quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Guadalajara 2011 Confirma Modalidades Não-Olímpicas

A ODEPA aprovou a inclusão de sete novas modalidades esportivas nos Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011. Quando Guadalajara foi escolhida como sede, apenas os esportes olímpicos e o Rúgbi tinham vaga garantida nos Jogos.

O tempo passou, Beisebol e Softbol deixaram de ser olímpicos, Rúgbi e Golfe tornaram-se olímpicos. Antes da reunião da ODEPA, Guadalajara já tinha incluído o Raquetebol (foto), esporte que tinha sido disputado nos Jogos Panamericanos de 1995, 1999 e 2003, mas que tinha ficado de fora do Rio 2007.

O ODEPA confirmou as seguintes modalidades esportivas: Boliche, Esqui Aquático, Karatê, Patinação Artística, Pelota Basca e Squash.

Com essas confirmações, em relação ao Rio de Janeiro 2007, Guadalajara 2011 terá duas modalidades a mais: Rúgbi, Pelota Basca e Raquetebol entraram; Futsal saiu.

O Golfe não foi confirmado ainda em Guadalajara 2011. Isso porque o Golfe se tornou olímpico mais ainda não atende a pré-requisitos panamericanos.

Assim sendo, todos os esportes olímpicos (salvo o Golfe) estarão em Guadalajara 2011 e nove serão os esportes não-olímpicos nos Jogos: Beisebol, Boliche, Esqui Aquático, Karatê, Patinação Artística, Pelota Basca, Raquetebol, Squash e Softbol.

2 comentários:

Mauro disse...

Ola Marcelo parabens pelo artigo e pela divulgacao. Mas a foto que voce tem do Raquetebol esta incorreta.

Mauro disse...

desculpa quiz dizer Miguel