domingo, 10 de abril de 2011

Entrevista com Miguel Ângelo da Luz

O Esporte Rio (ER) entrevistou Miguel Ângelo da Luz (MAL), diretor de Esportes Olímpicos do Botafogo FR.

Gostaríamos de agredecer ao entrevistado pelo tempo e disposição em responder às perguntas e também a José Carlos Rodrigues Júnior, Coordenador de Esportes Olímpicos do Botafogo, que viabilizou a entrevista.

ER: O Botafogo está muito bem nas categorias de base de Basquete e Vôlei mas não tem uma equipe adulta que atraia a torcida para os ginásios. Por que?
MAL:
Temos projetos para as equipes principais, mas esbarramos na falta de patrocínio. Continaumos nesta busca, pois é um sonho da diretoria.


ER: Para onde vão os atletas que estouram a idade da categoria juvenil?

MAL: Alguns, por falta de opções, param de jogar e outros através de seus talentos conseguem vagas em equipes da Superliga e da NBB, por exemplo.

ER: Qual tem sido a maior dificuldade do clube em conseguir patrocínio para os esportes amadores? Afinal, são milhões de torcedores do clube no país.
 
MAL: Alguma empresa que se interesse em patrocinar nossas equipes.

ER: O Botafogo desistiu do Brasileiro de Basquete Feminino porque não tinha patrocinador?

MAL: Nós estávamos apalavrados com uma prefeitura do estado do Rio de Janeiro, que
viabilizaria esta equipe. Mas faltando 15 dias para o início da competição, o prefeito foi cassado.


ER: Pode descrever o projeto do Botafogo no Futsal? Aparentemente a Casa de España é quem recebe, forma e trena os atletas. O Botafogo só entra com a camisa. É isso? O Botafogo tem escolinha de Futsal própria?

MAL: Temos uma parceria com a Casa de España, com a possibilidade destes atletas passarem para o futebol de campo. Um dos técnicos do Futsal, por exemplo, é treinador do Infantil do futebol de campo botafoguense.

ER: Na Natação, o Botafogo tinha o melhor time há três anos atrás. Os investimentos da dupla Fla-Flu, no entanto, colocaram o Botafogo como terceira força. É possível reverter isso?

MAL: A curto prazo não. O Botafogo, com um investimento muito menor do que estas equipes, conseguiu ter resultados mais satisfatórios no cômputo geral, a nível nacional em 2010. Infelizmente, em 2011, perdemos alguns atletas, mas a médio prazo retomaremos o nosso lugar.


ER: O que falta para o Botafogo disputar de igual para igual títulos com Fluminense, Pinheiros e Flamengo no Pólo Aquático Masculino e Feminino?

MAL: No Masculino jogamos de igual para igual, inclusive fomos campeões estaduais. Perdemos alguns atletas sofrendo do mesmo problema da Natação.

ER: Em 2009, os jogadores do Botafogo foram agredidos por torcedores do Fluminense na Final do Estadual de Pólo Aquático. O caso corre pelo tapetão. Como está isso?
 
MAL: Ainda está sub-júdice.

ER: No Remo, pela primeira vez em 60 anos o Botafogo conquistou um vice-campeonato Estadual. Mas ainda falta quebrar o jejum de títulos. Por que o Botafogo está há tantos anos sem vencer no Remo?

MAL: Este anos somos favoritos ao título.


ER: Muitos alegam que o Botafogo foi Campeão Brasileiro de Remo em 2010. A CBR no entanto, não reconhece isso. O Botafogo, junto com outros clubes, não poderia pedir que a CBR organizasse um Campeonato Interclubes transparente para todos?

MAL: Para o Botafogo somos campeões brasileiros, aguardando que a CBR organize um campeonato interclubes.
 

ER: Muitos não entendem porque o Botafogo não tem um time de Atletismo, tendo a bela estrutura do Engenhão. O Botafogo falhou em contratar Maurren Maggi e sequer contratou professores para uma escolinha no Engenhão. Por que? O Atletismo tem muita história no Botafogo.
MAL: Temos uma parceria de iniciação ao Atletismo com a Vale do Rio Doce, através do projeto Estação do Conhecimento. Nossa idéia é que esta parceria dê frutos para o futuro. Quanto à Maurren, nosso departamento de marketing na época, não conseguiu viabilizar a vinda dela.


ER: Em 2009, você chegou a divulgar um projeto do Engenhão Olímpico. O anexo do estádio abrigaria escolinhas de Esgrima, Ginástica Artística, Jiu-Jitsu, Judô e Tênis de Mesa. Este projeto até agora não saiu do papel. Por que?

MAL: Porque era um convênio com o Ministério dos Esportes e devido tanto à fiscalização, quanto à distribuição de receitas, este ministério não pôde arcar com as despesas.
 

ER: O Botafogo teve muita tradição em alguns esportes desativados no clube, como Levantamento de Peso, Tênis, Nado Sincronizado, Xadrez, etc. Existe algum projeto para reintroduzir estes esportes no Botafogo?MAL: Não. O projeto atual do Botafogo é no desenvolvimento dos seguintes esportes olímpicos: Basquetebol, Natação, Pólo Aquático, Remo e Voleibol (Quadra e Praia).
 

ER: Será que alguns recursos dos esportes olímpicos acabam indo para esportes sem tradição e não-olímpicos que o clube tem investido recentemente como Futebol Society, Futebol Americano, etc?
MAL: Não. Todos estes esportes não-olímpicos são desenvolvidos através de parcerias, não acarretando nenhuma despesa para o clube.


ER: Será que o torcedor alvi-negro, que gosta do Olimpismo, terá alguma boa surpresa este ano?
MAL: Fechamos um patrocínio com a empresa multinacional Herbalife, visando a manutenção e formação de atletas e continuamos lutando para a formação de equipes de alto rendimento.

2 comentários:

Ruy Moura disse...

Querido amigo, confesso que não gostei da entrevista devido às... respostas do entrevistado!

Além de não esclarecer muitas questões, M.A.L. mostrou que o Botafogo tem falhado rotundamente na recuperação dos seus esportes olímpicos. E, claro, no remo, o favorito não pode ser o Botafogo, mas o Flamengo, obviamente.

O Glorioso merecia ter um coordenador olímpico capaz de fazer algo. Porque até agora a sua atuação foi um fiasco face às promessas.

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Valeu por seu comentário!