sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Touradas no Rio de Janeiro

Em 1895, touradas começaram a ser disputadas no Rio de Janeiro. Os animais e os atletas vinham de navio de Portugal.

As touradas começaram em São Cristóvão e somente em 1901, foi construída uma moderna Praça de Touros (ao lado a foto da construção). Ficava na Rua Ipiranga. Antes porém, o Clube Tauromáquico foi fundado, o que atraiu a adesão de muitos brasileiros.

Em 1905, tivemos o auge das touradas, com a Praça de Touros lotada (segunda foto). Nos anos seguintes, a importação dos animais ficou muito cara e o esporte foi perdendo adeptos e apresentações.


Em 1908, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Francisco M. de Souza, baixou decreto proibindo o esporte a partir de 1o de Janeiro de 1909. Como o esporte já tinha perdido popularidade, não sofreu grande oposição para tomar tal atitude.

Apesar de muitos serem contra este esporte, a raça de touros usada na tourada estaria extinta se não fosse o esporte. Estes touros não existem mais na natureza.

4 comentários:

Ruy Moura disse...

Matéria muito original... Só falta descobrir que os nossos Botafogo e Flamengo também foram campeões de touros... (rs)

Abração amigo!

Miguel Gonzalez disse...

AHhuaahuhu!!! Será? Não duvido...

António Corvo disse...

Olá! Vi a reportagem sobre as touradas no Rio de Janeiro que saiu no Globo desse sábado, 31 de julho e pesquisei mais na internet e achei sua postagem. Você tem fontes sobre as touradas? As fotos que você conseguiu, por exemplo, de onde são? Pergunto isso porque pretendo fazer um trabalho acadêmico na UFF, onde sou professor na Letras, e precisava de mais informações e bibliografia.
Obrigado.

Miguel Gonzalez disse...

A fonte foi o Google.