Aconteceu no dia 21 de Julho de 1963 com a realização do III Troféu Mil Voltas da Guanabara de Aeromodelismo, competição destinada à categoria ‘vôo circular controlado’.
O evento foi promovido pela Hobbylândia, casa especializada em material aeromodelístico e propriedade do desportista S. Morimoto. A já tradicional prova conheceu à época uma grande aceitação no estrangeiro, sob o nome de “Mil Voltas Brasileiras”.
O Aeromolódromo de Manguinhos recebeu nove equipas representando vários Estados brasileiros e os melhores classificados ordenaram-se assim:
· 1º lugar: “Três Azes”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (1000 voltas)
· 2º lugar: “Xavante”, conjunto paulista representando a União Paulista de Aeromodelismo (668 voltas)
· 3º lugar: “Nocaute”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (637 voltas)
· 4º lugar: “Delta”, conjunto carioca (439 voltas)
· 5º lugar: “Able”, conjunto paulista (290 voltas)
A equipe botafoguense “Três Azes” foi composta por Fábio Crespi (piloto-aeromodelista), Matsuo Maeda (mecânico) e Antônio Borel (abastecedor), tendo sido preparada por Luciano Marino Crespi e Haroldo F. Campos (dirigente do aeromodelismo).
O aeromodelo vencedor bateu o recorde mundial de vôo circular controlado com a marca de 53m07s. O aeromodelo vencedor foi desenhado e construído por Matsuo Maeda (que obteve o seu segundo recorde mundial como componente de uma equipa), e foi equipado com um motor ENIA-29, de fabricação japonesa, destinado especialmente a operar nesta modalidade.
A equipa botafoguense “Nocaute”, que obteve o 3º lugar, foi composta por Adílson Guimarães (piloto), João Henrique Maia (mecânico) e Ari F. Dinkelmann (abastecedor).
Fonte: http://mundobotafogo.blogspot.com
Leia mais sobre o Aeromodelismo do Botafogo aqui.
Este foi um dia muito especial na minha vida. Ter um recorde mundial registrado não é para qualquer um não. Maeda era um especialista, Fabio um piloto especial, depois se tornou corredor de automóveis como seu pai, o Comendador Luciano Crespi e eu estava fazendo a minha parte da melhor forma possível. Batemos o recorde mundial da competição por duas vezes. Tenho muitas saudades daquele tempo e dos bons amigos de outrora. Nesta época meu irmão Roberto Borel era Tri Campeão Sul-Americano da categoria velocidade. Beijo grande aos que ainda estão por aqui.
ResponderExcluirAntonio Frederico Galvão Borel, o Tota.
Este foi um dia muito especial na minha vida. Ter um recorde mundial registrado não é para qualquer um não. Maeda era um especialista, Fabio um piloto especial, depois tornou-se corredor de automóveis como seu pai, o Comendador Luciano Crespi e eu estava fazendo a minha parte da melhor forma possível. Batemos o recorde mundial da competição por duas vezes. Tenho muitas saudades daquele tempo e dos bons amigos de outrora. Nesta época meu irmão Roberto Borel era Tri Campeão Sul-Americano da categoria velocidade. Beijo grande aos que ainda estão por aqui.
ResponderExcluirAntonio Frederico Galvão Borel, o Tota.
Muito legal, por favor, entre em contato: CARLOSEALLEN@TERRA.COM.BR, gostaria de fazer uma reportagem para revista de aeromodleismo sobre isso.
ResponderExcluirMuito obrigado, Antônio!
ResponderExcluirValeu, Antônio!
ResponderExcluirDuda, vou te mandar um email.
ResponderExcluirAlô Tota, Hoje é um grande dia para mim. Consegui encontrar a venda no Ebay uma planta do modelo de corridas do Walter Perkins, o Papa Taça, que se tornou em Inglês Papa Taca, e voltou minha memória daquela inesquecível corrida de 500voltas FAI do Ibirapuera, no campeonato Sul-Americano. Fazendo pesquisa, encontrei foto do Maeda, e gostaria de compartilhar com você meu álbum do Picassa, onde está registrada a reforma do meu aeromodelo, igual ao do Maeda, cuja planta me foi cedida pelo saudoso Luciano Crespi. Vou colar abaixo os dois endereços que gostaria que você visitasse; o da reforma, e minhas memórias que estão no site aeromodelos.net, que colarei a seguir. Se puder, mande seu endereço, para reavivar nossas memórias. Forte abraço, Zeca Priolli.
ResponderExcluirhttp://pagesperso-orange.fr/eduardo.affonso/verportu.htm
http://picasaweb.google.com/zeca.priolli/ReformaDoTeamRacerProjetadoPeloMaedaEm1962#
zeca.priolli@gmail.com
Irado!!!
ResponderExcluirExcelente materia para quem realmente gosta de história de aeromodelismo o que infelizmente essa geração de agora sequer sabe o que significa. o sr Matsuo Maeda ainda é vivo e está com 84 anos. Falei com ele por telefone há mais ou menos 1 semana. Roberto Borrel tambem vivo. Mantenho contato regularmente com ele.
ResponderExcluirSaudações alvinegras
Seria muito bom ver os clubes do Rio investindo em esportes como o Aeromodelismo, Xadrez, Sinuca, e tantos outros.
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