Apesar do tamanho do país, o Brasil decidiu limitar seu campeonato nacional a 20 times, o mesmo número de participantes de Espanha, França, Inglaterra e Itália.
No formato do Brasileirão, não há espaço para times da região Norte, nem para times da capital do país. Aliás, dos 27 estados da federação, apenas 9 estão representados. São 17 times de alguma capital e apenas três times do interior.
Times que têm milhares de seguidores, como Remo (PA), Paysandú (PA), Treze (PB), Campinense (PB), Sport (PE), Santa Cruz (PE), América (RN), Vila Nova (GO), Operário (MT), Caxias (RS), Ceará (CE), Fortaleza (CE), Guarani (SP), Moto Club (MA), Sampaio Corrêa (MA), America (RJ), CRB (AL), entre outros não podem disputar o título. O Campinense, campeão do nordeste em Março, também fica de fora.
O Brasil também venceu a Copa do Mundo 5 vezes, sendo que em 4 delas não havia o chatíssimo campeonato disputado em turno e returno. Alguém pode explicar por que precisamos imitar a Europa? Será que tudo que vem de lá é melhor e nada daqui presta?
Proposta da Fórmula do Brasileirão
- 1ª Fase: 64 clubes divididos em 8 grupos de 8. Turno e returno dentro dos grupos. 14 jogos para cada.
- 2ª Fase: Os 6 melhores de cada grupo da 1ª Fase são divididos em 6 grupos de 8. Turno e returno dentro dos grupos. 14 jogos para cada.
- Torneio da Morte: Os 2 piores de cada grupo da 1ª Fase são divididos em 2 grupos de 8. Turno e returno dentro dos grupos. 14 jogos para cada.
- 3ª Fase: Os 4 melhores de cada grupo da 2ª Fase são divididos em 8 grupos de 4. Turno e returno dentro dos grupos. 6 jogos para cada.
- 4ª Fase: Os 2 melhores de cada grupo da 3ª Fase disputam as 8ªs de Final em ida e volta.
- 5ª Fase: Os 8 classificados da 4a Fase disputam as 4ªs de Final em ida e volta.
- 6ª Fase: Os 4 classificados da 5a Fase disputam as Semifinais em ida e volta.
- Final: Em ida e volta.
- Rebaixamento: os 4 piores de cada grupo do Torneio da Morte. Total de 8.
- Libertadores: Os 4 semifinalistas se classificam para a Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário