sábado, 13 de setembro de 2008

Botafogo FR Campeão do Troféu Mil Voltas de Aeromodelismo de 1963

Aconteceu no dia 21 de Julho de 1963 com a realização do III Troféu Mil Voltas da Guanabara de Aeromodelismo, competição destinada à categoria ‘vôo circular controlado’.

O evento foi promovido pela Hobbylândia, casa especializada em material aeromodelístico e propriedade do desportista S. Morimoto. A já tradicional prova conheceu à época uma grande aceitação no estrangeiro, sob o nome de “Mil Voltas Brasileiras”.

O Aeromolódromo de Manguinhos recebeu nove equipas representando vários Estados brasileiros e os melhores classificados ordenaram-se assim:

· 1º lugar: “Três Azes”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (1000 voltas)
· 2º lugar: “Xavante”, conjunto paulista representando a União Paulista de Aeromodelismo (668 voltas)
· 3º lugar: “Nocaute”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (637 voltas)
· 4º lugar: “Delta”, conjunto carioca (439 voltas)
· 5º lugar: “Able”, conjunto paulista (290 voltas)

A equipe botafoguense “Três Azes” foi composta por Fábio Crespi (piloto-aeromodelista), Matsuo Maeda (mecânico) e Antônio Borel (abastecedor), tendo sido preparada por Luciano Marino Crespi e Haroldo F. Campos (dirigente do aeromodelismo).

O aeromodelo vencedor bateu o recorde mundial de vôo circular controlado com a marca de 53m07s. O aeromodelo vencedor foi desenhado e construído por Matsuo Maeda (que obteve o seu segundo recorde mundial como componente de uma equipa), e foi equipado com um motor ENIA-29, de fabricação japonesa, destinado especialmente a operar nesta modalidade.

A equipa botafoguense “Nocaute”, que obteve o 3º lugar, foi composta por Adílson Guimarães (piloto), João Henrique Maia (mecânico) e Ari F. Dinkelmann (abastecedor).

Fonte: http://mundobotafogo.blogspot.com

Leia mais sobre o Aeromodelismo do Botafogo aqui.

10 comentários:

AFGBOREL disse...

Este foi um dia muito especial na minha vida. Ter um recorde mundial registrado não é para qualquer um não. Maeda era um especialista, Fabio um piloto especial, depois se tornou corredor de automóveis como seu pai, o Comendador Luciano Crespi e eu estava fazendo a minha parte da melhor forma possível. Batemos o recorde mundial da competição por duas vezes. Tenho muitas saudades daquele tempo e dos bons amigos de outrora. Nesta época meu irmão Roberto Borel era Tri Campeão Sul-Americano da categoria velocidade. Beijo grande aos que ainda estão por aqui.
Antonio Frederico Galvão Borel, o Tota.

AFGBOREL disse...

Este foi um dia muito especial na minha vida. Ter um recorde mundial registrado não é para qualquer um não. Maeda era um especialista, Fabio um piloto especial, depois tornou-se corredor de automóveis como seu pai, o Comendador Luciano Crespi e eu estava fazendo a minha parte da melhor forma possível. Batemos o recorde mundial da competição por duas vezes. Tenho muitas saudades daquele tempo e dos bons amigos de outrora. Nesta época meu irmão Roberto Borel era Tri Campeão Sul-Americano da categoria velocidade. Beijo grande aos que ainda estão por aqui.
Antonio Frederico Galvão Borel, o Tota.

Unknown disse...

Muito legal, por favor, entre em contato: CARLOSEALLEN@TERRA.COM.BR, gostaria de fazer uma reportagem para revista de aeromodleismo sobre isso.

Miguel Gonzalez disse...

Muito obrigado, Antônio!

Miguel Gonzalez disse...

Valeu, Antônio!

Miguel Gonzalez disse...

Duda, vou te mandar um email.

Unknown disse...

Alô Tota, Hoje é um grande dia para mim. Consegui encontrar a venda no Ebay uma planta do modelo de corridas do Walter Perkins, o Papa Taça, que se tornou em Inglês Papa Taca, e voltou minha memória daquela inesquecível corrida de 500voltas FAI do Ibirapuera, no campeonato Sul-Americano. Fazendo pesquisa, encontrei foto do Maeda, e gostaria de compartilhar com você meu álbum do Picassa, onde está registrada a reforma do meu aeromodelo, igual ao do Maeda, cuja planta me foi cedida pelo saudoso Luciano Crespi. Vou colar abaixo os dois endereços que gostaria que você visitasse; o da reforma, e minhas memórias que estão no site aeromodelos.net, que colarei a seguir. Se puder, mande seu endereço, para reavivar nossas memórias. Forte abraço, Zeca Priolli.
http://pagesperso-orange.fr/eduardo.affonso/verportu.htm

http://picasaweb.google.com/zeca.priolli/ReformaDoTeamRacerProjetadoPeloMaedaEm1962#

zeca.priolli@gmail.com

Miguel Gonzalez disse...

Irado!!!

JANJÃO disse...

Excelente materia para quem realmente gosta de história de aeromodelismo o que infelizmente essa geração de agora sequer sabe o que significa. o sr Matsuo Maeda ainda é vivo e está com 84 anos. Falei com ele por telefone há mais ou menos 1 semana. Roberto Borrel tambem vivo. Mantenho contato regularmente com ele.
Saudações alvinegras

Esporte Rio disse...

Seria muito bom ver os clubes do Rio investindo em esportes como o Aeromodelismo, Xadrez, Sinuca, e tantos outros.