quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Campeões Estaduais de 2017

Interporto Campeão Tocantinense (foto): Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de quatro. Interporto e Gurupi passaram por Paraíso e Capital no A; enquanto que Sparta e Tocantinópolis superaram Tocantins e Colinas no B. Nas semifinais, o Interporto foi melhor que o Tocantinópolis e o Sparta bateu no Gurupi. Na decisão, deu Interporto sobre o Sparta. O Interporto se classificou para a Copa do Brasil de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Sparta disputará a Copa Verde de 2018 e o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Jequié Campeão Baiano da 2ª Divisão: Na primeira fase, tivemos turno e returno entre os participantes. Jequié e Cajazeiras eliminaram Atlético Alagoinhas, Colo Colo, Teixeira de Freitas e Ypiranga. Na final, o Jequié humilhou o Cajazeiras com duas vitórias: 3 a 1 e 4 a 1. O Jequié subiu para a primeira divisão do ano que vem.

Maringá Campeão Paranaense da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos turno único entre os 10 participantes. Operário, Maringá, Paranavaí, Iraty, União, Cascavel, Andraus e Portuguesa Londrinense se classificaram para a segunda fase. Grêmio Maringá e Apucarana Sports foram rebaixados para a 3ª Divisão de 2018. Na 2ª Fase, tivemos dois grupos de quatro e os participantes jogaram em turno e returno dentro dos quadrangulares. No Grupo 1, o União eliminou Iraty, Operário e Portuguesa Londrinense. Na chave 2, o Maringá passou por Paranavaí, Cascavel e Andraus. Na decisão deu Maringá sobre o União: 1 a 2 e 2 a 0. Maringá e União foram promovidos à elite de 2018.

Real Ariquemes Campeão Rondoniense: Na primeira fase, tivemos dois turnos. O Real Ariquemes venceu o primeiro e o Vilhena prevaleceu no segundo. A soma de pontos de ambos também classificou Barcelona e Genus para as semfifinais gerais. Foram eliminados Rondoniense, Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará. Na semifinal, o Real Ariquemes bateu o Genus nos pênaltis e o Barcelona atropelou o Vilhena. Na final, deu Real Ariquemes: 1 a 0 e 0 a 0 contra o Barcelona. O Real Ariquemes representará o estado na Copa do Brasil de 2018, na Copa Verde de 2018 e no Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018. O Barcelona irá participar do Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Sampaio Corrêa Campeão Maranhense: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de quatro. Imperatriz e São José eliminaram Sampaio Corrêa e Santa Quitéria no A. No B, Cordino e Maranhão passaram por Moto Club e Americano. Na 2ª Fase, o Imperatriz bateu o Maranhão e o Cordino superou o São José. Na final, o Cordino ganhou do Imperatriz. No segundo turno, a fórmula se repetiu. Santa Quitéria e Sampaio Corrêa desclassificaram São José e Imperatriz na chave A. Na B, Moto Club e Cordino tiraram Maranhão e Americano. Na 2ª Fase, deu Cordino contra o Santa Quitéria e Sampaio Corrêa sobre o Moto Club. Na final, o Sampaio Corrêa atropelou o Cordino. A A grande finalíssima foi disputada entre os vencedores de turno e o Sampaio Corrêa prevaleceu: 2 a 1 duas vezes sobre o Cordino. O Sampaio Corrêa se classificou para a Copa do Brasil de 2018 e para o Nordestão de 2018. O Cordino garantiu presença na 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018, na Copa do Brasil de 2018 e no Nordestão de 2018. O Americano foi rebaixado para a 2a Divisão de 2018.

São Luiz Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos dois grupos de oito e os times jogaram em turno e returno dentro dos octagonais. No Grupo A, Avenida, Internacional Santa Maria, Pelotas e Aimoré eliminaram Guarani Venâncio Aires, Santa Cruz e São Gabriel e rebaixaram o Guarany Bagé. No B, São Luiz, Lajeadense, Glória e Esportiva desclassificaram Brasil Farroupilha, União Frederiquense e Tupi, além de condenar o Panambi à 3ª Divisão. Nas quartas de final, Avenida, Lajeadense, São Luiz e Internacional Santa Maria eliminaram respectivamente Esportivo, Pelotas, Aimoré e Glória. Nas semifinais, o Avenida passou pelo Lajeadense e o São Luiz foi melhor que o Internacional Santa Maria. Na decisão, deu São Luiz sobre o Avenida. Os dois finalistas subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Sport Campeão Pernambucano: Na 1ª fase, tivemos três grupos de três. No A, Salgueiro e Belo Jardim eliminaram o Atlético. No B, Flamengo, Serra Talhada e América foram desclassificados. No C, o Central passou; Vitória e Afogados não. No Torneio da Morte, Flamengo, Afogados, América e Vitória se salvaram. Serra Talhada e Atlético caíram para a 2ª Divisão de 2018. Na 2ª Fase, Salgueiro, Náutico, Sport e Santa Cruz eliminaram Belo Jardim e Central. Na 3ª Fase, o Sport desclassificou o Náutico e o Salgueiro foi superior ao Santa Cruz. Na final 3º e 4º, deu Santa Cruz sobre o Náutico. Na decisão, deu Sport contra o Salgueiro. Sport, Salgueiro e Santa Cruz se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para o Nordestão de 2018. Belo Jardim e Central se garantiram no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

ADESG Campeã Acreana da 2ª Divisão: ADESG, São Francisco e Náuas se enfrentaram em turno e returno. A ADESG somou 7 pontos, foi declarada campeã e promovida à elite de 2018. São Francisco e Náuas ficaram atrás. 

Angra dos Reis Campeão Fluminense da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos dois turnos. Na 1ª Fase do 1º Turno, Angra dos Reis e Juventus eliminaram Futuro Bem Próximo, Ceres, Rio São Paulo, Rio de Janeiro e Duquecaxiense no Grupo A. No B, Mesquita e Arraial do Cabo eliminaram Nova Cidade, Santa Cruz e Bela Vista. Na segunda fase, deu Arraial do Cabo sobre o Angra dos Reis, e Mesquita sobre o Juventus. Na final, o Mesquita venceu o Arraial do Cabo e garantiu vaga nas semifinais gerais. Na Chave A do 2º turno, Angra dos Reis e Rio de Janeiro se impuseram sobre Rio São Paulo, Juventus, Ceres, Futuro Bem Próximo e Duquecaxiense. Já Santa Cruz e Bela Vista bateram em Nova Cidade, Mesquita e Arraial do Cabo. A soma geral de pontos determinou os rebaixamentos de Ceres e Duquecaxiense para a 4ª Divisão de 2018. Nas semifinais, deu Angra dos Reis sobre o Bela Vista e Rio de Janeiro diante do Santa Cruz. O Angra dos Reis venceu o returno ao superar o Rio de Janeiro na final. Nas semifinais gerais, o Angra dos Reis ganhou do Rio São Paulo e o Santa Cruz surpreendeu o Mesquita. Na grande decisão, o Angra dos Reis arrasou o Santa Cruz e foi o campeão. Os dois finalistas subiram para a 2ª Divisão de 2018.

Atlético Itapemirim Campeão da Copa Espírito Santos: na 1ª Fase, tivemos dois grupos e os times jogaram entre si em turno e returno. No A, Rio Branco e Espírito Santo eliminaram Real Noroeste e Serra. No B, Desportiva e Atlético Itapemirim desclassificaram Vitória, Sport Linharense e Linhares. Nas semifinais, a Desportiva não resistiu ao Espírito Santo e o Rio Branco perdeu do Atlético Itapemirim. O título do Atlético Itapemirim veio nos pênaltis contra o Espírito Santo. O Atlético Itapemirim se classificou para a Copa Verde de 2018 e o Espírito Santo vai jogar o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Blumenau Campeão Catarinense da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, os times se enfrentaram em ida e volta. Blumenau e Orleans eliminaram Imbituba, Porto e Caçador. Na decisão, o título ficou com o Blumenau sobre o Orleans. O Blumenau subiu para a 2ª Divisão de 2018.

Boavista Campeão da Copa Rio de 2017: pela primeira vez a Copa Rio foi toda ela disputada em mata-mata. Nas oitavas de final, Audax Rio, Americano, Portuguesa, São Gonçalo EC, Bangu, Boavista, Tigres e Resende FC eliminaram respectivamente Volta Redonda, Macaé, AD Itaboraí, Madureira, Serrano, Olaria, Carapebus e Barcelona. Nas quartas de final, Boavista, Americano, São Gonçalo EC e Tigres desclassificaram em orde Portuguesa, Bangu, Audax Rio e Resende FC. Nas semifinais, Americano e Boavista foram superiores respectivamente a São Gonçalo EC e Tigres. Na decisão, deu Boavista sobre o Americano. O Boavista se classificou para a Copa do Brasil de 2018 e o Americano para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Bolamense Campeão Brasiliense da 2ª Divisão: Na 1ª fase, tivemos dois grupos de cinco e os times de uma chave enfrentaram os da outra em turno único. Samambaia e Bolamense eliminaram Legião, Capital e Ceilandense no A, enquanto que CFZ Brasília e Botafogo tiraram Brazlândia, Cruzeiro e Planaltina. Nas semifinais, o Botafogo parou no Samambaia e o Bolamense surpreendeu o CFZ Brasília. Na decisão, deu Bolamense em cima do Samambaia. Bolamense e Samambaia subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Concórdia Campeão Catarinense da 2ª Divisão: na 1ª Fase, os dez participantes se enfrentaram em turno e returno. Concórdia, Marcílio Dias, Hercílio Luz e Camboriú eliminou Guarani Palhoça, Barra, Operário Mafra, Fluminense, Juventus Jaraguá e rebaixou o Jaraguá. Nas semifinais, o Hercílio Luz foi melhor que o Camboriú e o Concórdia passou pelo Marcílio Dias. Na decisão, deu Concórdia sobre o Hercílio Luz: 3 a 1 e 0 a 0. Campeão e vice subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Goytacaz Campeão Fluminense da 2ª Divisão: No 1º turno da 1ª Fase, Audax Rio e Americano eliminaram Barcelona, Sampaio Corrêa, America, Olaria, AD Itaboraí, Serra Macaense, Carapebus, Barra Mansa e Queimados no Grupo A. No B, Goytacaz e Duque de Caxias desclassificaram Friburguense, CA Barra da Tijuca, São Gonçalo EC, Tigres, Gonçalense, Artsul, Serrano e São Cristóvão. Nas semifinais, o Audax Rio bateu o Duque de Caxias e o Goytacaz passou pelo Americano. O Goytacaz conquistou a Taça Santos Dumont ao derrotar nos pênaltis o Audax Rio. No segundo turno, AD Itaboraí e America superaram Audax Rio, Americano, Serra Macaense, Olaria, Sampaio Corrêa, Carapebus, Barra Mansa, Barcelona e Queimados na Chave A. Na B, deu Artsul e Goytacaz contra Tigres, Duque de Caxias, Serrano, Gonçalense, São Gonçalo EC, Friburguense, CA Barra da Tijuca e São Cristóvão. Nas semifinais, America e AD Itaboraí ganharam respectivamente de Artsul e Goytacaz. Na final, o America foi melhor que a AD Itaboraí nos pênaltis e levantou a Taça Corcovado. Nas semifinais gerais, o Goytacaz tirou o Americano, e o America detonou o Audax Rio. O Goytacaz conquistou o título em cima do America. Goytacaz e America subiram para a 1ª Divisão de 2018. Barra Mansa, São Cristóvão e Queimados foram rebaixados para a 3ª Divisão de 2018.

Grêmio Anápolis Campeão Goiano da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos turno e returno dentro dos grupos. No A, Goiânia e Trinidade eliminaram ASEEV, Santa Helena e Aparecida. No B, Anapolina e Grêmio Anápolis superaram Novo Horizonte, América de Morrinhos e Monte Cristo. Aparecida e Monte Cristo caíram para a 3ª Divisão de 2018. Nas semifinais, o Grêmio Anápolis bateu o Goiânia e o Anapolina tirou o Trindade. Na decisão, deu Grêmio Anápolis sobre o Anapolina, mesmo com dois empates em um gol. Os dois finalistas subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Holanda Campeã Amazonense da 2ª Divisão de 2017.1: Na primeira fase, o Peñarol se classificou para a final, pois teve campanha melhor que Holanda, Tarumã e Manicoré. Na segunda etapa, a Holanda garantiu vaga na decisão ao deixar para trás Manicoré, Penarol e Tarumã. A Holanda foi declarada campeã. A final não aconteceu. Os dois finalistas foram promovidos para a 1ª Divisão de 2017.

Internacional "B" Campeão Gaúcho da 3ª Divisão: Após turno e returno dentro dos grupos, Internacional, Bagé, Sapucaiense, Rio Grande, Riograndense e Novo Horizonte eliminaram Farroupilha e Guarany Camaquã na chave A. No Grupo B, Grêmio "B", Três Passos, Igrejinha, Elite, Gaúcho e Garibaldi passaram pelo Nova Prata. No Grupo C da 2ª Fase, Internacional "B", Bagé, Rio Grande e Novo Horizonte tiraram Sapucaiense e Riograndense. No D, Igrejinha, Grêmio "B", Três Passos e Gaúcho acabaram com o sonho de Garibaldi e Elite. Nas quartas de final, Internacional "B", Grêmio "B", Igrejinha e Bagé passaram respectivamente por Gaúcho, Rio Grande, Novo Horizonte e Três Passos. Na semifinal, O Internacional "B" eliminou o Grêmio "B" e o Bagé foi melhor nos pênaltis que o Igrejinha. Na decisão, o Internacional "B" arrasou o Bagé com duas goleadas: 4 a 0 e 5 a 1. Apesar do título, filiais não podem subir. Assim, Bagé e Igrejinha subiram para a 2ª Divisão de 2018.

Londrina Campeão da Primeira Liga: Na primeira fase, tivemos quatro grupos de quatro. Internacional (RS) e Fluminense eliminaram Brasil de Pelotas (RS) e Criciúma (SC) no A; Flamengo e Grêmio (RS) passaram por Ceará (CE) e América (MG) no B; Cruzeiro (MG) e Atlético (MG) desclassificaram Chapecoense (SC) e Joinville (SC) no C; Londrina (PR) e Paraná (PR) foram melhores que Figueirense (SC) e Avaí (SC) no D. Nas quartas de final, Londrina (PR), Cruzeiro (MG), Atlético (MG) e Paraná (PR) passaram respectivamente por Fluminense, Grêmio (RS), Internacional (RS) e Flamengo. Nas semifinais, o Londrina (PR) tirou o Cruzeiro (MG) nos pênaltis, enquanto que o Atlético (MG) ganhou do Paraná (PR). Na decisão, o Londrina (PR) prevaleceu sobre o Atlético (MG) nos pênaltis.

Manthiqueira Campeão Paulista da 4ª Divisão: Na 1ª Fase tivemos quatro grupos. No primeiro, VOCEM, Amériac, José Bonifácio e Osvaldo Cruz eliminaram Grêmio Prudente, Presidente Prudente e Assisense. No segundo, XV de Jaú, Brasilis, Francana e Taquaritinga passaram por Internacional Bebedouro, Amparo e Jaguariúna. No terceiro, Primavera, EC São Bernardo, Osasco e Itararé foram melhores que Elosport, Guarulhos, Diadema e Barcelona. No quarto, São José, Manthiqueira, Grêmio Mauaense e União Mogi se impuseram sobre Real Cubatense, Jabaquara e Atlético Mogi. Na segunda fase, União Mogi e Grêmio Mauaense eliminaram América e XV de Jaú; Osasco e São José foram melhores que Itararé e Brasilis; EC São Bernardo e Osvaldo Cruz passaram por VOCEM e Francana; e Taquaritinga e Manthiqueira superaram Primavera e José Bonifácio. Nas quartas de final, União Mogi, Manthiqueira, EC São Bernardo e Osasco eliminaram respectivamente São José, Osvaldo Cruz, Taquaritinga e Grêmio Mauaense. Nas semifinais, União Mogi e Osasco não resistiram respectivamente a Manthiqueira e EC São Bernardo. Na final, por 1 a 1 e 2 a 1, deu Manthiqueira sobre o EC São Bernardo. Os dois finalistas subiram para a 3ª divisão de 2018.

Nacional Patos Campeão Paraibano da 2ª Divisão: No grupo do Litoral, São Paulo Crystal, Desportiva Guarabira e Spartax eliminaram o Miramar. No Grupo do Agreste, Sport Campin e Perilima desclassificaram o Picuiense. No Grupo do Sertão, Nacional Patos, Nacional Pombal e Femar passaram adiante. Nas quartas de final, Nacional Patos, São Paulo Crystal, Sport Campina e Desportiva Guarabiram prevaleceram sobre Perilima, Femar, Spartax e Nacional Pombal respectivamente. Nas semifinais, deu Nacional Patos sobre o São Paulo Crystal e Deportiva Guarabira diante do Sport Campina. A decisão foi para os pênaltis e o Nacional Patos acabou derrotando o Desportiva Guarabira. Ambos os finalistas subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Santos Campeão Amapaense: Na primeira fase, Santos, Independente, Macapá, Ypiranga, Trem e São Paulo jogaram entre si em turno único e os quatro primeiros desclassificaram os dos últimos. Nas semifinais, o Santos bateu o Ypiranga e o Macapá passou pelo Independente. Na final, o Santos foi muito melhor que o Macapá: 3 a 0 e 7 a 2. O Santos se classificou para a Copa do Brasil de 2018, para a Copa Verde de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Macaé garantiu vaga no Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018.

ABC Bicampeão Potiguar: na Copa Cidade de Natal, ABC e Globo eliminaram América, Baraúnas, ASSU, Potiguar Mossoró, Alecrim e Santa Cruz. Na final, o Globo bateu o ABC. Na Copa RN, ABC e Potiugar Mossoró eliminaram ASSU, América, Globo, Santa Cruz, Baraúnas e Alecrim. O ABC superou o Potiguar Mossoró na final. Na decisão do Estadual, o ABC ficou com o título e o Globo com o vice: 1 a 0 e 0 a 0. ABC, Globo e América se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. ABC e Globo disputarão a Copa do Nordeste de 2018. Globo e América se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Alecrim foi rebaixado à 2ª Divisão de 2018.

Atlético Bicampeão Acriano: Na 1ª Fase, os oito clubes se enfrentaram em turno único. O Rio Branco, por terminar em primeiro, se classificou para a final. O Andirá foi eliminado. O Alto Acre foi rebaixado para a 2ª Divisão de 2018. Atlético, Plácido de Castro, Galvez, Humaitá e Vasco se classificaram para a 2ª Fase. Na 2ª Fase, tivemos novamente turno único. O Atlético Acreano terminou na ponta e se classificou para a final. Plácido de Castro, Galvez, Humaitá e Vasco foram eliminados. Na decisão, o Rio Branco venceu a primeira partida por 1 a 0 mas o Atlético ganhou a segunda por 3 a 1 e deu a volta olímpica. O Atlético se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4a Divisão de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa Verde de 2018. O Rio Branco disputará a Copa do Brasil de 2018 e o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.
 
Atlético Campeão Mineirona 1ª Fase, os 12 participantes se enfrentaram em turno único. Atlético, Cruzeiro, América e URT rebaixaram América Teófilo Otoni e Tricordiano, e eliminaram Caldense, Uberlândia, Tombense, Tupi, Villa Nova e Democrata Governador Valadares. Na segunda fase, o Cruzeiro venceu o América e o Atlético passou pela URT. Na decisão, deu Galo contra a Raposa: 0 a 0 e 2 a 1. Atlético, Cruzeiro, América e URT se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. URT, Caldense e Uberlândia disputarão o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Atlético Itapemirim Campeão Capixaba: dez clubes disputaram a 1ª Fase em turno único. Atlético Itapemirim, Doze, Espírito Santo e Tupy se classificaram. Rio Branco e Linhares caíram. São Mateus, Vitória, Real Noroeste e Desportiva foram eliminados. Na segunda fase, o Atlético Itapemirim passou pelo Tupy e o Doze pelo Espírito Santo. Na decisão, o Atlético Itapemirim ficou com o título inédito: 2 a 2 e 2 a 1 sobre o Doze. O Atlético Itapemirim se classificou para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018 e para a Copa do Brasil de 2018.

Botafogo Campeão Paraibano: a fase classificatória foi disputada em turno e returno. Botafogo, Campinense, Treze e Atlético se classificaram. Auto Esporte, Serrano, Sousa e CSP foram eliminados. Internacional e Paraíba acabaram rebaixados. Nas semifinais, o Treze bateu o Campinense; e o Botafogo arrasou o Atlético. Na decisão, deu Botafogo sobre o Treze. Botafogo e Treze representarão a Paraíba nas próximas Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Treze e Campinense se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Brasiliense Campeão do Distrito Federal: na 1ª Fase, os 12 clubes se enfrentaram em turno único. Ceilândia, Brasiliense, Gama, Sobradinho, Santa Maria, Paracatu, Real e Luziânia avançaram. Formosa e Paranoá foram eliminados. Brasília e Atlético Taguatinga foram rebaixados à 2ª Divisão de 2018. A partir da 2ª Fase, tivemos mata-mata: o Paracatu eliminou o Gama nos pênaltis; o Ceilândia goleou o Luziânia; o Sobradinho precisou dos penais para passar pelo Santa Maria; e o Brasiliense superou o Real. Na 3a Fase, deu Ceilândia sobre o Paracatu; e Brasiliense contra o Sobradinho. Na final, o Brasiliense foi campeão com escores de 2 a 2 e 3 a 2. Brasiliense e Ceilândia pegaram as vagas para o Campeonato Brasiliense da 4ª Divisão de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa Verde de 2018.

Ceará Campeão Cearense: na 1ª Fase, os 10 participantes se enfrentaram em turno único. Ceará, Fortaleza, Horizonte, Guarani Juazeiro, Maranguape, Ferroviário, Tiradentes e Uniclinic se classificaram. Guarany Sobral e Itapipoca foram rebaixados para a 2ª Divisão. Na 2ª Fase, o Ceará eliminou o Uniclinic; o Guarani Juazeiro desclassificou o Maranguape; o Ferroviário despachou o Horizonte; e o Fortaleza eliminou o Tiradentes. Na 3a Fase, o Ceará bateu o Guarani Juazeiro; e o Ferroviário ganhou do Fortaleza. Na decisão, o Ceará foi melhor que o Ferroviário. O Ceará se classificou para a Copa do Nordeste de 2018 e para a Copa do Brasil de 2018. O Ferroviário se garantiu na Copa do Nordeste de 2018, para a Copa do Brasil de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Guarani Juazeiro garantiu presença no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Chapecoense Bicampeã Catarinense: Na 1ª Fase, os 10 clubes se enfrentaram em turno e returno. O Avaí venceu o 1º turno e a Chapecoense o 2º. Os vencedores de turno avançaram à final. Brusque, Criciúma, Figueirense, Tubarão, Internacional Lages, Metropolitano, Joinville e Almirante Barroso foram eliminados. A Chapecoense ficou com o título em cima do Avaí. Na soma dos turnos, Almirante Barroso e Metropolitano acabaram rebaixados à 2ª Divisão de 2018. Chapecoense, Avaí, Criciúma e Brusque se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Brusque, Tubarão e Internacional Lages se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Confiança Campeão Sergipano: Na 1ª Fase, Confiança, Sergipe, Itabaiana, Amadense, Boca Júnior e Frei Paulistano eliminaram Estanciano, Botafogo, Dorense e Lagarto. No Torneio da Morte, Dorense e Lagarto permaneceram na elite. Estanciano e Botafogo foram rebaixados. Na 2ª Fase, Itabaiana e Confiança eliminaram Sergipe, Amadense, Boca Júnior e Frei Paulistano. Na decisão o título ficou com o Confiança sobre o Itabaiana: 1 a 1 e 1 a 0. Confiança e Itabaiana se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. Itabaiana e Sergipe se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Corinthians Campeão Paulista: na 1ª fase, tivemos quatro grupos de quatro mas os clubes só jogavam com adversários das outras chaves. No A, Corinthians e Botafogo eliminaram Ituano e São Bernardo. No B, Sâo Paulo e Linense passaram por Red Bull Brasil e Ferroviária. No C, Palmeiras e Grêmio Novorizontino desclassificaram Santo André e São Bento. No D, Santos e Ponte Preta superaram Mirassol e Audax. Na 2ª Fase, Ponte Preta, Palmeiras, São Paulo e Corinthians venceram respectivamente Santos, Grêmio Novorizontino, Linense e Botafogo. Na 3ª Fase, a Ponte Preta ganhou do Palmeiras e o Corinthians bateu o São Paulo. Na decisão, o Corinthians foi melhor que a Ponte Preta. No Torneio do Interior tivemos duas chaves de três. O Santo André passou por Mirassol e Ferroviária. O Ituano ganhou de Red Bull Brasil e São Bento. Na decisão o Ituano foi melhor que o Santo André. Corinthians, Ponte Preta e Ituano se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Linense, Grêmio Novorizontino e Mirassol se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. São Bernardo e Audax foram rebaixados para a 2ª Divisão de 2018.

Coritiba Campeão Paranaense: tivemos turno único na 1ª Fase. Paraná, Coritiba, Cianorte, Londrina, Prudentópolis, Cascavel, Atlético e Rio Branco sobreviveram. Foz do Iguaçu e Toledo foram eliminados. PSTC e J. Malucelli terminaram rebaixados. Na 2ª Fase, Atlético, Londrina, Cianorte e Coritiba eliminaram respectivamente Paraná, Rio Branco, Prudentópolis e Cascavel. Na 3ª Fase, o Atlético ganhou do Londrina nos pênaltis e o Coritiba passou pelo Cianorte. Na decisão, deu Coxa: 3 a 0 e 0 a 0. O Londrina conquistou o título do interior sobre o Cianorte. Coritiba, Atlético e Cianorte se garantiram na Copa do Brasil de 2018. Cianorte e Prudentópolis representarão o Paraná no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Corumbaense Campeão Sul-Mato-Grossense: no Grupo A da 1ª Fase, Operário, Comercial, União ABC e Novoperário eliminaram Costa Rica e rebaixaram o SERC. No chave B, Águia Negra, Corumbaense, Sete de Dourados e URSO passaram pelo Naviraiense e rebaixaram o Ivinnhema. Na 2ª Fase, o Operário ganhou do URSO, o Corumbaense eliminou o União ABC, o Sete de Dourados derrotou o Comercial e o Novoperário desclassificou o Águia Negra. Na 3ª Fase, o Corumbaense superou o Operário e o Novoperário ganhou do Sete de Dourados. Na final, o Corumbase foi melhor que o Novoperário. O Corumbase se garantiu na Copa Verde de 2018, na Copa do Brasil de 2018 e no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Novoperário disputará a Copa do Brasil de 2018 e o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

CRB Tricampeão Alagoano: na 1ª Fase, os 10 participantes foram divididos em dois grupos de cinco. Os jogos ocorreram contra os times da outra chave em turno e returno. No A, CRB, CEO e Murici eliminaram Sete de Setembro e Coruripe. No B, ASA, CSA e Santa Rita tiraram CSE e Miguelense. CSE e Coruripe escaparam com vida do Torneio da Morte. Sete de Setembro e Miguelense caíram para a 2ª Divisão. Na 2ª Fase, CRB, ASA, CSA e Murici eliminaram Santa Rita e CEO. Na 3ª Fase, o CRB eliminou o Murici e o CSA passou pelo ASA. Na decisão, o CRB ganhou duas vezes do CSA: 1 a 0 e 3 a 2 para ficar com o título. Na disputa do terceiro lugar, o ASA superou o Murici. CRB e CSA se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. O ASA se garantiu na Copa do Brasil de 2018. Murici e Santa Rita disputarão o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Cuiabá Campeão Mato-Grossense: a primeira fase foi composta por dois grupos de cinco. No A, Sinop e Luverdense eliminaram Mixto e CEOV e rebaixaram o Cacerense. No B, Cuiabá e Dom Bosco desclassificaram União Rondonópolis e Araguaia, além de rebaixarem o Operário. Na 2ª Fase, o Sinop arrasou com o Dom Bosco e o Cuiabá precisou dos pênaltis para eliminar o Luverdense. O título também foi decidido nos tiros livres diretos e o Cuiabá foi mais competente e pôde levantar o caneco. Cuiabá e Luverdense se classificaram para a Copa do Brasil 2018. O Cuiabá também garantiu vaga na Copa Verde de 2018. Sinop e Dom Bosco se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Flamengo Campeão Fluminense: na 1ª Fase, Portuguesa e Nova Iguaçu eliminaram Cabofriense, Campos AA, Tigres e Bonsucesso. No Torneio da Morte, Cabofriense e Bonsucesso permaneceram na elite rebaixando Campos AA e Tigres. Na 2a Fase, tivemos dois turnos. No Grupo B do primeiro turno, Flamengo e Madureira eliminaram Botafogo, Nova Iguaçu, Boavista e Macaé. No C, Fluminense e Vasco da Gama passaram por Volta Redonda, Bangu, Resende FC e Portuguesa. Nas semifinais, o Fluminense bateu o Madureira e o Flamengo ganhou do Vasco. Na final, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara nos pênaltis sobre o Flamengo. No Grupo B do segundo turno, Botafogo e Flamengo superaram Nova Iguaçu, Boavista, Madureira e Macaé. No C, deu Vasco da Gama e Fluminense sobre Volta Redonda, Portuguesa, Resende FC e Bangu. Nas semifinais, o Vasco eliminou o Flamengo e o Botafogo ganhou do Fluminense. O Vasco conquistou a Taça Rio ao ganhar do Botafogo. O Nova Iguaçu venceu os dois torneios de consolação dos turnos. Na 3ª Fase, o Fluminense arrasou com o Vasco da Gama e o Flamengo bateu o Botafogo. Na decisão, o Flamengo ganhou duas vezes do Fluminense para ficar com o título: 1 a 0 e 2 a 1. Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. Nova Iguaçu e Madureira disputarão o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão do ano que vem. Resende FC, Macaé, Cabofriense e Bonsucesso começarão da 1ª Fase do Estadual 2018.

Goiás Tricampeão Goiano: na 1ª Fase, tivemos dois grupos de cinco agremiações cada. No A, Goiás e Vila Nova eliminaram Iporá e Itumbiara, além de rebaixarem o CRAC. No B, Aparecidense e Atlético passaram por Anápolis e Rio Verde e rebaixaram o Goianésia. Na 2ª Fase, o Vila Nova ganhou do Aparecidense e o Goiás derrotou o Atlético. Na decisão, o Goiás não tomou conhecimento do Vila Nova: 3 a 0 e 1 a 0. Goias, Vila Nova e Aparecidense disputarão a Copa do Brasil de 2018. Aparecidense, Iporá e Itumbiara se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Goiás se classificou para a Copa Verde de 2018.

Holanda Campeão Amazonense da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, Holanda e Peñarol eliminaram Tarumã e Manicoré e se garantiram na 1ª Divisão deste mesmo ano de 2017. A final não foi realizada porque o Peñarol abdicou da disputa  devido à morte de um dirigente do rival.

Interporto Campeão Tocantinense: na 1ª Fase, tivemos dois grupos de quatro. No A, Interporto e Gurupi eliminaram Paraíso e Capital. No B, Sparta e Tocantinópolis passaram por Tocantins Miracema e Colinas. Capital e Colinas foram rebaixados para a 2ª Divisão de 2018. Nas semifinais, o Interporto eliminou o Tocantinópolis e o Sparta desclassificou o Gurupi. Na decisão, o Interporto bateu o Sparta duas vezes por 2 a 0 para ficar com o título. O Interporto se classificou para a Copa do Brasil de 2018 e para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018. O Sparta disputará a 4a Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018 e a Copa Verde de 2018.

Novo Hamburgo Campeão Gaúcho: na 1ª Fase, os 12 clubes se enfrentaram em turno único. Novo Hamburgo, Cruzeiro, Caxias, Grêmio, Veranópolis, Juventude, Internacional e São José avançaram. São Paulo e Brasial de Pelotas foram eliminados. Ypiranga e Passo Fundo foram rebaixados. Nas quartas de final, o Inter passou pelo Cruzeiro; o Caxias ganhou o Caju; o Grêmio atropelou o Veranópolis; e o Novo Hamburgo bateu o São José. Nas semifinais, o Internacional venceu o Caxias nos pênaltis e o Novo Hamburgo também precisou dos penais para passar pelo Grêmio. Na decisão, o título do Novo Hamburgo veio nos pênaltis sobre o Inter. Novo Hamburgo, Internacional e Caxias disputarão a Copa do Brasil de 2018. Novo Hamburgo e Caxias se classificaram para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

Paysandu Bicampeão Paraense: na 1ª Fase, tivemos dois pentagonais de cinco times mas eles jogaram em turno e returno contra os da outra chave. No Grupo A1, Paysandu e São Raimundo eliminaram Cametá e Paragominas, além de rebaixarem o Pinheirense. Na chave A2, Remo e Independente eliminaram Águia Marabá e Castanhal rebaixanndo o São Francisco. Nas semifinais deu Paysandu contra o São Raimundo e Remo contra o Independente. Nas finais, o Paysandu foi melhor: 1 a 1 e  2 a 1. Paysandu, Remo e Independente se classificaram para a Copa do Brasil de 2018. O Paysandu também se garantiu na Copa Verde de 2018. Independente e São Raimundo disputarão o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018.

São Caetano Campeão Paulista da 2ª Divisão: na 1a Fase, 20 clubes se enfrentaram em turno único. Água Santa, São Caetano, Rio Claro e Bragantino se classificaram para as semifinais. Batatais, Guarani, Juventus, Sertãozinho, Penapolense, Taubaté, Oeste, XV Piracicaba, Portuguesa e Votuporanguense foram eliminados. Velo Clube, Barretos, Capivariano, Rio Preto, Mogi-Mirim e União Barbarense foram rebaixados para a 3ª Divisão de 2018. Na 2ª Fase, o Bragantino eliminou o Água Santa nos pênaltis e o São Caetano passou pelo Rio Claro. A final foi disputada em jogo único e o São Caetano ficou com o título derrotando o Bragantino por 2 a 1. São Caetano e Bragantino subiram para a 1ª Divisão de 2018. O São Caetano também garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2018.

Vitória Bicampeão Baiano: na 1ª Fase do Campeonato Baiano, Vitória, Bahia, Fluminense, Vitória da Conquista, Jacuipense, Bahia de Feira, Juazeirense, Jacobina, Atlântico, Flamengo e Galícia se enfrentaram em turno único. Vitória, Bahia, Fluminense e Vitória da Conquista avançaram às semifinais, enquanto que Flamengo e Galícia foram rebaixados à 2a Divisão de 2018. Na segunda fase, o Bahia passou pelo Fluminense, enquanto que o Vitória eliminou o Vitória da Conquista. Na final, tivemos dois empates: 1 a 1 e 0 a 0, que favoreceram o Vitória sobre o Bahia. Vitória, Bahia e Fluminense se classificaram para a Copa do Brasil de 2018 e para a Copa do Nordeste de 2018. Fluminense, Vitória da Conquista e Jacuipense garantiram vaga na 4a Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018.

Altos Campeão Piauiense: O Altos faturou o título inédito. O Estadual foi disputado em dois turnos. Na Taça Estado do Piauí, Altos, Flamengo, Parnahyba e River eliminaram 4 de Julho, Picos e Piauí. Na segunda Fase, Altos e Parnahyba eliminaram respectivamente River e Flamengo. Na final, o Parnahyba venceu por 2 a 1. Na Taça Cidade de Teresina, River, Altos, 4 de Julho e Piauí passaram por Parnahyba, Flamengo e Picos. Na 2ª Fase, River e Altos eliminaram Piauí e 4 de Julho respectivamente. Na final, o Altos  para a Série D de 2018. O Comercial, que desistiu, e o Picos acabaram rebaixados para a 2ª Divisão.prevaleceu sobre o River. Na grande final, o Altos fez 3 a 0 e 2 a 2 com o Parnahyba. O Altos se classificou para o Nordestão de 2018, para o Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão de 2018 e para a Copa do Brasil de 2018. O Parnahyba disputará a Copa do Brasil de 2018 e o Nordestão de 2018. O River se classificou

Bahia Campeão do Nordeste: Na 1ª Fase, Santa Cruz (PE) e Campinense (PB) eliminaram Náutico (PE) e UNICLINIC (CE) no Grupo A; no Grupo B, o Bahia (BA) passou por Fortaleza (CE), Altos (PI) e Moto Club (MA); no C, deu Sport (PE) e River (PI) contra Sampaio Corrêa (MA) e Juazeirense (BA); no D, o Itabaiana (SE) eliminou CRB (AL), ABC (RN) e CSA (AL); no E, Vitória (BA) e Sergipe (SE) ganharam de América (RN) e Botafogo (PB). Na segunda fase, o Sport passou pelo Campinense nos pênaltis; o Santa Cruz bateu o Itabaiana; o Vitória eliminou o River; e o Bahia desclassificou o Sergipe (SE). Na terceira fase, o Sport bateu o Santa Cruz; e o Bahia eliminou o Vitória. Nas finais, deu Bahia contra o Sport. O Bahia se classificou para a Copa do Brasil de 2018, abrindo mais uma vaga no certame para o estado da Bahia.

Luverdense Campeão da Copa Verde: Na 1ª Fase, o Galvez (AC) passou pelo Nacional (AM); e o Ceilândia (DF) eliminou o Sete de Dourados (MS). Na 2ª Fase, Luziânia (DF), Rondoniense (MT), Luverdense (MT), Rio Branco (ES), Remo (PA), Santos (AP), Águia Marabá (PA) e Paysandu (PA) prevaleceram respectivamente sobre Operário (MT), Cuiabá (MT), Ceilândia, Tocantins (TO), Atlético (AC), Fast (AM), São Raimundo (RR) e Galvez. Na terceira fase, o Rondoniense passou pelo Luziânia; o Luverdense ganhou do Rio Branco; o Santos desclassificou o Remo; e o Paysandu superou o Águia Marabá. Nas semifinais, deu Luverdense contra o Rondoniense; e Paysandu diante do Santos. Na final, o Luverdense ficou com o título ao fazer 3 a 1 e 1 a 1 contra o Paysandu.

Iguatu Campeão Cearense da 2ª Divisão: Após turno único na 1ª Fase, Floresta, Maracanã, Iguatu e Aliança eliminaram Icasa, Esporte e Tianguá. Este último acabou rebaixado. Na 2ª Fase, o Floresta eliminou o Aliança e o Iguatu desclassificou o Maracanã. Na decisão, o Iguatu ficou com o título. Iguatu e Floresta foram promovidos.

Manaus Campeão Amazonense: Na 1ª Fase, Nacional, Fast, Manaus, Princesa do Solimões, Rio Negro, Penarol, Holanda e São Raimundo se enfrentaram em turno e returno. Nacional, Fast, Manaus e Princesa do Solimões se classificaram. Holanda e São Raimundo foram rebaixados. Na segunda fase,  o Nacional ganhou do Princesa do Solimões e o Manaus bateu o Fast. Na disputa do terceiro lugar, deu Fast sobre o Princesa do Solimões. Na decisão, o Manaus deu a volta olímpica ao fazer 1 a 0 e 1 a 1 contra o Nacional. o Manaus se classificou para a Copa do Brasil de 2018, para a Série D de 2018 e para a Copa Verde de 2018. O Nacional participará da Série D e da Copa do Brasil do ano que vem.

Nacional Campeão Paulista da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, Olímpia, Internacional Limeira, Rio Branco, Monte Azul, Taboão da Serra, Nacional, Desportivo Brasil e Portuguesa Santista eliminaram São Carlos, Matonense, Marília, Atibaia, Grêmio Osasco e Noroeste. Comercial, São José dos Campos, Paulista, Flamengo, Independente e Catanduvense foram rebaixados. Nas quartas de final, Olímpia, Nacional, Internacional Limeira e Monte Azul bateram respectivamente Portuguesa Santista, Rio Branco, Desportivo Brasil e Taboão da Serra. Nas semifinais, deu Nacional e Internacional Limeira sobre Olímpia e Monte Azul respectivamente. Na decisão, o Nacional prevaleceu sobre a Internacional Limeira: 0 a 1 e 2 a 0. Os dois finalistas subiram para a 2ª Divisão de 2018.

Patrocinense Campeão Mineiro da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, no grupo A, Betinense, Tupynambás e Nacional Muriaé eliminaram Social, Guarani Divinópolis e Formiga. Na chave B, Uberaba, Patrocinense e Boa passaram por Mamoré, CAP Uberlândia e Araxá. Araxá e Formiga acabaram rebaixados. Na fase final, o Patrocinense ficou com o título sobre Boa, Betinense, Nacional Muriaé, Uberaba e Tupynambás. Patrocinense e Boa subiram para a 1ª Divisão.

São Raimundo Bicampeão Roraimense: Na Taça Boavista, Baré e Náutico eliminaram o Real; enquanto que São Raimundo e Atlético passaram pelo GAS. Na segunda fase deu Baré e São Raimundo respectivamente contra Atlético e Náutico. Na final, o Baré prevaleceu contra o São Raimundo. Na Taça Roraima, Baré e Real desclassificaram o Náutico; enquanto que São Raimundo e Atlético tiraram o GAS. Na segunda fase, Baré e São Raimundo passaram por Atlético e Real respectivamente. Na final, o São Raimundo derrotou o Baré. Na grande final, o São Raimundo ficou com o título após o 3 a 3 no tempo normal e o 4 a 3 nos pênaltis em cima do Baré. O São Raimundo disputará as próximas edições da Série D, Copa Verde e Copa do Brasil O Baré se classificou para a Série D.

Serra Campeão Capixaba da 2ª Divisão: Na 1ª Fase, tivemos turno e returno. Serra, Castelo, Rio Branco Venda Nova e Estrela do Norte eliminaram Sport Linharense e Vilavelhense. Nas semifinais, o Serra eliminou o Estrela do Norte e o Rio Branco Venda Nova ganhou do Castelo. Na decisão, o Serra prevaleceu sobre o Rio Branco Venda Nova.

4 de Julho Campeão da Copa Piauí: Na 1ª fase, tivemos turno e returno: 4 de Julho e River eliminaram Piauí, Flamengo e Parnahyba.

Araguaína Campeão Tocantinense da 2ª Divisão: no grupo A da primeira fase, Palmas, Capital, União de Palmas e Alvorada desclassificaram o Imagine. Na Chave B, Araguaína, Guaraí, Embuguaçuano e Kaburé foram melhores que o Nova Conquista. Nas quartas de final, União de Palmas, Araguaína, Capital e Palmas foram superiores respectivamente a Guaraí, Alvorada, Embuguaçuano e Kaburé. Na terceira fase, Araguaína e Palmas prevaleceram respectivamente sobre União de Palmas e Capital. Na decisão, deu Araguaína sobre o Palmas: 2 a 0 e 1 a 2. Os dois primeiros subiram para a elite de 2018.

Bacabal Campeão Maranhense da 2ª Divisão: O Bacabal sobe para o andar de cima em 2018, deixando Timon, Expressinho e Pinheiro estagnados.

Bragantino Campeão Paraense da 2ª Divisão: Na primeira fase, tivemos três grupos de cinco clubes. No A1, Bragantino, Tuna Luso e Sport Belém eliminaram Vênus e Pedreira. No A2, Paraupebas, Izabelense e Tiradentes passaram por Carajás e Desportiva Paraense. No A3, Tapajós e Vila Rica desclassificaram Santa Rosa, Gavião Kyikatejê e Paraense. Nas quartas de final, Izabelense, Paraupebas, Bragantino e Sport Belém tiraram respectivamente Vila Rica, Tuna Luso, Tiradentes e Tapajós. Nas semifinais, o Paraupebas foi melhor que o Izabelense e o Bragantino arrasou com o Sport Belém. Na decisão, o Bragantino precisou dos pênaltis para superar o Paraupebas. Bragatnino e Paraupebas subiram para a primeira divisão.

Cuiabá Campeão da Copa do Matogrosso (FMF): Na 1ª fase, Dom Bosco, Cuiabá, Sinop e Mixto eliminaram Cacerense, Luverdense e União Rondonópolis. Nas semifinais, Dom Bosco e Cuiabá foram melhores respectivamente que Mixto e Sinop. Na decisão, deu Cuiabá sobre o Dom Bosco.

Dimensão Saúde Campeão Alagoano da 2a Divisão: Em turno único, o Dimensão Saúde conquistou o título e a promoção à elite de 2018. Zumbi, Penedense, Santa Cruz, Ipanema, São Domingos, Desportivo Aliança, Agrimaq e Comercial de Viçosa ficaram pelo caminho.

Ferroviária Campeã da Copa Paulista: Na primeira fase, as 22 agremiações foram divididas em três grupos. No 1, XV/Piracicaba, Ferroviária, Mirassol e Linense eliminaram Noroeste, Penapolense e Velo Clube; no 2, Internacional Limeira, Desportivo Brasil, São Paulo "B" e Taboão da Serra desclassificaram Rio Branco, Audax e Atibaia; no 3, São Caetano, Portuguesa, Água Santa e Santos "B" sobreviveram a Nacional, Juventus, Taubaté e Portuguesa Santista. Na 2a Fase, tivemos três grupos de 4. No 4, Linense, Portuguesa e XV/Piracicaba eliminaram o São Paulo "B". No 5, Ferroviária e Internacional Limeira passaram por Taboão da Serra e Água Santa; no 6, Desportivo Brasil, São Caetano e Santos "B" foram melhores que o Mirassol. Nas quartas de final, Portuguesa, Ferroviária, XV/Piracicaba e Internacional Limeira bateram respectivamente em Desportivo Brasil, Santos, São Caetano e Linense. Nas semifinais, deram Ferroviária e Internacional Limeira contra respectivamente Portuguesa e XV/Piracicaba. Na final, a Ferroviária subperou o Internacional Limeira nos pênaltis. A Ferroviária se classificou para o Campeonato Brasileiro da Série D e a Internacional Limeira entrou na Copa do Brasil de 2018.

Floresta Campeão da Copa do Ceará (Fares Lopes): No Grupo A, Floresta, Fortaleza "B", Guarani Juazeiro e Iguatu eliminaram o Itapipoca. No B, ICASA, Caucaia, Ceará "B" e Horizonte passaram pelo Tiradentes. Nas quartas de final, Fortaleza "B", Iguatu, Floresta e Guarani Juazeiro foram melhores respectivamente que Ceará "B", ICASA, Horizonte e Caucaia. Nas semifinais, Fortaleza "B" e Floresta avançaram às custas respectivamente de Iguatu e Guarani Juazeiro. Na final, deu Floresta em cima do Fortaleza "B". O campeão se classificou para a Copa do Brasil.

Força e Luz Campeão Potiguar da 2ª Divisão: Os cinco concorrentes se enfrentaram em turno e returno. O Força e Luz foi o melhor com 13 pontos e foi seguido por Atlético Potiguar, Palmeira, Mossoró e Visão Celeste. Apenas o campeão subiu.

Independente Campeão Paranaense da 3ª Divisão: Na 1a Fase, todos os nove concorrentes jogaram entre si uma vez. Rolândia, Independente, Batel e Verê eliminaram Cambé, Campo Mourão, Arapongas, GRECAL e União Nova Fátima. Nas semifinais, Rolândia e Independente foram melhores respectivamente que Verê e Batel.. Na decisão o Independente ganhou duas vezes do Rolândia por 1 a 0 para ficar com a taça. Independente, Rolândia e Batel foram promovidos à Série B de 2018.

Ipatinga Campeão Mineiro da 3ª Divisão: Em turno e returno, o Ipatinga somou 35 pontos, contra 33 do Democrata Sete Lagoas. Os demais participantes foram Coimbra, Poços de Caldas, Atlético "B", União Luziense, Ponte Nova, Inter de Minas e Betis. Campeão e vice escalarma para a segunda divisão de 2018.

Jaraguá Campeão Goiano da 3ª Divisão: Na 1ª Fase, Bom Jesus e ABECAT Ouvidorense eliminaram Caldas, Itaberaí e Pires do Rio na chave A. Na B, Jataiense e Jaraguá foram melhores que Ceres, Mineiros, Raça e União Inhumas. Na 2ª Fase, o Jaraguá eliminou o Bom Jesus e o ABECAT Ouvidorense tiou o Jataiense. Na final, o 1 a 1 foi suficiente para o Jaraguá se sagrar campeão em cima do ABECAT Ouvidorense. Ambos os finalistas foram promovidos.

Maringá Campeão da Copa Paraná (Taça FPF): Na 1ª Fase, Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu, Rio Branco, Paranavaí, Toledo, Iraty e Operário eliminaram Portuguesa Londrinense e Andraus. Nas quartas de final, Cascavel, Rio Branco, Maringá e Toledo se impuseram respectivamente sobre Operário, Paranavaí, Iraty e Foz do Iguaçu. Nas semifinais, Cascavel e Maringá desclassificaram respectivamente Rio Branco e Toledo. Na final, deu Maringá sobre o Cascavel. O Maringá garantiu vaga na Série D do Brasileirão.

Pérolas Negras Campeão Fluminense da 4ª Divisão: Apesar de termos dois grupos, os participantes se enfrentaram em turno único, independentemente das chaves. No A, o Pérolas Negras avançou à final deixando 7 de Abril e Tomazinho brigando pelas vagas na terceirona. Itaperuna, Paduano, Campo Grande, Teresópolis FC e Paraíba do Sul caíram fora. No B, o Campos AA passou à decisão. Casimiro de Abreu e EC foram para os playoffs. Itaboraí Profute, Miguel Couto, União de Marechal Hermes, Heliópolis, Riostrense e Brasileirinho tentarão de novo ano que vem. Na decisão, o Perólas Negras foi campeão em cima do Campos AA. No mata-mata, 7 de Abril e Casimiro de Abreu também conseguiram seus acessos deixando Tomazinho e EC Resende na quartona.

Pesqueira Campeão Pernambucano da 2ª Divisão: Na primeira etapa, tivemos dois grupos de cinco. No A, Cabense, Vera Cruz, Íbis e Centro Limoeirense desclassificaram o Ferroviário do Cabo. No B, Pesqueira, Decisão, Sete de Setembro e Porto foram melhores que o Chã Grande. Nas quartas de final, Cabense, Pesqueira, Sete de Setembro e Decisão se deram bem contra Porto, Centro Limoeirense, Vera Cruz e Íbis respectivamente. Nas semifinais, deram Pesqueira e Decisão diante de Cabense e Sete de Setembro. Na final, o Pesqueira precisou da disputa de pênatis para levantar a taça contra o Decisão. Apenas o Pesqueira foi promovido.

São José Campeão da Copa Rio Grande do Sul (FGF): Na 1ª Fase, tivemos três grupos de quatro. Guarany Bagé, Cruzeiro, Aimoré, São José, Pelotas, Internacional "B" e Ypiranga avançaram à terceira fase. Grêmio "B" e Três Passos se classificaram para a segunda. Nova Prata, Igrejinha, Real e Bagé foram eliminados. Na 2a fase, o Grêmio eliminou o Três Passos. Nas quarta sde final, Aimoré, Pelotas, São José e Cruzeiro passaram respectivamente por Ypiranga, Guarany Bagé, Internacional "B" e Grêmio "B". Na terceira fase, Aimoré e São José precisarma dos pênaltis para tirarem respectivamente Pelotas e Cruzeiro. Na final, deu São José sobre o Aimoré.

São Raimundo Campeão Amazonense da 2ª Divisão II: Na 1ª fase, Manicoré, São Raimundo Clíper e Holanda eliminaram o Tarumã. Na segunda etapa, São Raimundo e Manicoré passaram respectivamente por Clíper e Holanda. Na decisão, o 0 a 0 deu o título ao São Raimnundo. Os dois primeiros colocados subiram para a 1ª Divisão de 2018.

Socorrense Campeão Sergipano da 2ª Divisão: Na primeira fase, tivemos dois grupos de sete. No A, Socorrense e Olímpico eliminaram Sete de Junho, Independente, Coritiba, Boquinhense e Aracaju. No B, Guarany e América passaram por Maruinense, Canindé, Propriá, Aquidabã e Rosário Central. Nas semifinais, Socorrense e Olímpico ganharam respectivamente de América e Guarany. Na decisão, o título do Socorrense veio nos pênaltis contra o Olímpico. Ambos os finalistas subiram.

Tubarão Campeão da Copa Santa Catarina: Tivemos turno e returno na primeira fase. Tubarão e Brusque eliminaram Joinville e Internacional Lages. Na decisão deu Tubarão contra o Brusque: 2 a 1 e 1 a 1. O Tubarão se garantiu na Copa do Brasil.

União Campeão Cearense da 3ª Divisão: Na primeira fase, Pacajus e Caucaia eliminaram Novas Russas e Itapajé no grupo A. Já Barbalha e União passaram por Campo Grande e Crato. Nas semifinais, Caucaia e União foram melhores respectivamente que Barbalha e Pacajus. Na decisão, deu União contra o Caucaia. Também tivemos a decisão do terceiro lugar, vencida pelo Barbalha sobre o Pacajus. Os três primeiros colocados subiram para a 2ª Divisão.


Resumo dos Campeões 2017

Regionais

  • Copa Verde (Centro-Oeste, Espírito Santo e Norte): Luverdense (MT).
  • Nordeste: Bahia (BA).
  • Primeira Liga: Londrina (PR).

Estaduais de 1ª Divisão

  • AC: Atlético.
  • AL: CRB.
  • AM: Manaus.
  • AP: Santos.
  • BA: Vitória.
  • CE: Ceará.
  • DF: Brasiliense.
  • ES: Atlético Itapemirim.
  • GO: Goiás.
  • MA: Sampaio Corrêa.
  • MG: Atlético.
  • MS: Corumbaense.
  • MT: Cuiabá.
  • PA: Paysandu.
  • PB: Botafogo.
  • PE: Sport.
  • PI: Altos.
  • PR: Coritiba.
  • RJ: Flamengo.
  • RN: ABC.
  • RO: Real Ariquemes.
  • RR: São Raimundo.
  • RS: Novo Hamburgo.
  • SC: Chapecoense.
  • SE: Confiança.
  • SP: Corinthians.
  • TO: Interporto.

Estaduais de 2ª Divisão

  • AC: ADESG.
  • AL: Dimensão Saúde.
  • AM: Holanda.
  • AM 2: São Raimindo.
  • BA: Jequié.
  • CE: Iguatu.
  • DF: Bolamense.
  • ES: Serra.
  • GO: Grêmio Anápolis.
  • MA: Bacabal.
  • MG: Patrocinense.
  • MS: sub-júdice.
  • PA: Bragantino.
  • PB: Nacional Patos.
  • PE: Pesqueira.
  • PR: Maringá.
  • RJ: Goytacaz.
  • RN: Força e Luz.
  • RS: São Luiz.
  • SC: Concórdia.
  • SE: Socorrense.
  • SP: São Caetano.
  • TO: Araguaína.

Estaduais da 3ª Divisão

  • CE: União.
  • GO: Jaraguá.
  • MG: Ipatinga.
  • PR: Independente.
  • RJ: Angra dos Reis.
  • RS: Internacional "B".
  • SC: Blumenau.
  • SP: Nacional.

Estaduais da 4ª Divisão

  • RJ: Pérolas Negras.
  • SP: Manthiqueira.

Copas Estaduais

  • CE: Floresta.
  • ES: Atlético Itapemirim.
  • MT: Cuiabá.
  • PI: 4 de Julho.
  • PR: Maringá.
  • RJ: Boavista.
  • RS: São José.
  • SC: Tubarão.
  • SP: Ferroviária.

Nenhum comentário: