America Football Club

O Clube Atlético Tijuca se dissolveu em 1904 por causa de um desentendimento entre associados. Oswaldo Mhorstedt queria fundar outra agremiação e, inspirado no Fluminense, queria que ela se dedicasse ao futebol.

Sendo assim, na residência de Alfredo Mohrstedt (que ficava na rua Praia Formosa), em 18 de setembro de 1904, nascia o America Foot-Ball Club. Entre a lista de seus fundadores, constam os nomes do Maestro Heitor Villa Lobos e de uma mulher (fato raro para a época): Helena Toledo Medeiros de Albuquerque.

Em 20 de maio de 1905, o America se tornou um dos fundadores da Liga de Futebol do Rio de Janeiro. Os outros foram o Rio Cricket, Fluminense, Football And Athletic, Bangu, Botafogo e Paisandu.

Entre 1904 e 1906 o America usou um uniforme negro; que passou a ser rubro-negro entre 1906 e 1908. Somente em 1908, estreou a camisa rubra, que passou a ser as cores do clube.

O America não tinha um campo capaz de receber partidas oficiais de futebol. Assim, mandou partidas nas casas do Bangu e do Fluminense durante alguns anos. Seus treinos eram no Centro da Cidade, primeiro à Rua Pedro Alves, depois à Rua São Francisco Xavier, na Tijuca.

Em 1911, com a incorporação do Haddock Lobo, o America ficou com o campo da Rua Haddock Lobo e fez dele sua casa para treinos e jogos. O logradouro foi mudado para Rua Campos Salles. O estádio passou por modernizações até ser derrubado em 1961. Até hoje, na Rua Campos Salles existe o prédio da sede social do America.

O futebol do America se mudou para o Estádio do Andaraí em 1967 e ali ficaram até 1993. O clube vendeu o terreno para a construção de um centro comercial e em troca ganhou o estádio Giulitte Coutinho.

Em 1911, o America iniciou a prática do basquete. Outros esportes que se destacaram no Mecão foram o futsal, o voleibol, o handebol, o futebol de praia, o futebol society, natação, polo aquático, caratê, ginástica rítmica, futevôlei e peteca.

Em 1987, o America enrou na fase da decadência na qual ainda se encontra. Ao se recusar a disputar o Campeonato Brasileiro, o clube vendeu todos os jogadores e ficou sem receitas durante boa parte do ano. No ano seguinte, o America acabou rebaixado para a segunda divisão nacional. Nunca mais conseguiu se reerguer e passou a ser figura fácil na segunda divisão do Rio de Janeiro a partir dos anos 2000.

A sede social está interditada e o Diabo procura um investidor, pois seu projeto de modernização do local já foi aprovado na prefeitura.


Os Títulos do America

Basquetebol

  • Copa Eugênia Borer Mirim Feminino de 1995
  • Grand Prix Adulto Masculino de 1991.2
  • Grand Prix Adulto Masculino de 1991.3
  • Taça Kanela Adulto Masculino de 1983
  • Taça Orlando Gleck de 1981
  • Campeonato Estadual Aspirantes Masculino de 1946
  • Campeonato Estadual Aspirantes Masculino de 1943

Boliche 

Futebol

Futebol Americano

Futebol Feminino

Futmesa

Futsal

  • Campeonato Estadual Sub-11 Masculino de 2005

Handebol

  • Campeonato Estadual Adulto Masculino de 1930.
  • Campeonato Estadual de Segundos Quadros Masculino de 1930. 

As Temporadas do America

Estádios do America

Jogos Olímpicos

Imagens

Artigos Relacionados

Entrevistas

Nenhum comentário: