terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tijuca TC Inaugurou sua Sala de Troféus

A Sala de Troféus do Tijuca TC foi inaugurada e fica no 4º andar do edifício-sede da agremiação na Rua Conde de Bonfim, 451.

A Sala de Troféus leva o nome de Orlando Machado, tenista, Grande Benemérito e presidente do Conselho Deliberativo. Ela tem cerca de 400 peças que contam a história gloriosa do alvirrubro tijucano. Os títulos são do Tênis, Natação, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Basquetebol, Voleibol, Xadrez e Ginástica Rítmica. Faltou espaço para as taças das artes marciais.

A modalidade esportiva que mais troféus conquistou foi a Natação. Uma das últimas e bonitas vitórias do setor está representada pela Taça Arthur Sampaio Carepa, no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno, realizado em 2007.

A Taça Presidente Aloysio Pires Bandeira de Mello foi entregue à equipe de Polo Aquático, marcando a inauguração do Parque Aquático do Tijuca Tênis Clube, em 1972.

A maior taça do acervo é a de Xadrez, dada pela Federação Paulista de Xadrez, na década de 50 – Taça Governador Lucas Nogueira Garcez.

Entre as taças do Tênis, está a que foi conquistada pelo Tijuca, em disputa com o S.C. Germânia – Taça Humberto Menescal, em 1937, em estanho. Estanho era um metal muito usado, nas décadas de 30, 40 e 50, em taças tipo ânfora, principalmente.

Do marketing de outrora, destaca-se o Guaraná Fratelli Vita, partrocinador da taça de Basquete que o Tijuca ganhou em Recife, num jogo contra o Flamengo, em 1950

Entre as suas conquistas do Voleibol Feminino estão a taça oferecida pela Associação dos Chronistas Desportivos, de 1934; a Taça Dr. J.M. Fernandes, em disputa com o Emprezas Elétricas Club e a Taça Revista Tricolor, em 1932/33.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 11 às 16h.

O Tijuca TC já teve diversas outras modalidades, como o Atletismo, a Esgrima e até o Futebol.

Nenhum comentário: