Henrique Costa Mecking (o "Mequinho") nasceu em 23 de janeiro de 1952.
Mequinho começou no jogo de damas aos quatro anos e aos seis dominava a categoria infantil de xadrez. Seu sucesso em Pelotas (RS) fez com que o Grêmio (RS) o levasse para Porto Alegre (RS) em 1970, onde o atleta ingressou na universidade.
Em 17 de maio de 1971, Mequinho assinou contrato com a Gama Filho para ele ensinar xadrez nesta universidade. Na apresentação do craque na instituição, ele derrotou o professor Paulo Gama Filho em partida amistosa, diante dos alunos.
O Flamengo o contratou em 1971, pois o enxadrista quis largar a física para se dedicar exclusivamente ao esporte.
Em 1972, Mequinho se tornou um Grande Mestre Internacional. Com este título obtido após um torneio na Inglaterra, o craque foi recebido no Rio de Janeiro com pela torcida do Flamengo e ele desfilou num carro aberto do Corpo de Bombeiros até o Maracanã.
Em 1977, Mequinho alcançou o terceiro lugar do ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), um récorde até hoje para o esporte brasileiro.
Por duas vezes Mequinho disputou o Torneio de
Candidados, cujo vencedor tem o direito de desafiar o campeão mundial pelo título mundial.
Uma doeça grave, a mastenia, fez o craque largar por mais por dez anos o xadrez e se mudar para o interior de São Paulo. Ele ainda disputa alguns torneios regionais.
Os Principais Títulos de Mequinho como atleta do Flamengo
- Torneio Interzonal de Manila de 1976
- Torneio Interzonal de Petrópolis de 1973
- Campeonato Sul-Americano de 1972
- Torneio Internacional de Vrsac de 1971
Leitura Complementar