quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Estádio do Andaraí

O campo do Andaraí pertencia ao Andarahy Atlético Clube e foi comprado em 1961 pelo America Football Club. Ele foi batizado de Estádio Wolney Braune. Sua localização era na Rua Barão de São Francisco, esquina com a Rua Teodoro da Silva. Sua capacidade era para 5 mil pessoas.


Antes do Estádio do Andaraí

Antes, o America mandava suas partidas no estádio da Rua Campos Salles, onde fica localizada sua sede hoje em dia.


Inauguração e Ampliação do Andaraí

Os rubros reinauguraram sua praça esportiva em 19 de abril de 1967. O primeiro jogo foi entre juvenis (atuais juniores ou sub-20). America e Fluminense empataram em 1 a 1.

O estádio passou por nova ampliação e foi reinaugurado em 20 de janeiro de 1977. Na primeira partida o America derrotou o Palmeiras (SP) por 1 a 0 (terceira foto).

Vale lembrar que a Escola de Samba Vila Isabel ensaiva seus desfiles para o carnaval ali nos anos 80. Hoje, a escola tem sua própria quadra e não utiliza nenhum estádio para se preparar para entrar no Sambódromo.


America Vende o Estádio do Andaraí

Em 1993, o America vendeu seu estádio por US$ 13 milhões. No espaço surgiu o Shopping Iguatemi, hoje rebatizado de Boulevard Rio Shopping. O centro comercial foi inaugurado em 1996. Em troca, os investidores construíram o novo estádio do America em Édson Passos.

Como as imagens mostram, a casa do America ficava sempre lotada quando o time mandava suas partidas.
Entrada nos anos 80

Elenco campeão dos Campeões de 1982 pousa no Andaraí



Estádio do Andaraí nos anos 60

Descanso no Campo do Andaraí em 1968





















































Time juvenil faz pose no estádio em 1980
















Outro ângulo do estádio americano












Nenhum comentário: