A Portuguesa atual é o único clube de futebol que está praticando atletismo. E pensar que meio século atrás os cariocas assistiam a disputas ferrenhas entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama pela hegemonia do atletismo estadual e nacional. Este quarteto acabou com o atletismo. A Portuguesa resiste!
Projeto de Atletismo da Portuguesa
O professor Juniro Carneiro iniciou o projeto de atletismo da Portuguesa em 2021. Na época, ele enxergou que o bairro da Ilha do Governador precisava de representatividade nas competições estaduais e nacionais da modalidade.O atletismo foi bem aceito pela Portuguesa e o clube foi filiado à FERAT, a Federação Estadual Rio de Atletismo. É preciso registrar que o presidente da Lusa, Marcelo Barros, foi gestor da Vila Olímpica da Ilha durante muitos anos. Formado em educação física, era óbvio que o clube abraçaria o projeto.
Após uma pausa de alguns anos, Lusa voltou a trabalhar e a competir oficialmente este ano. O time terminou o Campeonato Estadual Sub-14 de 2025 em quarto lugar. Catorze crianças competiram e oito medalhas foram conquistadas.
Treine Atletismo na Ilha do Governador
Os treinos têm acontecido em dois locais: na própria Vila Olímpica da Ilha duas vezes por semana à tarde e no GEO da Ilha (Ginásio Experimental Olímpico) quatro vezes por semana no horário matutino. No GEO só podem participar os alunos matriculados na própria escola. Na Vila Olímpica, pode chegar qualquer criança que tiver interesse.
A Portuguesa está com vinte crianças entre 14 e 18 anos. Para aumentar este número de atletas, o professor Ivan Soares Lima, que é quem toca o atletismo da Portuguesa no momento, vai rodar o bairro fazendo demonstrações (festivais) para atrair novos interessados. Será a oitava vez que um festival de atletismo será realizado na Ilha desde 2016.
Quem tiver interesse em matricular seu filho deve procurar a secretaria da Vila Olímpica de terça-feira a sexta-feira das 08h00 às 16h30.
O atletismo da Vila Olímpica da Ilha do Governador com o apoio da Portuguesa é parte de um projeto do professor Ivan denominado Núcleo Olímpico de Atletismo da Ilha do Governador - NOATIG. A ideia é conseguir alguma verba com a Confederação Brasileira de Atletismo, com a Caixa Econômica Federal e com outros parceiros do atletismo nacional para alavancar o desenvolvimento de atletas na região.
O atual treinador da Lusa atua no atletismo há 40 anos. É treinador há vinte e competiu por outros vinte, como fundista. Também é árbitro e detém o título de treinador nível 1 internacional da CBAT/WA.


Nenhum comentário:
Postar um comentário