sexta-feira, 15 de maio de 2009

Qual a Diferença de Karatê "Olímpico" para Caratê Shotokan?

Texto por Diogo Yoshida, Presidente da Federação de Karatê Shotokan do Estado do Rio de Janeiro. 

 "Suas indagações são pertinentes, porém bem complexas de responder, pois envolve muita, muita história do Caratê. Um resumo rapido, Caratê tem vários estilos oriundos de Okinawa, Japão, sendo que os mais conhecidos são: shotokan, wado ryu, shito ryu, goju ryu e shorin ryu, e atualmente o kyokushin. O nosso, o shotokan, é o mais difundido no Mundo. 

O Caratê na sua essência é uma arte marcial de vida ou morte. Seus golpes foram criados para defesa e contra ataques definitivos de alto grau de lesões traumáticas e visando os pontos vitais. Esse é o verdadeiro Caratê. Não se iluda. É uma arte marcial. 

 Na década de 50/60 no Japão, o mestre Nakayama introduziu o Caratê competição (shiai), como esporte através de pontuação, o que para seu fundador (Funakoshi) era uma ofensa à tradição do Caratê como arte marcial. 

Na década de 70 os atingos introdutores do Caratê no Brasil fundaram a única Federação, só que esta era atrelada ao pugilismo. Somente depois foi renomeada para FKERJ, que com divergências políticas diluiu-se para o segundo e terceiro escalão, enfraquecendo-a tecnicamente. Após a promulgação da Lei Zico, foi permitido que houvessem 'n' Confederações com suas diversas representações estaduais chamadas Federações. 

No Mundo também houve cisões como na JKA, onde surgiram a JKS, KWF, etc. Nós seguimos a tradição da arte marcial da sua verdadeira essência, porém com competições anuais seguindo a CBKS e a JKS. A FKERJ se filiou à CBK e esta à WKF, órgãos que têm se apresentado como 'olímpico', com maior visibilidade política e da mídia, com regras voltadas ao esporte, que para os tradicionalistas não têm efetividade como arte marcial, ou seja, não é Caratê. 

Na WKF é misturado quatro estilos: o shotokan, wado ryu, goju ryu e o shito ryu. Portanto a regra de competição foi amplamente adaptada para tal. O pleito olímpico é tentado desde a década de 80. Em agosto teremos nova eleição para checar qual dos sete esportes concorrentes podem angariar duas vagas disponíveis nas Olimpíadas".

Nenhum comentário: