Há décadas que as artes marciais deixaram seu local de origem para serem assimiladas também pelo ocidente. Dentre as práticas esportivas que trabalham a disciplina, o foco e o autoconhecimento, podemos listar o jiu jitsu, o judô, o taekwondo e o muay thai são algumas das práticas mais procuradas em escolas e academias.
Como cada uma delas possui suas próprias regras e estilos, não demorou muito para que estudantes se identificassem e quisessem aprendê-las. No entanto, a grande maioria, por inexperiência ou falta de orientação, acaba tendo muitas dúvidas sobre aspectos básicos de cada uma dessas modalidades esportivas, inclusive sobre a vestimenta mais adequada. Neste caso, o
kimono se tornou uma peça determinante na construção da identidade de novos lutadores.
Mas você deve estar se perguntando neste exato momento: “O que devo considerar na hora de comprar um kimono?”. Para responder essa pergunta, resolvemos separar alguns detalhes que não podem passar despercebidos na hora de escolher o seu primeiro
quimono. Continue lendo para conferir todos eles!
1. Priorize a qualidade do tecido
Como qualquer outra roupa de luta, que sofre desgastes por causa do tempo e condições de uso, um bom
quimono masculino ou feminino é identificado facilmente pela sua gramatura espessa e resistente, com reforços em áreas que costumam ficar bastante gastas. Geralmente o nível de espessura do tecido segue as seguintes medidas:
- 190gr/m2 para iniciante
- 240gr/m2 para iniciante em competição
- 240gr/m2 para adulto iniciante
- 370 gr/m2 para adulto em competição
É claro que modelos feitos em algodão contam com a vantagem de serem mais resistentes e não causarem reações alérgicas, mas ainda assim é possível encontrar
kimonos de sarja (indicados para iniciantes por causa da sua conhecida pela sua flexibilidade e leveza) e canelado (marcado pelo caimento confortável e espessura média).
2. Fique atento à modelagem e ao tamanho
Outro detalhe muito importante, mas que passa despercebido com frequência e pode pegar muitos praticantes iniciantes de surpresa, é a modelagem do
quimono de luta. Saber como escolher o tamanho certo para você vai influenciar no seu conforto e, consequentemente, no seu desempenho durante os treinos. Em alguns casos, esses detalhes podem ser determinantes na conquista (ou perda) de um campeonato.
O problema é que toda
fabricante de kimonos adota suas próprias medidas na confecção dessas
roupas de luta. Isso já cria muita confusão em que está acostumado com uma determinada marca e, por algum motivo, precisa trocar por outra. Para consertar isso, você pode se basear na sua relação idade e altura nessas medidas:
- M00: até 3 anos
- M0: até 5 anos
- M1: até 7 anos
- M2: até 9 anos
- M3: até 11 anos
- JR: até 13 anos
- A1: até 1,70m
- A2: até 1,80m
- A3: até 1,90m
- A4: até 2,0m
- A5: acima de 2m
3. Padronização de Cores
As cores possuem um papel determinante na escolha do kimono. Isso acontece porque a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) estabeleceu que apenas os kimonos nos tons branco, azul royal e preto são permitidos em competições.
Já para o treinos, a escolha dessa
roupa de luta é mais flexível, e, portanto são aceitos kimonos camuflados, com estampas, coloridos ou com qualquer outra modificação feita pelos fabricantes.
4. Cuidado com a lavagem
Você desembolsou uma quantia considerável na compra do seu kimono de luta e agora precisa cuidar do seu novo uniforme, afinal de contas, quem não quer transmitir uma imagem de responsabilidade e higiene com sua roupa de luta, não é mesmo? Pena que nem todos pensam da mesma forma, mas você pode ir na direção contrária e dar o tratamento que esse equipamento merece.
Portanto, antes de sair colocando o seu quimono na máquina de lavar, vamos salientar alguns pontos importantes que vão ajudar a mantê-lo conservado por mais tempo:
- Lave-o do avesso. Isso facilita na hora de retirar manchas acumulas na gola, justamente por causa da dobra.
- Misture um pouco de sabão de coco com sabão em pó. Depois lave à mão, pressionando suavemente o tecido contra a esfregadeira do tanque.
- O uso do alvejante deve ficar restrito apenas aos modelos brancos. Prefira soluções neutras.
- No caso da secadora, o ideal é que ela seja usada por, no máximo, alguns minutos, caso contrário as fibras do quimono vão encolher, reduzindo seu tamanho original.
- A sombra é a sua melhor aliada. Deixe sempre o seu kimono longe do sol, porque o calor enrijece as fibras, deixa o tecido áspero e aumenta as chances dele encolher.
Agora você sabe que comprar e manter o seu kimono exige muita pesquisa, disciplina e cuidados constantes. Ao seguir as dicas acima, a sua roupa de luta vai durar muitos anos ao seu lado, elevando seu desempenho em treinos e provas. Caso queira acompanhar mais artigos como esse, continue navegando no nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do mundo esportivo.