sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Participações dos Clubes do Rio no Mundial Masculino de Basquete

Rio no Mundial Masculino de Basquete
Você se lembra das participações cariocas em Mundiais de Clubes Masculinos de Basquete? Vamos a eles:


Botafogo no Mundial de 1967

Em 1967, o Botafogo, campeão sul-americano, foi à Filadélfia (Estados Unidos) jogar o Mundial Interclubes. O formato da competição era um mata-mata com o campeão e vice da Euroliga, o melhor time da América do Sul e o campeão da NBAL dos Estados Unidos.

Na 1ª Fase, o Botafogo perdeu para o Akron Goodyear Tires (Estados Unidos) por 84 a 52 e na disputa da medalha de bronze foi derrotado pelo Simmenthal Olímpia Milano (Itália) por 82 a 52.

Na final, os americanos derrotaram o Real Madrid (Espanha) por 105 a 73. O Botafogo ficou em quarto lugar.


Vasco da Gama Vice-Campeão Mundial de Basquete de 1999

Em 1999, o Mundial foi realizado em Milão (Itália), no Fila Forum. A competição reunia campeões de todos os continentes. Na 1ª Fase, o Vasco passou pelo Adelaide 36ers (Austrália) por 90 a 79.

Na 2ª Fase, eliminou o Zalgiris Kaunas (Lituânia) por 92 a 86.

O Vasco só parou diante do San Antonio Spurs (Estados Unidos) por 103 a 68 (foto NBA.com).

O Gigante da Colina teve o melhor desempenho do Rio de Janeiro até o momento com o vice-campeonato. Os outros participantes deste ano foram Varese Roosters (Itália) e Hekmeh (Líbano).


Chegou a Vez do Flamengo

vez do Flamengo de tentar o título mundial chegou em 2014 contra o Maccabi Tel Aviv (Israel).

Os dois jogos contra os israelenses foram realizados no Rio de Janeiro e foram duríssimos. A equipe asiática venceu o primeiro duelo por três pontos de vantagem. O título acabou na Gávea porque o 
Orgulho da Nação venceu o segundo por treze pontos.

Para chegar ao Mundial, o Mengão precisou vencer a Liga das Américas. Nesta campanha, o quinteto rubro-negro bateu equipes do Brasil, Chile, Equador, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.


Flamengo Campeão Novamente em 2022

Campeão da Liga das Américas de 2020/21, o Flamengo faturou um novo título Mundial contra o San Pablo Burgos (da Espanha) em 2022. A partida terminou 75 a 62 para os rubro-negros. O terceiro lugar ficou com o Lakeland Magic (Estados Unidos), que perdeu para o Mengão na semifinal por 94 a 71. O quarto e último colocado foi o tradicional Zamalek (Egito), anfitrião da competição.

Nenhum comentário: