domingo, 21 de junho de 2020

O Estádio Mané Garrincha

O Estádio Mané Garrincha tem uma história curiosa e seu desfecho corre na justiça. É que o campo pertencia ao pequeno Sport Club União, fundado em 05 de novembro de 1915. Esta agremiação mudou suarazão social em 2000 e agora se chama União de Marechal Hermes Futebol Clube.

Nos anos 70, quando o Botafogo perdeu sua sede de General Severiano e, consequentemente, seu estádio, a Prefeitura deu sinal verde para que o Glorioso erguesse em Marechal Hermes seu novo estádio.

Ao redor do campo onde o União jogava desde
1922, as obras tiveram início em 1977 e foram concluídas no ano seguinte. Em 22 de outubro de 1978, o Estádio Mané Garrincha foi inaugurado com vitória botafoguense sobre a Portuguesa por 2 a 1.

Quando o Fogão recuperou sua sede em General Severiano, os cartolas alvinegros decidiram se desfazer das arquibancadas tubulares. O último jogo do time em Marechal Hermes aconteceu em 20 de julho de 1986. Vitória de 1 a 0 sobre o Goytacaz.
Durante mais de dez anos, o local ficou abandonado. O União l
uta na justiça para recuperar seu terreno, apesar do Botafogo ter ganho recentemente direito de construir ali o seu Centro de Treinamento.

De todas as maneiras, o Estádio Mané Garrincha, em Marechal Hermes, não existe mais.

As fotos em ordem: as duas primeiras mostram o apogeu do Estádio Mané Garrinha; a terceira é de 1982 já mostram parte das arquibancadas em estado de abandono; a quarta é uma foto do campo de 2015; a penúltima foto mostra o muro do terreno que está soba a administração do Botafogo; e a última é uma ilustração do projeto do centro de treinamentos do alvinegro.








Nenhum comentário: