domingo, 12 de junho de 2011

Sucesso da Copa do Brasil Reflete em outros Países da Região

Graças ao sucesso financeiro e esportivo da Copa do Brasil, Chile, Colômbia e Venezuela ressucitaram suas copas nacionais nos últimos anos.

E não vai ficar só nisso. A Argentina tem criada no papel a Copa Argentina, que deverá ser disputada pela primeira vez na temporada 2011/12 por 174 clubes de cinco divisões. Para sair do papel, os clubes devem aprová-la no arbitral da temporada 2011/12. Muitos clubes da 1a Divisão são a favor da idéia. Outro país que está próximo de criar sua própria copa é a Bolívia.

A Copa do Brasil é uma imitação das copas européias, muito tradicionais em Escócia, Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, França e outros. No entanto, nenhuma copa é igual e cada país guarda características próprias de seus torneios. Por exemplo, quantos times, se tem ou não tem jogo de volta, se gols fora de casa valem mais, etc.

Outro estudo argentino é de acabar com seus torneios apertura e clausura e criar apenas o Campeonato Argentino, semelhante ao Campeonato Brasileiro e à própria 2ª Divisão Argentina. Essa modificação começaria em 2011/12 mas foi adiada por pelo menos mais uma temporada. Atualmente, nenhum campeonato sul-americano é semelhante ao brasileiro. O único parecido era o da Venezuela mas há duas temporada eles adotaram o Apertura e Clausura com uma final.

Quanto ao calendário semelhante ao europeu, apenas Argentina, Uruguai e Venezuela o adotam. Há projetos na Bolívia, no Brasil e no Chile mas as associações nacionais não conseguiram ainda fazer a troca.

Se mais associações nacionais adotarem copas nacionais, é bem possível que a CONMEBOL ressucite a Recopa Sudamericana, que foi disputada uma única vez na história.

A foto é do Iquique, Campeão da Copa do Chile de 2010.

Um comentário:

Miguel Gonzalez disse...

Essa Copa Sudamericana tinha que acabar.