sexta-feira, 22 de maio de 2009

Jogos Mundiais: Kaohsiung 2009

Você conhece os Jogos Mundiais? Eles foram criados em 1981, nos Estados Unidos. Seu objetivo é fazer uma Olimpíada de esportes não olímpicos. Sua organização compete a IWGA (International World Games Association), que é filiado ao COI. 

Algumas modalidades dos Jogos Mundiais acabaram "promovidas" a olímpicas, como o Triatlo. Ao todo seis esportes conseguiram este feito. Outras modalidades, que foram da Olimpíada no passado, fazem parte hoje dos Jogos Mundiais, como o Cabo de Guerra. 

As modalidades presentes nos Jogos Mundiais se adequam à cidade sede. A cidade sede é proibida de construir novos estádios para receber os jogos. Assim, o COI mantém a Olimpíada num patamar superior e alguns esportes não se fazem presente numa determinada edição dos Jogos Mundiais, devido à falta de local adequado para sua prática.

Os Jogos Mundiais foram disputados pela primeira vez em Santa Clara, Estados Unidos. Para 2013, duas cidades alemães brigam para sediar o evento: Duisburgo (sede em 2005) e Dusseldorf. A foto acima é do Korfball, esporte muito popular na Holanda. 

A foto abaixo é do Beisebol Finlandês, que já foi esporte olímpico. A terceira foto é do Tiro com Arco Selvagem. A última da Dança, esporte que será disputado em três modalidades em 2009: Dança Latina, Rock & Roll e Dança Padrão. O Beisebol e o Softbol voltarão aos Jogos Mundiais em 2013, caso ambos sejam excluídos da Olimpíada de 2016. 






 
























 


Nenhum comentário: