quarta-feira, 16 de julho de 2025

Copa América de 2028

A próxima edição da Copa América está marcada para 2028. No entanto, pouco - ou quase nada - se sabe sobre este torneio.

Como todos sabem, a Copa América é uma competição organizada pela CONMEBOL, que pertence à esta entidade e às suas dez federações filiadas, pouco se importando com a geografia, já que os times das Américas do Norte, Central e do Caribe não fazem parte dos quadros da CONMEBOL. Nem tampouco Guiana, Suriname e Guiana Francesa, que geograficamente ficam na América do Sul, se filiaram á entidade sul-americana.

Dito isto, estão confirmados na Copa América de 2028 Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

No entanto, nas últimas décadas, a CONMEBOL tem optado por convidar times de outras confederações para aumentar o número de participantes e fazer de seu torneio algo mais interessante. É comum vermos seleções da CONCACAF e da AFC na Copa América, o que é um pouco frustrante para o torcedor.

Até a organização do maior torneio da CONMEBOL já foi feita em algumas ocasiões nos Estados Unidos, cuja federação é da CONCACAF. Como os Estados Unidos entram com muito dinheiro para receber a competição, é muito provável que a edição de 2028 seja novamente no Tio Sam. Aliás, o país ainda tem contrato em vigor com a CONMEBOL, que assinou que organizaria duas Copas América, sendo a primeira a de 2024.

Se a competição for disputada em território da CONCACAF, é muito provável que tenhamos 16 times concorrendo ao título.

No entanto, se ela for organizada na América do Sul, a disputa seria bem interessante para se ver onde seriam os jogos: o Equador teria a vez de receber a festa do futebol sul-americano. No entanto, Argentina e Uruguai já manifestaram o desejo de organizar a competição.

Em resumo, não sabemos onde, nem quando, nem com quantos times será a Copa América de 2028.

Clique aqui para relembrar todos os campeões da Copa América.

Clique aqui para ver todos os participantes da história da Copa América.

Nenhum comentário: