quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Uma comparação entre os lutadores de UFC: Brunson vs. Machida

O antigo campeão da categoria peso-pesado leve do UFC, Lyoto Machida, enfrentará o americano Derek Brunson em São Paulo, no dia 28 de outubro, naquele que será o regresso de Machida ao esporte. A estrela da casa foi impedida de participar de competições por 18 meses depois de ter utilizado uma substância proibida e está desesperado para fazer do seu regresso um sucesso.

As Apostas terão em consideração o fato de “Dragão”, como Machida é conhecido, não lutar no UFC por dois anos, tendo sua última luta ocorrido em junho de 2015. Ele perdeu para o cubano Yoel Romero com um nocaute, o que deixou seu histórico em 22 vitórias e 7 derrotas, em 29 lutas.

O adversário que ele enfrentará no fim de outubro lutou pela última vez em junho deste ano, em uma tentativa de derrotar o australiano Daniel Kelly. Seu desempenho atualmente está em 17 vitórias e 5 derrotas, em 22 combates, e ele vai tentar adicionar mais uma vitória à lista.

A suspensão de 18 meses de Machida pode afetá-lo no octógono, já que tanto tempo longe do esporte pode tê-lo deixado um pouco enferrujado. No entanto, ele tem sucesso e experiência para ultrapassar isso.

Brunson participou de 6 lutas desde a última vez que Machida lutou, o que quer dizer que ele vai estar mais bem-preparado para a luta. Além disso, ele é 6 anos mais novo (tem 33 anos), o que só aumenta a vantagem que ele tem sobre Dragão.

Os sucessos do passado favorecem nitidamente Machida, já que, ao contrário de seu adversário americano, ele conseguiu vencer um campeonato de UFC.  Ele conquistou o campeonato de peso-pesado leve do UFC em 2009, vencendo o título do americano Rashad Evans em 23 de maio de 2009. 

O primeiro combate foi contra o compatriota Maurício Rua, em 24 de outubro de 2009, o qual ele surpreendentemente venceu por decisão unânime, apesar de muita gente ter achado que Rua deveria ter vencido. Devido a controvérsias em torno da sua vitória, um novo confronto foi remarcado para maio de 2010, quase um ano depois de Machida ter conquistado o título pela primeira vez. Na luta, Rua conseguiu vencer com um nocaute, ocasionando a primeira derrota de seu compatriota.

As outras conquistas alcançadas por Dragão incluem os títulos de Luta da Noite e de Nocaute da Noite. Ele venceu o título de Luta da Noite em três ocasiões: nas lutas contra Jon Jones, Gegard Mousasi e Chris Weidman. O título de Nocaute da Noite foi conquistado quatro vezes: nas lutas contra Thiago Silva, Rashad Evans, Randy Couture e Mark Muñoz.

Brunson nunca venceu um campeonato de UFC na carreira dele e ainda está para competir por um. Ele nunca venceu o título de Nocaute da Noite mas já conseguiu conquistar o título de Luta da Noite em duas ocasiões: ao lutar contra Yoel Romero e contra Robert Whittaker, tendo ambos adversários se esforçado em vão.

Machida tem a vantagem do lado dele no que diz respeito ao sucesso e tem uma mentalidade mais vencedora que Brunson, o que pode ser a chave para garantir a vitória. Isto é, partindo do princípio de que a mentalidade de Machida não tenha alterado durante a suspensão de 18 meses.

Eles são muito parecidos no que diz respeito a formato e tamanho do corpo, visto que ambos os lutadores de UFC medem 1,85 de altura e pesam 79 quilos. A única diferença na estatística deles está no alcance e no alcance de perna, onde Brunson acaba por ter vantagem. O alcance dele é de 5 cm mais longo, tendo 1,95 m, enquanto seu alcance de perna é apenas 2,54 cm mais longo, medindo 1,09 m.

O americano conseguiu vencer muitas de suas lutas por nocaute ou nocaute técnico e também conseguiu aplicar golpes mais significativos por minuto. Por outro lado, Machida é mais preciso nos ataques e tentativas de derrubar o adversário.

Depois de uma análise das estatísticas, é provável que a luta seja acirrada, com ambos os lutadores tendo vantagem em certos aspectos. Se Brunson vai conseguir ou não tirar vantagem da falta de prática de Machida devido a suspensão ou se Machida vai tirar vantagem da falta de lutas de Brunson em grandes campeonatos ainda não se sabe. De qualquer forma, a luta será interessante.

Texto por Betfair.

Nenhum comentário: