domingo, 16 de outubro de 2011

Entrevista: José Pinto Monteiro

José Pinto Monteiro é o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Vasco da Gama. Seu departamento engloba esportes como Atletismo, Natação, Esgrima, Rúgbi, Tiro Com Arco, Basquetebol, Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Saltos Ornamentais, entre outros. O dirigente reclama que tem bons projetos para variados esportes em São Januário mas ainda não encontrou quem queira investir nestes esportes. O Esporte Rio agradece de coração ao dirigente e à assessoria de imprensa do clube que ajudou na entrevista.

ER: Qual o grande projeto ou objetivo dos esportes olímpicos do Vasco da Gama visando Rio 2016? 

JPM: O nosso clube continua na incansável busca por patrocinadores que financiem os esportes olímpicos. Mesmo com projetos interessantes, ainda não fomos felizes no assunto. Nosso empresariado, em geral, é imediatista quanto ao retorno de mídia, e como somente o futebol possui este aspecto. Acreditamos ser este, um dos motivos para a parcial falta de interesse. Nosso objetivo continua sendo fazer o Vasco se representar nas competições de 2016 com atletas fazendo parte das equipes brasileiras.

ER: Será muito diferente do Projeto Olímpico do clube de Sidney 2000?

JPM: Completamente diferente. Não faremos nada de maneira irresponsável, que possa gerar passivos para o clube.

ER: Qual foi o legado deixado pelo Projeto Olímpico do Vasco de 2000?

JPM: Fora alguns títulos importantes, como por exemplo os do basquete, muito pouco restou. Vide a situação de abandono que encontramos nossos equipamentos esportivos, agora sendo reformados progressivamente, dentro de um cronograma definido, e com a ajuda de parceiros do clube.

ER: O Vasco tem milhões de torcedores, mas tem dificuldades, como os outros clubes de massa, em achar patrocinadores para os esportes olímpicos. Por quê?

JPM: Pelo que sabemos, os clubes que têm verba para os esportes olímpicos, em geral, conseguem receber através de leis de incentivo. Estamos trabalhando para ter a regularidade fiscal necessária para se habilitar junto aos órgãos financiadores.

ER: O Vasco, após certa hesitação, decidiu aceitar o Rúgbi em São Januário. Por que houve tanta demora se a prefeitura vai investir nas melhorias do estádio?

JPM: O Vasco em momento algum hesitou. A sede Olimpica para o Rúgbi em São Januario desencadeou uma verdadeira operação de guerra para implantação deste esporte no clube. Nossa meta é ter dois jogadores na seleção brasileira e a nossa estratégia contempla a implantação de oito núcleos de Rúgbi até 2012, para a divulgação do esporte e a capacitação de treinadores e árbitros.

ER: O Vasco abriu sua escolinha de Rúgbi. Em quanto tempo o Vasco terá equipes de base? E times adultos?

JPM: Este esporte ainda é pouco conhecido do grande público. Nossa escolinha hoje tem 35 alunos no núcleo Barreira do Vasco. Estamos em divulgação constante nas escolas particulares e públicas visando aumentar esta quantidade. Muito em breve abriremos o núcleo de Jacarepaguá de esportes olímpicos, que também contemplará o Rúgbi. Esta modalidade é gratuita. A procura que é pequena mesmo. Estamos pensando em iniciar competições da base no início de 2012. Quanto ao time adulto, iniciaremos entendimentos com uma grande empresa, que já patrocina esta modalidade no Brasil. Temos todo o tempo a assessoria da CBRu – Confederação Brasileira de Rúgbi.

ER: Falando de outros esportes, o Atletismo é um esporte presente no hino do clube. Apesar de ser formador de atletas, há muito tempo o Vasco não tem ídolos ou uma equipe adulta de ponta. É possível reverter este quadro?

JPM: Temos um projeto muito bom para o Atletismo de rua, com base em nossas sedes da Lagoa e do Calabouço. Falta patrocínio.

ER: Outro esporte de muita tradição no clube é o basquete, que já deu títulos sul-americanos femininos e masculinos ao clube. Nos últimos anos, o clube acabou com as equipes adultas e conseqüentemente com a rivalidade com o Flamengo. É possível voltar a ter times adultos no curto prazo?

JPM: Sempre foi nossa intenção. Já é público que estamos em entendimentos com um grupo empresarial para participar de todas as competições nacionais e internacionais. Esperamos que em 2012, tenhamos uma equipe adulta forte, e também um sólido investimento na base.

ER: O Vasco tem investido muito na base do Vôlei, um esporte que o Vasco nunca teve muita tradição. O clube já pensa em ter equipes adultas de ponta?

JPM: Voltamos ao patrocínio. O Vasco já tem obtidos ótimos resultados na base para quem, como você mesmo escreve, não possui tradição neste esporte. É fruto de planejamento e trabalho.

ER: Muita gente nos pergunta quando o Vasco voltará a ter um grande time de Futsal, como aquele campeão sul-americano nos anos 2000. Você sabe me dizer?

JPM: O futebol no Vasco é verticalizado e as respostas estão na Vice Presidência de Futebol, que congrega o Futsal.

ER: Em 2009 e em 2010, o Vasco acabou com diversas modalidades esportivas de tradição como Boxe, Karatê, Handebol, Tae Kwon Do, etc. Há algum projeto de reintroduzir as modalidades esportivas tradicionais do clube em São Januário?

JPM: Novamente o patrocínio. Estamos abertos a receber qualquer bom projeto dessas modalidades, desde que venham com patrocínio garantido em contrato.

ER: Esportes não olímpicos como Futebol Americano, Futmesa e Futebol Society tiram verba dos esportes olímpicos do clube?

JPM: De modo algum. São autorizações formais em que nós entramos apenas com os uniformes (Penalty). Mesmo assim vamos rever esta situação com cuidado para 2012.

ER: Os esportes aquáticos do clube carecem de ídolos, assim como o Atletismo. É possível reverter este quadro?

JPM: Novamente, temos um bom projeto, inclusive com outros núcleos já em funcionamento.

ER: No Remo, o que o clube tem feito para voltar a superar o Flamengo? 

JPM: O Remo tem uma Vice Presidência própria.

ER: Poucos vascaínos sabem que o Vasco tem outros esportes olímpicos como Esgrima e Tiro com Arco. Como trazer estes esportes para um convívio maior com os sócios e outros atletas? Eles sequer têm escolinhas no clube.

JPM: Também são esportes pouco procurados. A divulgação existe. A Esgrima tem escolinha sim.

ER: O torcedor vascaíno pode esperar uma grande notícia dos esportes olímpicos do clube ainda este ano?

JPM: Trabalhamos muito para que isto aconteça. Tenha certeza.

Nenhum comentário: