dos penais para passar pelo Grêmio. Na decisão, o título do Novo Hamburgo veio nos pênaltis sobre o Inter. Novo Hamburgo, Internacional e Caxias disputarão a Copa do Brasil de 2018. Novo Hamburgo e Caxias se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

Paysandu Bicampeão Paraense (foto): na 1a Fase, tivemos dois pentagonais de cinco times mas eles jogaram em turno e returno contra os da outra chave. No Grupo A1, Paysandu e São Raimundo eliminaram Cametá e Paragominas, além de rebaixarem o Pinheirense. Na chave A2, Remo e Independente eliminaram Águia Marabá e Castanhal rebaixanndo o São Francisco. Nas semifinais deu Paysandu contra o São Raimundo e Remo contra o Independente. Nas finais, o Paysandu foi melhor: 1 a 1 e  2 a 1. Paysandu, Remo e Independente se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. O Paysandu também se garantiu na Copa Verde de 2018. Independente e São Raimundo disputarão o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

São Caetano Campeão Paulista da 2a Divisão: na 1a Fase, 20 clubes se enfrentaram em turno único. Água Santa, São Caetano, Rio Claro e Bragantino se classificaram para as semifinais. Batatais, Guarani, Juventus, Sertãozinho, Penapolense, Taubaté, Oeste, XV Piracicaba, Portuguesa e Votuporanguense foram eliminados. Velo Clube, Barretos, Capivariano, Rio Preto, Mogi-Mirim e União Barbarense foram rebaixados para a 3a Divisão de 2018. Na 2a Fase, o Bragantino eliminou o Água Santa nos pênaltis e o São Caetano passou pelo Rio Claro. A final foi disputada em jogo único e o São Caetano ficou com o título derrotando o Bragantino por 2 a 1. São Caetano e Bragantino subiram para a 1a Divisão de 2018. O São Caetano também garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2018.

Vitória Bicampeão Baiano: na 1a Fase do Campeonato Baiano, Vitória, Bahia, Fluminense, Vitória da Conquista, Jacuipense, Bahia de Feira, Juazeirense, Jacobina, Atlântico, Flamengo e Galícia se enfrentaram em turno único. Vitória, Bahia, Fluminense e Vitória da Conquista avançaram às semifinais, enquanto que Flamengo e Galícia foram rebaixados à 2a Divisão de 2018. Na segunda fase, o Bahia passou pelo Fluminense, enquanto que o Vitória eliminou o Vitória da Conquista. Na final, tivemos dois empates: 1 a 1 e 0 a 0, que favoreceram o Vitória sobre o Bahia. Vitória, Bahia e Fluminense se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. Fluminense, Vitória da Conquista e Jacuipense garantiram vaga na 4a Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018.

Resumo dos Campeões 2017: 
Regionais:
Copa Verde (Centro-Oeste, Espírito Santo e Norte): 
Nordeste: 
Primeira Liga:

Estaduais de 1a Divisão:
AC: Atlético.
AL: CRB.
AM: 
AP: 
BA: Vitória.
CE: Ceará.
DF: Brasiliense.
ES: Atlético Itapemirim.
GO: Goiás.
MA: 
MG: Atlético.
MS: Corumbaense.
MT: Cuiabá.
PA: Paysandu.
PB: Botafogo.
PE: 
PI: 
PR: Coritiba.
RJ: Flamengo.
RN: ABC.
RO: 
RR: 
RS: Novo Hamburgo.
SC: Chapecoense.
SE: Confiança.
SP: Corinthians.
TO: 

Estaduais de 2a Divisão:
AC: 
AL: 
AM: Holanda.
BA: 
CE: 
DF: 
ES: 
GO:
MA: 
MG: 
PA: 
PB:
PE: 
PI: 
PR: 
RJ: 
RN: 
RS: 
SC: 
SE:
SP: São Caetano.
TO: 

Estaduais da 3a Divisão:
CE: 
GO: 
MG: 
PR: 
RJ: 
RS: 
SC:
SP: 

Estaduais da 4a Divisão:
RJ: 
SP: 

Copas Estaduais:
BA: 
CE: 
ES: 
PR: 
RJ: 
SP: 

Nenhum comentário: