sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Participações dos Clubes do Rio no Mundial Masculino de Basquete

Você se lembra das participações cariocas em Mundiais de Clubes Masculinos de Basquete? Vamos a eles:


Botafogo no Mundial de 1967

Em 1967, o Botafogo, campeão sul-americano, foi à Filadélfia (Estados Unidos) jogar o Mundial Interclubes. O formato da competição era um mata-mata com o campeão e vice da Euroliga, o melhor time da América do Sul e o campeão da NBAL dos Estados Unidos.

Na 1ª Fase, o Botafogo perdeu para o Akron Goodyear Tires (Estados Unidos) por 84 a 52 e na disputa da medalha de bronze foi derrotado pelo Simmenthal Olímpia Milano (Itália) por 82 a 52.

Na final, os americanos derrotaram o Real Madrid (Espanha) por 105 a 73. O Botafogo ficou em quarto lugar.


Vasco da Gama Vice-Campeão Mundial de Basquete de 1999

Em 1999, o Mundial foi realizado em Milão (Itália), no Fila Forum. A competição reunia campeões de todos os continentes. Na 1ª Fase, o Vasco passou pelo Adelaide 36ers (Austrália) por 90 a 79.

Na 2ª Fase, eliminou o Zalgiris Kaunas (Lituânia) por 92 a 86.

O Vasco só parou diante do San Antonio Spurs (Estados Unidos) por 103 a 68 (foto NBA.com).

O Gigante da Colina teve o melhor desempenho do Rio de Janeiro até o momento com o vice-campeonato. Os outros participantes deste ano foram Varese Roosters (Itália) e Hekmeh (Líbano).


Chegou a Vez do Flamengo

vez do Flamengo de tentar o título mundial chegou em 2014 contra o Maccabi Tel Aviv (Israel).

Os dois jogos contra os israelenses foram realizados no Rio de Janeiro e foram duríssimos. A equipe asiática venceu o primeiro duelo por três pontos de vantagem. O título acabou na Gávea porque o 
Orgulho da Nação venceu o segundo por treze pontos.

Para chegar ao Mundial, o Mengão precisou vencer a Liga das Américas. Nesta campanha, o quinteto rubro-negro bateu equipes do Brasil, Chile, Equador, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.


Flamengo Novamente em Quadra em 2022

Campeão da Liga das Américas de 2020/21, o Flamengo tentará um novo título Mundial contra o San Pablo Burgos (da Espanha).

Nenhum comentário: