quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tóquio 2020 Terá Luta; Mas Não Beisebol, Softbol ou Squash

Após a escolha de Tóquio (Japão) como sede dos Jogos Olímpicos de 2020, o Comitê Olímpico Internacional iniciou a votação da inclusão de uma modalidade nos Jogos Olímpicos a partir de 2020. Disputaram esta vaga Beisebol/Softbol, Squash e Luta. As duas primeiras modalidades haviam eliminado outras postulantes a esportes olímpicos. Já a Luta, que engloba as modalidades Greco-Romana e Livre havia sido "rebaixada" pelo COI e precisava se reinventar para continuar no programa olímpico.

A Luta venceu a votação com folga. Entre as mudanças propostas pela FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas) estão uma maior participação das mulheres, além de tornar o esporte mais atrativo aos praticantes e espectadores. As regras, os uniformes, a posição dos juízes, entre outros detalhes, vão mudar a partir de 2016.

Com o resultado da votação, a Luta garante sua presença nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024. Após os Jogos de 2016, uma modalidade será "rebaixada" e disputará sua presença nos Jogos de 2024 e 2028 com outras modalidades postulantes aos Jogos Olímpicos. É possível que até 2028, os Jogos Olímpicos tenham 30 modalidades esportivas.

Em junho, alpinismo, caratê, patinação (que inclui patinação artística, patinação de velocidade e hóquei sobre patins), wakeboard e wushu haviam sido eliminados.


Votação

  • 1º Luta - 49 - Jogos Olímpicos de 2020.
  • 2º Beisebol/Softbol - 24
  • 3º Squash - 22

Nenhum comentário: