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sábado, 21 de março de 2009

História da Vela no Rio de Janeiro

"Muito poucas são as pessoas que sabem como nasceu o esporte da vela nesta cidade de São Sebastião. E para satisfazer sua curiosidade, vamos dar umas notas esparsas sobre esse salutar esporte".

Assim começa um artigo no Yachting Brasileiro, em agosto de l946, nº 22 e continua:

"A primeira prova foi realizada em Paquetá,.... Em l895, por ocasião das festas de São Roque, Padroeiro dos pescadores. Concorreu a essa regata o veterano Clube de Regatas Botafogo, na única prova de vela do dia, a qual não chegou a se efetuar porque desabou um temporal. Em 7 de setembro de l877, na Enseada de Botafogo, houve outra competição de veleiros, destacando-se os barcos ""Poti", "Canário" e "Veloz"...." Seguem-se outras informações por obra do articulista "OD. ATOM", anagrama de Eduardo Mota.

Participante de vários eventos da vela, e que , na sua modéstia, evitava citar seu nome. Fundador do Iate Clube Brasileiro, cuja sede provisória foi instalada no Clube de Regatas Flamengo, do Audax Motor Clube e, no que nos diz respeito, da ‘Liga Carioca de Vela e Motor'.

Através dele, conhecemos sua primeira diretoria, formada pelo Presidente Sr. Luís Viana, diretores Sr. Mário Veiga da Silva e do próprio Sr . Eduardo Mota.

Em 13 de novembro de l934, na sede do Clube de Regatas Guanabara, assinaram a Ata de Fundação da nova Liga, as seguintes agremiações:

Club de Regatas do Flamengo
Clube de Regatas Guanabara
Clube dos Caiçaras
Clube dos Tabajaras
Fluminense Yacht Clube (em 1940, Iate Clube do Rio de Janeiro)
Iate Clube Brasileiro
Sailing Yacht Club (em 1940, Rio Yacht Clube)

Não havendo outros informes, como estatutos, atas, correspondências, etc., somente conhecemos, até l5 de março de l939, o nome do Presidente , Sr. Mário Luís Frias.

Seu sucessor, Sr. José Cândido Pimentel Duarte, dirigiu a Liga de l6 de março de l939 até l0 de agosto de l944. Durante seu mandato, em 5 de novembro de l941, a Assembléia Geral alterou sua denominação para "Federação Metropolitana de Vela e Motor".

Seguiu-se na Presidência o Sr. Mário Borges de A. Ramos, de ll de agosto de l944 até renunciar em l0 de setembro de l946, assumindo seu Vice, sr. Fernando Lavrador, completando o período até 5 de junho de l947.

Nesta época, a F.M.V.M ., ocupava o prédio da Rua da Alfândega, 41 - 2º andar desde 2de outubro de l946.

Em 6 de junho de l947, assume o Sr. Joel Nascimento até 3l de março de l948. Já então, à 1º de fevereiro de l948, as reuniões eram na sede da Federação Metropolitana de Basket-ball, à Avenida Rio Branco, l08 - l4º andar, eventualmente na Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar e na Confederação Brasileira de Vela e Motor.

Assume o Sr. Leopolodo Geyer, de lº de abril de l948 à 3l de maio de l949. Por motivos particulares, retira-se e assume o Sr. Gastão Vinhais, em lº de junho de l949, completando o período. Em l8 de maio de l950, é reeleito e dirige a F.M.V.M. até 25de fevereiro de l9532.

Num curto espaço de tempo, o Sr. Mário Murtinho Neiva comanda a Federação, entre 26 de fevereiro e 25 de março de l953. Assume o Sr. Lauro Monteira de Souza, de 26 de março do mesmo ano à lº de janeiro de l955.

Em 23 de abril de l953, em Assembléia Geral, separou-se da Motonáutica, passando à denominar-se "Federação metropolitana de Vela", com a seguinte organização:

Como Fundadores: ICRJ, ICB, RYC, CRF, CC; Como Filiados: CRG, CN, ICR, CIC, CRVG; Como Suplementares: Iate Country Clube, Cocotá Esporte Clube, Jequiá Esporte Clube e Tijuca Tenis Clube.

No início de l953, a F.M.V. herdou a sede da ex-FMVM, à Avenida Graça Aranha, l9 - l0º, mas em outubro deste mesmo ano, transferiu sua sede administrativa para o ICRJ, na Urca.

Em 4 de janeiro de l955, tomou posse na presidência da Federação, o Sr. Joaquim Belem, que permanece até 28 de dezembro de l956. Novamente assume o Sr. Mário Murtinho Neiva em 26 de março de l953, ficando no cargo até lº de janeiro de l959.Retorna à Presidência o Sr. Joaquim Belem, de 3 de janeiro de l959 à 1º de maio de l961. Neste período, com a mudança da capital para Brasília, em abril de l960, a Assembléia Geral , dia 2 de março de l96l, alterou sua denominação para "Federação Carioca de Vela". Seu quadro de filiados era composto por: ICB,RYC,ICRJ,CC (desde l3/novembro/l934), CN, CRG, CIC, ICR, ICI, ICJG, PIC, GIC, GVEN e suplementares, Saquarema I.C., Barra I.C., PCSF, e Muriqui I.C.. Como curiosidade, estavam registrados na Federação, 24 Oceanos; 6 Multi-Cascos; l4 Veleiros Juniores; 25 Stars; 3 F.D.s; 16 Lightnings; 25 Cariocas; l5 Guanabaras; 21 Sharpies; 3 H.Sharpies; 52 Snipes e 82 Pinguins.

Comanda a F.C.V. o Gal. Helyo de Faria Pereira, de l5 de maio de l061 á l7 de dezembro de l962. Os Srs José Evaristo San Roman, de l8 de dezembro de l962 à 2 de dezembro de l964 e o CMG Hélio Novaes, de 3 de dezembro de l964 à 5 de junho de l967, foram os Presidentes seguintes. Nesta época , a F.C.V. usou a sede da C.B.V.M., à Av. Rio Branco, l08 - s/l404 e Rua André Cavalcanti, l28 para reuniões do Conselho de Representantes.

Assumiu à seguir, o Sr. Nevil Morley, de 6 de junho de l967 à 4 de março de l972. Com a separação do Rio de Janeiro e a formação do Estado da Guanabara, o C.N.D. determinou que a Federação fosse também dividida.

O Conselho de Representantes propôs então a denominação de "Federação de Vela da Guanabara e Rio de Janeiro" em 6 de dezembro de l97l e na reunião realizada no Clube Naval em l7 de janeiro de l972, aprovou os Estatutos, encaminhando-os ao C.N.D. sob protocolo nº 692/72. No aguardo desta decisão, foi prorrogado o mandato da Diretoria, por 6 meses e à seguir, mais 6 meses. Findo este prazo e com a saída do Presidente, assumiu o Vice, Sr. John Harley Davies, de 5 de março de l972 à l0 de abril de l972.

Realizadas as eleições e sem decisão do C.N.D., tomou posse o Sr. Helcio Erasmi Lopes, de ll de abril de l972 à 3l de março de l974. Foi proposta , então, em 7de abril de l972 a "Federação Carioca de Iatismo", na Guanabara e "Federação Fluminense de Iatismo", no Estado do Rio de Janeiro. Enquanto não houvesse a separação oficial, permaneceria a atual organização até 3l de dezembro de l972. Em reunião de 8 de dezembro deste ano, o Conselho de Representantes, por unanimidade, " Retificou a decisão anterior que determinava o afastamento dos clubes de Niterói à partir de l º de janeiro , voltando os mesmos à condição de Membros Natos da F.V.C."

Em 11 de junho de l973, a "Federação Carioca de Vela" foi agraciada com a "Medalha do Mérito de Tamandaré". Vale ressaltar que a referida comenda foi oferecida ao Presidente em exercício, declinando este da honraria em favor da F.C.V.

Em 28 de novembro de l973, foi a sede da entidade adquirida em parte, com as salas l2l0 e l2ll e em l8 de janeiro de l977, a sala l2l2 foi incluída no patrimônio.

Reeleito o Sr Helcio Erasmi Lopes, de lº de abril de l974 à 3l de março de l976. Durante este período, em 24 de julho de l974, inaugurou-se oficialmente a Sede da Federação e as reuniões da Diretoria eram agora, ali realizadas; as do Conselho de Representantes permaneceram nas agremiações filiadas. É de se notar também , que em 7 de junho de l974, foi proposta a criação da "Confederação Brasileira de Vela", pelo ICRJ, idéia não concretizada.

Na reunião de 28 de agosto à 4 de outubro do mesmo ano, em caráter permanente para tratar da exigência da Comissão designada pelo C.N.D. para estudar a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro e propor os estatutos da nova Entidade, sugeriu-se a criação de "Federação de Iatismo do Rio de Janeiro", encaminhando-os à referida Comissão. Em l6 de maio de l975, foi informado oficiosamente à F.C.V., a aprovação dos mesmos. Por isso, em lº de julho de l976, adotou-se a razão social de "FIRJ", mas em 5 de julho , o C.N.D., na decisão proferida no Processo CND 273/75 determinou a designação de "Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro ", que permanece até hoje.

Seguiram-se na Presidência, o Sr. Dênis Richard Clemence, de lº de abril l978 à 3l de março de l98l. Na sua administração, fundou o Rio Vela Clube, sobre a égide da Federação, destinado à legalizar os iatistas não pertencentes às tradicionais agremiações. Depois o Sr. Huascar Rodrigues, de lº de abril desse ano à 3l de
março de l984. Reeleito, dirigiu a FEVERJ até 20 de dezembro de l984, quando afastou-se. Tomou posse o Vice Presidente, Sr. Paulo Osório Monteiro de Brito, completando o período até 29 de março de l987.

Eleito para a nova gestão, o Sr. Fernando José Pimentel Duarte, de 30 de março de l987 à l5 de março de l990. Durante sua administração reativou o Boletim da Federação, adotando o nome "Yachting Brasileiro", em homenagem à José Cândido Pimentel Duarte, um dos primeiros Presidentes da Entidade.

Seguiu-se o Sr. Antônio Luis Galvão do Rio Apa, de l6 de março de l990 à l5 de março de l993. Reeleito, solicitou a redução de seu mandato para dois anos, adequando à nova lei esportiva vigente, deixando o cargo em l5 de janeiro de l995. É de justiça lembrar a organização, informatização e a realização de eventos em todo o Estado, dinamizando a atuação da Entidade. Neste período, estiveram filiados 24 agremiações, 25 classes reconhecidas, 552 embarcações e 1.350 iatistas federados.

Em l0 de janeiro de l995, assumiu o C.M.G. Flávio Ainsworth Barcala, até l5 de janeiro de l997. Neste último biênio, de l6 de janeiro de l997 à l5 de janeiro de l999, preside a FEVERJ, o Sr. Carlos Alberto Dias Parizzi.

Atualmente, as Agremiações Federadas são: P.C.S.F., I.C.I., R.Y.C., I.C.B., J.I.C. e C.N.C. , de Niterói; e I.C.J.G., I.C.R.J., C.I.C.,I.C.R., G.V.E.F.O.M.M., C.C., G.V.E.N., C.R.G., C.N.-P.,C.C.B., com sede da Cidade do Rio de Janeiro; G.V.C.N. e B.Y.C., de Angra dos Reis. Existem 20 classes reconhecidas e l.500 atletas federados, em todos em atividade.

O atual desenvolvimento da FEVERJ foi conseguido pelas várias administrações que sempre acrescentaram suas experiências e dedicação. Muitos dos que não são citados, contribuíram de forma à transformar uma LIGA, na Federação respeitada que é hoje na vida esportiva deste País. Anônimos de desinteressados, um preito de gratidão aos que partiram. Aos que ainda aquí estão, o orgulho pelo que ajudaram à construir.

Fonte: http://www.feverj.org.br

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