domingo, 11 de novembro de 2012

Entrevista com o Diretor de Basquete do Tijuca, Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho é diretor de Basquetebol do Tijuca Tênis Clube desde 2010, ano em que o clube voltou a disputar a categoria adulta. Nesta entrevista ele fala um pouco do basquete tijucano, seus projetos e a realidade.

ER: Gustavo, pode nos contar um pouco de sua tragetória até chegar a diretor de basquete do Tijuca Tênis Clube?
GC:  Sempre admirei o esporte e joguei quando mais novo pelo Mackenzie (do Rio) e também participava de jogos escolares. Em 2007, meu filho mais velho começou a praticar Basquete no Club Municipal e em 2009, recebeu um convite para jogar no Tijuca Tênis Clube. Fomos muito bem recebidos pelos técnicos e atletas. Sempre ajudei os técnicos nas viagens dos times até formar uma associação de pais para capitalizar recursos, assim ajudando jogadores de fora do Rio com alimentação, escola, curso de inglês e ajuda de custos. Assim, fui convidado pelo meu Vice-Presidente João França a ser Diretor de Basquete do Tijuca Tênis Clube.

ER: O Tijuca voltou a investir na equipe adulta masculina em 2010. Da onde veio a motivação para tal?
GC: Meu supervisor Leonardo Baideck me trouxe essa idéia em 2010 de formar um time adulto para disputar a Copa Sudeste. Comprei a idéia dele e levamos ao Presidente Paulo Maciel que gostou do nosso projeto e assim viabilizando um recurso para formamos uma equipe.

ER: O Tijuca teve que passar pela 2a Divisão (Supercopa Brasil) para chegar ao Novo Basquete Brasil (NBB). Você acha justo equipes que não disputaram a 2a Divisão, casos de Ceará (CE) e Suzano (SP) entrarem direto no NBB?
GC: Não, não acho justo. Acho que todas as equipes que queiram participar da liga nacional NBB, deveriam passar por tudo que passamos também.

ER: O Tijuca demorou a se mexer no mercado de contratações por causa da demora da prefeitura em renovar o patrocínio. Em que isso prejudicou o clube?
GC: Verdade, demoramos a fecharmos com alguns jogadores pelo fato dos problemas burocráticos do nosso patrocínio máster. Nosso prejuízo maior esta sendo a pré-temporada que estamos atrás 30 dias de outras equipes.

ER: Qual a folha salarial mensal do time adulto do Tijuca? 
GC: Em torno de R$ 120 mil mensais.

ER: Além da prefeitura, quais os outros patrocinadores do time?
GC: Prefeitura Do Rio de Janeiro e Mercado Zona Sul "atende".

ER: O Tijuca trouxe Fred (Flamengo), Bruninho (UNICEUB/DF), Wanderson (Franca/SP), César (Liga Sorocabana/SP) e Renan Leichtweis (do estrangeiro), além de renovar com Arnaldinho, Marcellus e Rodrigo Bahia. O que esperar deste elenco na temporada 2012/13?
GC: Espero que com a base de Arnaldinho, Marcellus e Bahia e mais a chegada dos novos jogadores, esperamos fazer um bom campeonato e atingir nossa meta e objetivos para essa Liga.

ER: O técnico Miguel Ângelo da Luz consegue observar as categorias de base do clube?
GC: Esse ano, nosso Coach Miguel Ângelo observando jogadores das categorias de base está levando cinco deles para compor o elenco da nossa equipe adulta. São quatro jogadores juvenis e um jogador do Infanto. Todos estes cinco jogadores têm passagens por seleções estaduais e brasileiras.

ER: Dá para chegar aos Playoffs do Campeonato Brasileiro?
GC: Sim, dá para chegarmos aos playoffs. Toda a comissão técnica está muito otimista com essa nova equipe, com essa nova família tijucana. Playoff é o nosso maior objetivo.

ER: No Campeonato Estadual, teoricamente o Tijuca é a segunda força, perdendo apenas para o Flamengo. Dá para vencer o Flamengo e conquistar o Estadual?
GC: Muito difícil! O Flamengo montou uma belíssima equipe esse ano para disputar o NBB5. Considero uma das favoritas ao título.

ER: Quantos alunos o Tijuca tem na escolinha? Há meninas na escolinha?
GC:  Em torno de 120 alunos. Para o ano de 2013 estamos com um novo projeto para escolinhas e tenho a meta de dobrar o número no ano que vem. Sim , temos meninas.

ER: Por que o Tijuca não tem equipes femininas disputando o Estadual?
GC: A antiga diretoria de Basquete achou por melhor acabar com a equipe feminina de basquete por falta de recursos.

ER: O Flamengo costuma mandar seus jogos no ginásio do Tijuca. O clube arrecada com o aluguel do seu ginásio ou é cedido sem custo?
GC: Há um acordo entre as equipes. No NBB4, o Flamengo cedia toda a renda em troca do aluguel do ginásio. Para o NBB5, ainda não conversamos.


ER: Para o Tijuca é bom ou é ruim ver o Botafogo voltar a investir no basquete masculino adulto?
GC: É ótimo! Todos os grandes clubes, principalmente os de camisa, deveriam investir no basquete. Gostaríamos de ver Fluminense, Vasco e outras equipes de volta.

ER: Deseja deixar um recado final para a torcida alvirrubra?
GC:  Meu recado seria um pedido. Gostaria do apoio dos sócios do clube, dos moradores da Tijuca e de todos as pessoas que gostam do esporte: que apóiem e torçam para o nosso basquete. Para a torcida alvirrubra, eu conto com o apoio de vcs.

Nenhum comentário: