sábado, 21 de setembro de 2013

Três Modalidades Temem Rebaixamento dos Jogos Olímpicos

Badminton, Pentatlo Moderno e Tae Kwon Do devem disputar suas permanências nos Jogos Olímpicos. Garantidas até 2024, uma delas deverá ser excluída no começo de 2017. A modalidade excluída em 2017 ainda tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O procedimento é o seguinte: a modalidade excluída poderá ainda ser reaproveitada no fim de 2017. Ela disputaria um lugar nos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 junto com modalidades que não fazem parte do atual programa olímpico. Entre as principais estão Beisebol/Softbol, Wushu, Karatê, Squash e Patinação (Artística, de Velocidade e Hóquei).

As demais 25 modalidades olímpicas são as consideradas permanentes, ou seja, têm vagas garantidas por mais duas edições dos Jogos.

É possível também que o Comitê Olímpico Internacional aumente o número de modalidades permanentes de 25 para 27 até os Jogos de 2028, já que o evento precisa ser continuamente renovado e economicamente sustentável. Atualmente, a China exerce grande pressão pela inclusão do Wushu e os Estados Unidos desejam a volta do Beisebol/Softbol, que poderia contar com jogadores profissionais das fortíssimas ligas de Estados Unidos, Japão, Cuba e Venezuela.

Nenhum comentário: