domingo, 26 de agosto de 2012

Entrevista com a Diretoria de Futsal do Botafogo FR

Januário da Silva Costa e Carlos Alexandre dedicaram um pouco de seu tempo para contar à torcida botafoguense e aos amantes de Futsal, o dia-a-dia e o projeto do Futsal do Botafogo.

ER: Januário, pode nos contar um pouco de sua trajetória até chegar a diretor de Futsal do Botafogo?
JC: Na verdade, sou Diretor de Futsal da Casa de Espaãa, onde ia apenas como pai de atleta. Pela necessidade de apoio ao diretor da época, Luis Gustavo, comecei a auxiliá-lo em 2010, quando então tomamos conhecimento que o Botafogo procurava um parceiro que pudesse aos poucos ir reintroduzindo este esporte no clube. O principal objetivo da parceria era que através do Futsal fizéssemos uma passagem para o campo, pois todos os clubes de camisa do Rio de Janeiro têm o Futsal como abastecedor de futuros jogares para o futebol de campo. Acabei ficando encarregado de buscar este contato e na época foi através do Professor Miguel Ângelo da Luz, diretor de esportes olimpicos, que  auxiliou, e muito, neste contato com o Botafogo e seu Presidente Mauricio Assunção. Começamos então uma parceria de muito sucesso, pois a partir daí, comecamos a conquistar títulos. Em 2011 e 2012 culminamos por conquistar títulos estaduais e duas Taças Brasil de clubes, sendo em 2011 com a categoria sub-15, e em 2012 com a categoria sub-17. Temos hoje parceria em 08 categorias do Futsal, começando no Chupetinha (sub-07), sub- 09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto. Já no ano de 2011, outra pessoa se juntou a este projeto e é hoje o Diretor da categoria Adulto, Carlos Alexandre. Ele é o principal responsável pelo Botafogo estar disputando a Liga Nacional em parceria com a Prefeitura de Macaé e a Casa de Españ,. Hoje, já temos diversos atletas que saíram do Futsal e estão no campo, e com certeza outros atletas sairão do salão e irão para o campo do Botafogo, fortalecendo cada vez mais esta parceria.
 

ER: O time do Botafogo na verdade é uma parceria entre Botafogo, Casa de España e Macaé Sports. Qual o papel de cada um destes três clubes no time? 
CA: A parceria Botafogo / Macaé / CDE ocorre apenas no adulto. Nas demais categorias, a parceria é apenas Botafogo /CDE .

ER: Qual o objetivo da equipe para 2012? O time já venceu o Campeonato Metropolitano... 
CA: Os Principais objetivos traçados no planejamento para 2012 da equipe adulta do Botafogo / Macaé / CDE passavam por ganharmos o Campeonato Carioca, onde certamente acreditávamos estar entre os favoritos para a conquista , nos classificarmos para a segunda fase da  Liga Futsal (objetivo bem difícil pela complexidade da competição e pela nossa possibilidade de investimento), disputarmos com muita chance de conquista a Liga Sudeste, que classifica para a Superliga do ano que vem, fazermos novamente um ótimo papel no Campeonato Estadual e uma grande campanha na Taça Brasil de Clubes, que será disputada no último mês do ano, após a Copa do Mundo de Futsal em novembro e que reunirá as principais equipes do país em Joinville (SC). Até a data o planejamento está muito bem sucedido, tendo o Botafogo conquistado o Campeonato Carioca (bicampeonato), passado a segunda fase da Liga Futsal e liderar seu grupo neste momento na segunda fase . 

ER: O Botafogo hoje tem um elenco mais forte que o Petrópolis e é favorito ao título estadual? 
CA: Não , o Botafogo não tem um elenco mais forte que o Petrópolis. Os elencos têm a mesma potencialidade e ainda temos outras equipes, sobretudo o Imperial/Fluminense  que fazem ótimo trabalho e podem conquistar o título estadual. 

ER: Como você vê o Fluminense investindo pesado na modalidade e o Flamengo correndo atrás também? A chegada dos grandes clubes é boa para o futsal do Botafogo? 
CA: A chegada dos grandes clubes de camisa não é boa para o Botafogo apenas. É muito boa para a modalidade como um todo. Tivemos uma transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV de seis partidas do Campeonato Carioca. Isto já não acontecia há muito tempo. Isto se deu pelo retorno dos grandes clubes de camisa à competição. Acredito que Flamengo e Vasco necessitem se estruturar mais para darem passos mais largos não só na competição, mas também no cenário do futsal nacional. São dois gigantes com relação às marcas, mas não têm o foco devido no esporte ainda por parte das respectivas diretorias. O Vasco em um campeonato com nove clubes, foi o nono no semestre passado. 

ER: Financeiramente falando, o Futsal dá lucro ou prejuízo ao Botafogo? 
CA: O Futsal não dá nenhum lucro mas tampouco prejuízo financeiro ao Botafogo. Dá sim uma grande visibilidade da instituição no cenário nacional como um todo, sobretudo pela campanha que vem realizando. 

ER: O projeto terá continuidade em 2013? 
CA: Esperamos que sim e com maior nível de investimento. Estamos planejando a Liga Nacional de 2013 desde já e acreditamos que por isso teremos maior sucesso na captação de recursos para termos uma estrutura e equipe ainda melhores em 2013. 

ER: O que falta ao Futsal do Rio fazer frente ao de São Paulo e do Sul? 
CA: Falta competência, investimentos e vontade de fazer as coisas certas. São Paulo e sul, na maioria dos casos, têm fortes equipes em cidades do interior, com prefeituras ajudando fortemente, infra-estruturas fantásticas e grande envolvimento da população com o futsal da cidade. Os patrocinadores apóiam o "xodó" da cidade que é o Futsal e assim ficam muito perto dos consumidores. No entanto, com muita transpiração e alguma inspiração, dá para fazer melhor do que é feito hoje no futsal carioca. 

ER: O Vasco da Gama quando tinha um grande time no início dos anos 2000 lotava o Maracanãzinho. Faltam craques ao Futsal do nosso estado? 
CA: Neste ano citado, o Presidente Eurico Miranda, em uma iniciativa isolada no estado, investiu pesado no “seu projeto olímpico” e trouxe para o Vasco da Gama, nas mais diversas modalidades, muitos atletas de renome nacional. Dentre eles, uma grande e cara equipe de Futsal, que sagrou-se campeã da Liga Nacional. Foi muito legal, mas não tinha consistência alguma e em seguida se desfez, inclusive com muitos débitos com atletas e profissionais ficando pela estrada. Agora, se tivermos craques de visibilidade em uma equipe de camisa, certamente o Maracanãzinho ficaria pequeno em jogos de grande apelo. O Futsal é o segundo esporte na preferëncia dos cariocas. Só perde para o futebol e também traz grande audiência nas transmissões de TV. 

ER: Está nos planos do Botafogo ter equipes femininas também?
CA: Por enquanto não. Talvez ano que vem.

ER: O Campeonato Metropolitano (Carioca) é praticamente a mesma coisa que o Campeonato Estadual. Você concorda com este calendário da federação? Quais mudanças você faria nele? 
CA: Eu concordo com o calendário. Não concordo com a mecânica do último campeonato e o mesmo será rediscutido em conjunto na federação. 

ER: Deseja deixar um recado final à torcida alvi-negra?
CA: Além de um recado, gostaria de deixar um agradecimento por toda a força que a torcida do Botafogo tem dado à sua equipe de Futsal, seja no Campeonato Carioca ou na Liga Futsal. Agradecemos especialmente a Fúria, que muito tem nos ajudado com seu incentivo nos jogos no Rio, lotando o Tio Sam. Como recado, estejam certos que o Botafogo vai brigar muito para passar às próximas fases e ficar entre os oito na Liga Futsal e que o trabalho continua na busca de outros títulos no segundo semestre. No Rio de Janeiro hoje, Futsal é com o Fogão!

Nenhum comentário: