Clubes

Competições de Futebol

Competições de Futebol - Categorias de Base

Competições de Voleibol

Jogos Infantis

Jogos da Primavera

domingo, 17 de junho de 2012

Entrevista com Marcus Hygino, Coordenador do Time Adulto Masculino de Basquete do Botafogo

Marcus Hygino é o novo coordenador de Basquetebol do Botafogo FR. Sua primeira medida foi a de devolver a tradição do clube em ter equipes adultas do esporte.

Vamos conhecer mais o projeto e desde aqui torcer para o que o Botafogo volte logo a disputar títulos no Basquetebol Adulto Masculino.

ER: Pode nos contar um pouco de sua trajetória até assumir o basquete adulto do Botafogo?
MH: Minha trajetória se iniciou na década de 80, onde inspirado e espelhado pelo meu pai que naquela época era uns dos melhores treinadores de futebol de salão (futsal) do Brasil. Claro que na modalidade que escolhi e a praticava desde 1971. Quando entrei na faculdade de educação física em 1982, imediatamente parei de jogar pois achava que poderia um dia ser um bom treinador de basquete e viver exclusivamente desta profissão. Desde de 1982, não parei mais de estar nas 4 linhas, começando por escolinhas, e passando por mini- basquete,e em todas as categorias, até chegar ao adulto. Já trabalhei em grandes equipes do Brasil, como Pinheiros (SP), Tijuca TC , Unit/Uberlândia (MG), Flamengo, e até mesmo no próprio Botafogo, que em 2002, conseguimos colocá-lo de volta a elite do basquete brasileiro, mas o sr. Bebeto de Freitas então presidente, resolver acabar com a categoria adulta. Campeonatos e vice-campeonatos em diversas categorias, e em diversos lugares do Brasil são inúmeros, assim como seleções cariocas e universitárias. Ainda na primeira pergunta, eu não fui contratado para ser o treinador de adulto do Botafogo, fui para ser o coordenador, e como tal , não posso admitir um clube como este, fora do cenário adulto carioca e nacional. E então fiz uma equipe na raça, contando com jogadores experientes e alguns jovens que apostaram num projeto futuro.

ER: Qual a estrutura que o Botafogo dispõe hoje?

MH: Nenhuma estrutura o Botafogo dispõe atualmente, afinal fui contratado para ajudar a fazê-la.
 

ER: Em 2011, o Botafogo disputou o Torneio Carioca Adulto mas não deu continuidade à equipe. Por que?
MH: Não sei te responder, pois nesta época eu era treinador no Flamengo na categoria sub-19. 

ER:Está realmente confirmado que o Botafogo vai disputar o Campeonato Estadual Adulto?
MH: Tudo depende do andamento interno, pois coloquei esta equipe na raça e por enquanto estamos fazendo das tripas coração para jogar e treinar. Para você ter uma ideia, tem vez que nosso treino acaba às 23:30, pois começamos a treinar após toda a atividade da base, e fora as quadras em outros lugares que amigos me cedem para poder dar uma qualidade melhor à equipe. Então, como falei, como coordenador e técnico estou trabalhando para ter melhores condições futuras e se não alcançar algo melhor, não vou colocar o adulto no Estadual. Afinal, está briga é minha e do meu diretor Queiroz. Então, posso continuar ou parar na hora que achar. Mas tudo leva a crer que iremos participar do Estadual.
 

ER: Está também confirmado que o Botafogo vai disputar a Copa Sudeste (espécie de 1a Fase da Supercopa Brasil - a 2a Divisão do Brasileiro)?
MH: Se participarmos do Estadual, já estaremos com a vaga assegurada para a Copa Sudeste. Mas em 2013, teremos que contar com estrutura e um poder financeiro razoável pra isto.

ER: O Basquete adulto está com patrocinador independente do futebol?

MH: O meu diretor Queiroz conseguiu uma verba com duas empresas de amigos que nos dão R$ 3.000,00 por mês. Isso é somente uma ajuda de custo.

ER: Faltam nomes de peso no elenco alvi-negro. O clube planeja contratar algum reforço conhecido para o Estadual?

MH: Nome de peso custa um bom dinheiro e acho que não vou ter verba pra isto. O que faço e já fiz outras vezes é provar que com comprometimento e escolhendo atletas que queiram apostar num projeto legal, podemos ter uma equipe competitiva, a nível regional. A nível nacional é outra conversa. 

ER:O Botafogo disputa todos os campeonatos oficiais de base. Estes garotos que o Botafogo vem formando têm talento? Há algum nome que você já prevê numa futura seleção brasileira adulta?
MH: Por enquanto nenhum nome pode-se dizer que terá um futuro promissor. E ainda é precoce para se apostar em meninos de 13 a 15 anos.
 

ER: O Botafogo é um dos poucos clubes da cidade que tem escolinha para meninas. Como elas podem se beneficiar deste projeto do Adulto Masculino? Será que o Botafogo planeja no futuro ter também um time Adulto Feminino?
MH: Acho que a menina que entra na escolinha de basquete, não entra porque o clube tem um adulto masculino. Ela entra pois sabe que ali é um dos poucos que tem esta modalidade. Será muito difícil um clube como o nosso ter equipe adulta masculina e outra feminina, a não ser que tenhamos dinheiro suficiente de sobra para bancarmos. Além disto, no Rio são poucas equipes que mantém o basquete feminino.
 

ER: Sobre o Torneio Carioca Adulto, você conhecia as equipes e jogadores adversários?
MH: O meu objetivo neste torneio é encorpar a equipe para uma possível participação no Estadual e o objetivo dos demais é somente a participação neste torneio. As equipes não têm uma regularidade de treinamento e a responsabilidade de se manter um time por todo o torneio. Conheço alguns jogadores do nosso mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário