segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tiro Com Arco Pede Socorro

A primeira prova do Tiro Com Arco no Rio de Janeiro foi disputada em 05 de Novembro de 1955 no estande do Exército na Quinta da Boa Vista. O Fluminense, introdutor do esporte no Rio, e o Clube Carioca de Tiro tiveram dezenas de atletas disputando a competição, que foi de tiros de 25 metros.

O esporte cresceu rapidamente e o jornal O Globo chegou a ter sua própria competição chamada "Flecha de Prata". Diversos clubes como Andarahy AC, CR Vasco da Gama, Riachuelo TC e outros, criaram seus próprios departamentos do esporte. O CR Flamengo viria depois.

Em 19 de Novembro de 1958, a Federação Metropolitana (que hoje é a Federação de Tiro Com Arco do Estado do Rio de Janeiro) foi fundada por Clube Carioca de Tiro, Club de Tiro Guanabara, Grêmio da Fundação Getúlio Vargas, Riachuelo Tênis Club, Clube de Regatas e Natação da Penha, Club Municipal, Associação Atlética Marco Esteve. Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama não constaram entre os fundadores.

Mas o esporte perdeu seu prestígio, muitos clubes o deixaram e hoje em dia apenas quatro clubes seguem praticando o Tiro Com Arco: Municipal, Vasco da Gama, Portuguesa e a Associação Arqueiros da Íris (da cidade de Maricá).

O que fazer para recuperar o esporte?

A foto é do time do Fluminense nos anos 70, nas Laranjeiras.

Nenhum comentário: