domingo, 14 de maio de 2017

Por que o Flamengo não tem estádio?

Quando a prefeitura cedeu o terreno da Gávea para que o Flamengo ali construísse sua sede, estavam nos planos do clube a construção do Estádio Olímpico José Bastos Padilha.


Início da Construção do Estádio da Gávea

O primeiro lance de arquibancadas foi construído mas os outros dois não. O estádio ganhou o campo de futebol, a pista de atletismo e poderia se assistir dali qualquer competição disputada no terreno do Flamengo.

O campo de futebol também foi utilizado para provas de Tiro com Arco e de Tiro ao Prato. O estande de Tiro foi construído vinte anos depois onde estava previsto. A pista de Atletismo foi utilizada para a aprimorar a forma física dos atletas de diversas modalidades e também para a prática de Ciclismo.

A (nova) sede da Gávea também teria a sede náutica para a prática do Remo e outras modalidades e o estádio de Hipismo que foi desativado nos anos 60.


O Primeiro Ginásio da Gávea

O primeiro ginásio da Gávea foi construído sob as arquibancadas das arquibancadas. Ali foram praticados Esgrima, Ginástica Artística, Ginásica Rítmica, Patinação Artísica, Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol. Hoje, apenas Basquetebol, Voleibol e Futsal são jogados.

O estádio de Hipismo deu lugar a quadras poliesportivas. As cocheiras se transformaram em canchas de bocha e salas. Numa delas hoje se encontra o Futmesa.

Com o aterro da Lagoa, a sede se expandiu mar a dentro. O Flamengo mudou a área administrativa de lugar, construiu dois novos ginásios, o Parque Aquático Fadel Fadel e mais salas para a prática esportiva, como a do Judô.


O Sonho do Estádio do Flamengo

Com o passar dos anos, mal administrado que é, o Flamengo se apequinou, encerrando a prática de diversas modalidades. O estande de Tiro virou pó. A pista de Atletismo vive na lembrança. Uma curiosidade: nem o Parque Aquático foi concluído, pois a piscina para Saltos Ornamentais jamais foi feita.

Agora o Flamengo sonha em ter três estádios: Maracanã, Gávea e Luso-Brasileiro (que pertence à Portuguesa). Para que tudo isso? Se o Flamengo tiver o Maracanã, o estádio da Gávea deveria servir as categorias de base, ao Atletismo e ao esporte amador.


Leia Mais

Nenhum comentário: