segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional

Em 18 de fevereiro de 1942, com a maioria dos funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, no alojamento em razão do tempo ruim reinante, Demétrio Bouéri, Éver da Silva, Milton Guanabara e Augusto Dias de Souza, foram para o bar Botafogo, e, no decorrer da conversa, ao sabor de uma cerveja, quando o assunto era recreação e futebol, Milton Guanabara sugeriu a criação de um clube destinado a unir todos os funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional.

Destacaram durante a discussão, que o Clube Umuarama, em pleno funcionamento, se caracterizava como o “Clube dos Engenheiros” e onde, nem todos tinham acesso. A criação então sugerida oferecia a possibilidade dos funcionários terem seu próprio clube.

Entusiasmados, retornaram ao alojamento, onde o assunto foi detalhado aos demais e, conseqüentemente aprovado.

Quase que imediatamente surgiu no local, maquina de escrever, papel, e que alguém cuidasse da datilografia da ata de fundação nos seguintes termos: “Ata de reunião convocada pelos Senhores Demétrio Bouéri, Éver da Silva e Carlos Augusto de Campos, para a fundação de um Grêmio Social, Recreativo e Esportivo: Aos dezoito dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e quarenta e dois, no alojamento dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, Município de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, reuniram-se os senhores: Demétrio Bouéri,Éver da Silva, Carlos Augusto de Campos, Armando Bitencourt, Ernani da Cunha Ferreira, Cláudio W. de Carvalho Viana, Gil Teixeira Lino, Thales de Barros, Félix de Abreu, Jorge Sarmento, Milton Bueno de Lima, Milton Guanabara, Augusto dias de Souza, Almir de Oliveira, Carlos Alfred da Silva, Carlos Augusto Pessoa Veiga, Antonio Bittencourt, Jose Manuel Duarte, Altayr Fernandes, Enio Woll Peffer, Ery Noeli Mastucello, Paulo Born, Jose Monteiro de Souza, José Roberto Bittencourt, Odair Luiz de Camargo, Mário Garcia Rosa, Joaquim Gonçalves Ferreira da Silva, Geraldo Aleixo da Silva, Venâncio Terra, Samuel Monteiro dos Santos, Álvaro de Sá Sobrinho, Victor Soares Gouvêa, Ernani Pereira, Jayme Luiz Miranda, José Patrocinio Silveira Neto, Oswaldo Cruz de Oliveira, José Caetano Júnior, José Coelho dos Santos e Rubens Sampaio, a fim de fundarem seu Centro Social Recreativo, abriu a sessão o Sr. Demétrio Bouéri, que em rápidas palavras expôs as finalidades da reunião.

Começou agradecendo e ao mesmo tempo apelando no sentido de que todos prestasse o seu apoio para a tal iniciativa, pois que a classe já contava com elementos bastante para ter uma associação que fosse o ponto de centralização de todas as atividades sociais, recreativas e esportivas. Pede a palavra o Sr. Rubens Sampaio que num brilhante improviso, enaltece a finalidade e pede ainda o melhor acolhimento para a idéia que estava sendo lançada. Voltando a fazer o uso da palavra o Sr. Demétrio Bouéri citou 3 pontos capitais a serem resolvidos, eleição da diretoria, composta somente por quatro membros ; estipulação da taxa inicial e mensalidades nos meses subseqüentes e finalmente a denominação da Agremiação.

A fim de economizar tempo, ainda foi proposta a aclamação da Diretoria, ao invés de eleição, que foi aprovado pela Assembléia. Apresentados vários nomes foi aclamado a seguinte Diretoria: Presidente: Demétrio Bauéri, Vice – Presidente: Éver da Silva, Tesoureiro: Armando Bittencourt, e Secretário: Carlos Augusto de Campos. Passou-se em seguida a discussão da taxa inicial e mensalidade, tendo sido resolvida a cobrança da taxa inicial de 20$000 (vinte mil réis) e as mensalidades subseqüentes de 10$000 (dez mil réis), para os sócios fundadores. Continuando com a ordem dos trabalhos, foi posta em discussão a denominação da Associação, sendo aprovada com o nome de “Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional”. Em seguida foram recolhidas as assinaturas daqueles que estavam presentes, que apoiavam a iniciativa. O Sr. Evér da Silva propôs que fossem considerados sócios na categoria fundadores, todos que assinassem a lista de adesão até o dia 28 do coerente mês, proposta essa aprovada pelos presentes. Foi ainda proposto pelos signatários da lista de Adesões, que a Diretoria aclamada, pleiteasse junto a administração da Companhia o desconto em folha de pagamento, da taxa inicial e das mensalidades a partir do mês de fevereiro, assim foi encerrada a sessão”.

Criado o Clube, já no dia seguinte, o Presidente da Diretoria Provisória, Demétrio Bauéri, juntamente com seu Vice-Presidente, Éver da Silva, com seu Tesoureiro Armando Bittencourt e o Secretário Carlos Augusto de Campos se preocuparam em conseguir e garantir os meios financeiros para a sobrevivência da entidade.

Já no escritório da C.S.N. e na Sala da Contabilidade, Demétrio apanhou uma folha de papel almaço e pautado e nela datilografou: “Relação dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, que apóiam a fundação do Clube dos Funcionários da CSN e concordam a serem escritos como sócios fundadores, de acordo com o que ficou deliberado em reunião realizada no dia 18 de fevereiro de 1942”.

Cento e dezesseis assinaturas identificam o documento de autoria de Demétrio Bouéri, colhidas até o dia 28 de fevereiro de 1942, situando-se no âmbito da Contadoria da Empresa e extendendo-se pelo departamento de Almoxarifado sem deixar de merecer o apoio da área feminina, representada por Clarice de Oliveira Fonseca (filha do primeiro chefe de policia da C.S.N. – Cel. Luiz Fonseca), e mais, Laura Biolchini, Odete de Oliveira e Sebastiana Garcia de Oliveira.

A listagem preparada, por muito tempo foi considerada, desaparecida. Somente no inicio das
atividades esportivas do clube, foi que Armando Bittencourt (o tesoureiro da Diretoria provisória), apresentou-se a Accácio Filgueiras, dizendo que já podia confiar em alguém, oferecendo-lhe para guardar a “Relíquia do Clube”, que identifica os fundadores e garantiu sucesso financeiro do empreendimento.

Os esportes praticados pelo CFCSN atualmente são: Basquetebol, Futsal, Futebol, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Sinuca, Xadrez, Natação, Ginástica Artística, Ioga, Balé, Dança, Jiu-Jitsu, Karatê e Taekwondo.

Fonte: http://www.clubedosfuncionarios.com.br/index.php?open=fundacao

Nenhum comentário: