segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Campeonato Estadual de 2013

O Campeonato Estadual de 2013 é um monstrengo sem o menor propósito de perpetuar a sua existência.

Ele é tão ruim que começa errado pelo nome. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro insiste em chamá-lo de Campeonato Carioca, sendo que apenas sete - menos da metade - dos participantes são da cidade do Rio de Janeiro: Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Olaria e Vasco da Gama.

O nome correto da competição é Campeonato Estadual ou Campeonato Fluminense para assim justificar a participação dos outros nove participantes: Audax Rio, de São João de Meriti; Boavista, de Saquarema; Duque de Caxias; Friburguense, de Nova Friburgo; Macaé; Nova Iguaçu; Quissamã; Resende FC; e Volta Redonda.

Poderia ser pior

A FERJ ainda não acordou para o fato que o Campeonato Estadual não é mais o que era nas décadas anteriores. Seu declínio começou nos anos 90 e hoje em dia o torcedor foge da competição preferindo assistir à Taça Libertadores da América, à Copa do Brasil e ao Campeonato Brasileiro. Sem querer acordar para a realidade, a federação não só manteve o inchaço da competição até pelo menos 2015, como também cogitou-se aumentar o número de jogos criando um terceiro turno na competição, como se fosse isso que o torcedor quisesse.

Times fracos

Fora os quatro grandes que disputam o Campeonato Brasileiro e que terá em 2013 o Fluminense brigando pelo título mundial, dificilmente alguma das outras equipes poderá fazer frente a estes times. Para se ter uma idéia, Duque de Caxias, Macaé e Madureira são os clubes mais próximos dos grandes e disputam apenas a 3a Divisão do Campeonato Brasileiro. Outros dois que podem oferecer alguma resistência são Bangu e Nova Iguaçu, finalistas da Copa Rio. Todos os outros vão brigar para ver que são os menos piores.

Sem estádios

O Maracanã ainda não está confirmado para a competição e alguns dos clubes pequenos sequer têm estádios para disputar a 1a Divisão. Os clássicos serão todos no Engenhão, casa do Botafogo, contrariando o Vasco da Gama, que tem um estádio decente e próprio para receber o público que acompanha o campeonato. Flamengo e Fluminense mandarão também todos os jogos no Engenhão e o Vasco jogará contra os pequenos em São Januário.

Contra os pequenos, o Olaria vai recebê-los na Rua Bariri; o Friburguense no Eduardo Guinle; o Resende FC no Estádio do Trabalhador; o Nova Iguaçu no Laranjão; o Boavista no Eucyr Resende; o Duque de Caxias no Marrentã; e o Madureira em Conselheiro Galvão.

Bangu, em Moça Bonita, Macaé, no Moacyrzão, e Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, serão os únicos clubes de menor expressão que poderão jogar em casa contra os demais pequenos e os grandes.

Já Audax Rio e Quissamã tiveram seus estádios vetados por completo para o Estadual. O Audax Rio mandará seus jogos em Moça Bonita, estádio do Bangu. O Quissamã jogará no campo do Macaé, o Moacyrzão.
  

Curiosidades

Pela primeira vez na história do Campeonato Estadual, desde a unificação dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, a cidade de Campos dos Goytacazes não se fará representada na 1ª Divisão. Também pela primeira vez na elite, os municípios de Quissamã e São João de Meriti estarão presentes. Este ano, Americano e Bonsucesso foram rebaixados e deram suas vagas a Audax Rio e Quissamã.

Fórmula de Disputa

Na 1ª Fase, os 16 times foram divididos em dois grupos de oito e a fase foi dividida em dois turnos. No 1º Turno (Taça Guanabara), os times de um grupo enfrentarão os do outro. Os dois melhores de cada grupo disputarão as Semifinais em partida única e posteriormente teremos a Final, também em jogo único. No 2º Turno (Taça Rio), os times se enfrentam dentro dos grupos. Os dois melhores de cada grupo disputarão as Semi-Finais em partida única e posteriormente teremos a Final, também em jogo único. Os vencedores de cada turno decidem o Campeonato Estadual em dois jogos com o time de melhor campanha jogando por dois resultados iguais. Caso um time vença os dois turnos será declarado campeão sem a necessidade de disputar a Final. Os finalistas não poderão ser rebaixados. Dois times serão rebaixados. Eles serão os que somarem o menor número de pontos nas 15 rodadas que compõem a 1ª Fase dos dois turnos. Em caso de empate, jogos extras serão marcados para desempatar para determinar os clubes rebaixados.

Torneios

Além da Taça Guanabara e da Taça Rio, haverá o Torneio Super Clássicos. Dos times grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense ou Vasco da Gama), nas partidas entre si, que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Já o Torneio Extra será dado ao time pequeno que tiver o melhor desempenho excluindo as partidas contra os grandes. A princípio não haverá torneios de consolação do 1º e 2º Turnos.


Os Participantes

  • Audax Rio (São João de Meriti)
  • Bangu (Rio de Janeiro)
  • Boavista (Saquarema)
  • Botafogo (Rio de Janeiro)
  • Duque de Caxias
  • Flamengo (Rio de Janeiro)
  • Fluminense (Rio de Janeiro)
  • Friburguense (Nova Friburgo)
  • Macaé
  • Madureira (Rio de Janeiro)
  • Nova Iguaçu
  • Olaria (Rio de Janeiro)
  • Quissamã
  • Resende FC
  • Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
  • Volta Redonda

Nenhum comentário: