Confira a relação completa de campeões estaduais de 2025.
Todos os Campeões Estaduais de 2025
Campeões Regionais de 2025
Campeões Estaduais de 2025
Centro-Oeste
- Distrito Federal: Em jogo único, o Gama bateu o Capital nos pênaltis para dar a volta olímpica. O Gama se classificou para a Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. O Capital vai jogar a Copa do Brasil e a Série D. Ceilandense e Legião foram degolados. Os demais participantes foram Brasiliense, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Samambaia e Real Brasília.
- Distrito Federal - 2ª Divisão: O ARUC se sagrou campeão em cima do Brasília. Ambos foram promovidos. Planaltina, Cruzeiro, Luziânia, GREVAL, Riacho City e Candango foram os outros participantes.
- Goiás: O Vila Nova se sagrou campeão após vinte anos de jejum. O título veio após a final contra o Anápolis. Derrota de 2 a 0 na ida e grande vitória na volta por 3 a 0. Os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e para a Copa Verde. Anápolis, CRAC e ABECAT se garantiram na Série D do ano que vem. Goianésia e Goiânia foram rebaixados. Os demais participantes foram Atlético, Goiás, Inhumas, Jataiense, Goiatuba e Aparecidense.
- Goiás - 2ª Divisão: O Anapolina se sagrou campeão e o Centro Oeste foi o vice. Ambos subiram para a elite. O Iporá caiu para a terceira divisão. Os demais participantes foram Rio Verde, Trindade, Tupy de Jussara, Grêmio Anápolis e Morrinhos.
- Goiás - 3ª Divisão: Os 12 participantes jogaram entre si em turno único. O Bom Jesus se sagrou campeão. Além do campeão, Mec e Crixas também foram promovidos. ABD, América, Guanabara City, Santa Helena, Aparecida, Pires do Rio, Evangélica, Rioverdense e Itumbiaram foram os outros competidores.
- Mato-Grosso: O Primavera conquistou o título inédito ao bater o Cuiabá na disputa de pênaltis na grande final. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil. Para a Série D seguem Primavera e Mixto. O Primavera também se garantiu na Copa Verde. A Academia foi rebaixada. Os demais concorrentes foram Operário de Várzea Grande, Nova Mutum, União de Rondonópolis, Luverdense e Sport Sinop.
- Mato-Grosso - 2ª Divisão: O Chapada ganhou o título em cima do Operário. Ambos foram promovidos à elite. Sorriso, Santa Cruz, Campo Novo, Atlético Matogrossense, Dom Bosco, Cacerense, Ação e Uirapuru ficaram pelo caminho.
- Mato-Grosso do Sul: O Operário se sagrou bicampeão sul-matogrossense ao superar o Ivinhema na final. O Operário se classificou para a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. O Ivinhema vai jogar a Copa do Brasil. Coxim e Aquidanauense foram rebaixados. Os demais participantes foram Pantanal, Águia Negra, Dourados, Costa Rica, Naviraiense e Corumbaense.
- Mato-Grosso do Sul - 2ª Divisão: O Bataguassu se sagrou campeão e o Aquidauana foi o vice. Ambos foram promovidos. Maracaju, Comercial, Taveirópolis e São Gabriel foram os outros participantes.
Nordeste
- Alagoas: o CRB se sagrou tetracampeão ao vencer o ASA novamente na final. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil de 2026 junto com o CSA. CRB e ASA também vão jogar a Copa do Nordeste. ASA e Penedense se garantiram na Série D do Campeonato Brasileiro. O Igaci foi rebaixado. Os outros participantes foram Coruripe, Murici e CSE.
- Alagoas - 2ª Divisão: O Cruzeiro se sagrou campeão em cima do Guarany. Apenas o campeão foi promovido. Dimensão Saúde, Jequiaense, Zumbi, Desportivo Aliança, Miguelense e Jaciobá também competiram.
- Bahia: Bahia Campeão.
- Bahia - 2ª Divisão: O Bahia de Feira se sagrou campeão baiano da segunda divisão ao vencer a final contra o Galícia. Ambos subiram para a elite. Teixeira de Freitas e Grapiúna foram rebaixados. Itabuna, Fluminense, Ypiranga, Vitória da Conquista, SSA e Leônico foram os outros participantes.
- Ceará: Ceará Bicampeão.
- Ceará - 2ª Divisão: O Maranguape precisou dos pênaltis para superar o Quixadá e ficar com o título. Ambos subiram para a elite de 2026. Tiradentes e Pacatuba foram rebaixados para a terceira divisão. Crato, Guarani de Juazeiro, ICASA, Itapipoca, Caucaia e Atlético completaram a lista de competidores.
- Ceará - 3ª Divisão: O Cratéus foi campeão da terceira divisão cearense em cima do Guarany de Sobral. Ambos foram promovidos. Vila Real e Esporte Limoeiro continuam na terceirona.
- Maranhão: O Maranhã se sagrou campeão maranhense em cima do Imperatriz. Ambos se classificaram para a Copa do Brasil, Série D e Nordestão. Pinheiro e Viana foram rebaixados. IAPE, Sampaio Corrêa, Moto Club e Tuntum também competiram.
- Maranhão - 2ª Divisão: O Luminense se sagrou campeão em cima do ITZ Sport. Ambos foram promovidos. Os demais concorrentes foram São Luís, Lago Verde, Cordino, Tupan, Americano, Timon, São José e Balsas.
- Paraíba: O Sousa conquistou o bicampeonato ao superar o Botafogo por 1 a 0 e 1 a 1 na final. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e para a Copa do Nordeste. A Paraíba vai enviar Sousa e Treze para a Série D do ano que vem. Os rebaixados foram Auto Esporte e Picuiense. Campinense, Esporte, Pombal e Nacional foram os outros participantes.
- Paraíba - 2ª Divisão: O Confiança é o novo campeão paraibano da segunda divisão. O time foi promovido junto com o Atlético Cajazeirense. Queimadense e Sabugy foram rebaixados. Os demais concorrentes foram Cruzeiro, Miramar, Desportiva Guarabira, São Paulo Crystal, Socremo Serrano e Spartax.
- Paraíba - 3ª Divisão:
- Pernambuco: Sport Tricampeão.
- Pernambuco - 2ª Divisão: O Vitória conquistou o título nos pênaltis diante do América. Apenas o campeão foi promovido. Centro Limoeirense, Caruaru City, Belo Jardim, Porto, Águia de Cumaru, Ypiranga, Ipojuca e Vera Cruz ficaram mais uma temporada na segundona.
- Pernambuco - 3ª Divisão:
- Piauí: O Piauí conquistou o título ao superar o Fluminense por 2 a 2 e 2 a 0 na final. Os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil, para a Série D e para o Campeonato do Nordeste. Os tradicionais 4 de Julho e River foram rebaixados para a segunda divisão, onde encontrarão outro gigante: o Flamengo. Os demais participantes foram Altos, Parnahyba, Atlético e Oeirense.
- Piauí - 2ª Divisão: O Corisabbá se sagrou campeão em cima do Teresina nos pênaltis. Apenas o campeão foi promovido. Flamengo, Comercial, Picos e Caiçara também disputaram a competição.
- Rio Grande do Norte: O América se tornou tricampeão potiguar ao derrotar o ABC na final por 1 a 1 e 1 a 0. Os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil. América e Laguna se garantiram na Série D do Brasileirão. Finalmente, América, ABC e Laguna se classificaram também para o Nordestão de 2026. Baraúnas e Força & Luz foram rebaixados. Os outros participantes foram Santa Cruz, Potiguar de Mossoró e Globo.
- Rio Grande do Norte - 2ª Divisão:
- Sergipe: O Confiança se tornou bicampeão, derrotando o Itabaiana na final por 1 a 1 e 2 a 1. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e para o Campeonato do Nordeste. Itabaiana e Lagarto disputarão a Série D do Brasileirão. Os rebaixados foram Barra e Carmópolis. Os demais participantes foram América, Guarany, Falcon, Sergipe e Dorense.
- Sergipe - 2ª Divisão: A Desportiva Aracaju ficou com o título num certame disputado em turno único. O Atlético Gloriense também subiu. Rosário Central e Boca Júnior foram rebaixados. Olímpico, Freipaulistano, Canindé, América de Pedrinhas, Flamengo e Independente ficaram pelo caminho.
- Sergipe - 3ª Divisão: O Estanciano bateu o Socorrense para soltar o grito de campeão. Maurinense e Socorro subiram junto com os finalistas. Sete de Junho, Botafogo, Propriá, Coritiba, Aracaju, Força Jovem Aquidabã, Boquinhense, Amadense, Riachão e Santa Cruz ficam mais um ano na terceirona.
Norte
- Acre: O Independência festejou o título de bicampeão acriano ao bater o Galvez na grande decisão. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e a Série D, mas apenas o campeão tem vaga assegurada na Copa Verde. São Francisco e Plácido de Castro acabaram rebaixados. Os demais participantes foram Vasco, ADESG, Humaitá e Rio Branco.
- Acre - 2ª Divisão: O Santa Cruz derrotou o São Francisco nos pênaltis e ficou com o título. Ambos subiram. Atlético Acreano, Andirá, Plácido de Castro e Náuas também participaram.
- Amapá: O Trem se sagrou pentacampeão amapaense ao superar o Oratório na grande final. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil. O Trem também garantiu sua vaga na Série D e na Copa Verde. Independente, Santos, Cristal, Ypiranga, Portuguesa e Santana foram os outros participantes. Portuguesa e Santana caíram para a Série B.
- Amapá - 2ª Divisão: O Amapá ganhou a final do São José parar comemorar o título de campeão da segundona amapaense. Os dois finalistas subiram. Renovação, Lagoa, Latitude Zero, Bare, Mazagão, São Paulo, Canário, Cruzeiro e ADEC ficaram pelo caminho.
- Amazonas: O Amazonas se sagrou campeão amazonense ao derrotar o tradicionalíssimo Nacional na final. Ambos se classificaram para a Copa do Brasil e a Copa Verde. O Nacional também se garantiu na Série D, junto com o Manaus. O Sete acabou rebaixado. Os demais participantes foram Manauara, Parintins, Princesa do Solimões e São Raimundo.
- Amazonas - 2ª Divisão: O Itacoatiara derrotou o Operário nos pênaltis para comemorar o título da segunda divisão do Amazonas. Só o campeão sobe para a primeira divisão. Penarol, Tarumã, Unidos do Alvorada, Manicoré, RB do Norte, Fast, Sul América e Clipper foram eliminados.
- Pará: O Remo se sagrou campeão paraense ganhando do Paysandu nos pênaltis. Ambos os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e para a Copa Verde. O Águia de Marabá venceu a Copa Grão-Pará e também se garantiu na Copa do Brasil. Tuna Luso e Águia de Marabá se classificaram para a Série D. Bragantino, Castanhal, Capitão Poço, Santa Rosa, Cametá, São Francisco, Independente e Caeté foram os outros participantes. Independente e Caeté foram rebaixados para a segundona.
- Pará - 2ª Divisão: O São Raimundo ganhou do Amazônia na final para se tornar campeão. Ambos os finalistas foram promovidos. ESMAC, União Paraense, Urumajó, Paragominas, Pinheirense, Tapajós, Izabelense, Carajás, Canaã e Itupiranga também competiram. ESMAC e Pinheirense foram rebaixados.
- Pará - 3ª Divisão:
- Rondônia: O Gazin Porto Velho se sagrou bicampeão estadual ao vencer o Guaporé na disputa de pênaltis. O Gazin Porto Velho se classificou para a Copa do Brasil, a Série D e a Copa Verde. O Guaporé ficou com uma vaga na Copa do Brasil. O Vilhena terminou em último lugar e foi rebaixado. Os demais participantes foram Ji-Paraná, Barcelona, Gênus e Rolim de Moura.
- Rondônia - 2ª Divisão:
- Roraima: O GAS bateu o Monte Roraima na final para ficar com o título roraimense. O GAS se classificou para a Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. O Monte Roraima também vai jogar a Copa do Brasil. Baré, São Raimundo, Rio Negro, Náutico, Atlético Roraima e Progresso ficaram pelo caminho.
- Tocantins: O União se sagrou bicampeão tocantinense ao derrotar o Araguaína nos pênaltis. Os finalistas se classificaram para três torneios em 2026: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. Batalhão e Tocantins de Miracema foram rebaixados. Os demais participantes foram Capital, Tocantinópolis, Gurupi e Bela Vista.
- Tocantins - 2ª Divisão:
Sudeste
- Espírito Santo: O Rio Branco se sagrou bicampeão capixaba superando o Porto Vitória na final. Campeão e vice se classificaram para a Copa do Brasil e para a Copa Verde. O Rio Branco também se classificou para a Série D de 2026. Nova Venécia e Jaguaré foram rebaixados. Desportiva, Rio Branco de Venda Nova, Capixaba, Vitória, Real Noroeste e Vilavelhense foram os outros participantes.
- Espírito Santo - 2ª Divisão: O Serra bateu o Forte Rio Bananal por 1 a 0 e conquistou a segundona. Ambos os finalistas foram promovidos. Os eliminados foram Linhares, Estrela do Norte, Pinheiros, Gálatas, Sport e Grêmio Laranjeiras.
- Minas Gerais: Atlético Hexacampeão.
- Minas Gerais - 2ª Divisão: O North se sagrou campeão da segundona mineira derrotando a URT na final. Ambos foram promovidos. Varginha e Nacional de Muriaé foram rebaixados. Democrata de Sete Lagoas, Ipatinga, Patrocinense, Mamoré, Valeriodoce, Uberaba, Guarani e Caldense foram eliminados.
- Minas Gerais - 3ª Divisão:
- Rio de Janeiro: Flamengo Bicampeão.
- Rio de Janeiro - 2ª Divisão: Bangu Campeão.
- Rio de Janeiro - 3ª Divisão:
- Rio de Janeiro - 4ª Divisão:
- Rio de Janeiro - 5ª Divisão: Paraty Campeão.
- São Paulo: Corinthians Campeão.
- São Paulo - 2ª Divisão: O Capivariano é o grande campeão paulista da segunda divisão de 2025. Além dele, o Primavera também sobe para a elite. Portuguesa Santista e Rio Claro foram rebaixados. Os demais competidores foram Ituano, Taubaté, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento.
- São Paulo - 3ª Divisão: O Sertãozinho se sagrou campeão da terceira divisão ao bater o Monte Azul na grande final. Lemense e Comercial foram rebaixados para a quarta divisão. Os demais participantes foram Marília, Desportivo Brasil, Catanduva, Rio Branco, Uniao São João, Itapirense, Rio Preto, Suzano, XV de Jaú, Francana, EC São Bernardo e Bandeirante.
- São Paulo - 4ª Divisão: A União Barbarense derrotou o Paulista na grande final para ficar com a taça. Ambos os finalistas subiram para a Série A-3 de 2026. Audax e Matonense foram rebaixados para a quinta divisão. Os demais participantes foram Taquaritinga, São Caetano, Joseense, Nacional, Araçatuba, Colorado Caieiras, Internacional de Bebedouro, VOCEM, Jabaquara, Penapolense, Barretos e São-Carlense.
- São Paulo - 5ª Divisão: O Tanabi derrotou o União Suzano na final e conquistou a quinta divisão paulista. Mauá, Independente, Batatais, Mauaense, Guarulhos, Assisense, Santacruzense, Tupã, Manthiqueira, Flamengo, São Carlos, União Mogi e Olimpia completaram a lista de participantes. Os dois primeiros colocados subiram.
Sul
- Paraná: O Operário se sagrou campeão paranaense. O Fantasma superou o Maringá na disputa de pênaltis. Maringá e Cianorte se classificaram para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Operário, Maringá, Londrina, Athletico e Cianorte se classificaram para a Copa do Brasil. Já Rio Branco e Paraná foram rebaixados. Os demais participantes foram Azuriz, São Joseense, FC Cascavel e Andraus.
- Paraná - 2ª Divisão: O Galo Maringá se sagrou campeão da segunda divisão paranaense. O time superou o Foz do Iguaçu na final. Ambos foram promovidos. Iguaçu e PSTC caíram para a terceira divisão. Os demais participantes foram Paranavaí, Nacional, Patriotas, Laranja Mecânica, Batel e Toledo.
- Paraná - 3ª Divisão:
- Rio Grande do Sul: Internacional Campeão.
- Rio Grande do Sul - 2ª Divisão: O Novo Hamburgo bateu o Internacional de Santa Maria para se sagrar campeão. Ambos subiram para o Gauchão de 2026. O Real foi rebaixado. Na lista de participantes tinha Aimoré, Veranópolis, Passo Fundo, Gramadense, Bagé, Lajeadense, Santa Cruz, Brasil de Farroupilha, Glória, Esportivo, União Frederiquense e Gaúcho.
- Rio Grande do Sul - 3ª Divisão:
- Santa Catarina: O Avaí empatou os dois jogos finais contra a Chapecoense e deu a volta olímpica. Os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil do ano que vem. Santa Catarina, Marcílio Dias e Joinville se classificaram para o Campeonato Brasileiro da quarta divisão de 2026. Caravaggio e Hercílio Luz foram rebaixados para a segundona estadual. Os outros participantes foram Criciúma, Figueirense, Brusque, Barra e Concórdia.
- Santa Catarina - 2ª Divisão: O Carlos Renaux foi campeão em cima do Camboriú. Ambos subiram para a primeirona. O Porto foi degolado. Os demais participantes foram Blumenau, Metropolitano, Juventus de Jaraguá, Tubarão, Nação e Fluminense.
- Santa Catarina - 3ª Divisão: O Guarani de Palhoça derrotou o Jaraguá na grande final. Ambos foram promovidos. O Imbituba foi eliminado na primeira fase.
Copas Estaduais de 2025
- Alagoas: O CSE se sagrou campeão da Copa de Alagoas e se classificou para a Copa do Brasil. O Tricolor derrotou o Penedense na final nos pênaltis. Coruripe, CRB, Zumbi, Murici, Dimensão Capela, CSA, ASA, Guarany, CEO e Igaci também competiram.
- Ceará:
- Espírito Santo: O Vitória bateu o Porto Vitória na final por 3 a 1. O time se garantiu na Copa do Brasil. Desportiva, Real Noroeste, Capixaba, Rio Branco de Venda Nova, Serra, Vilavelhense, Sport, Rio Branco e Linhares tentaram em vão.
- Mato-Grosso:
- Paraná:
- Rio Grande do Sul:
- Rio de Janeiro: Portuguesa campeã.
- Santa Catarina:
- São Paulo: O XV de Piracicaba conquistou o título em cima do Primavera. Os demais participantes foram Grêmio Prudente, Monte Azul, Noroeste, Araçatuba, Linense, União São João, Comercial, Internacional de Limeira, Francana, Botafogo, Itapirense, Paulista, São Bento, Guarani, Rio Branco, São José, Portuguesa Santista, Oeste, São Caetano, Taubaté e Santo André.
- Sergipe: O Itabaiana conquistou a Copa de Sergipe e uma vaga na Série D. Sergipe, Falcon, Lagarto, Confiança, Dorense, Guarany e América de Propriá bem que tentaram.
Recopas Estaduais de 2025
- Pará: O Paysandu bateu a Tuna Luso por 2 a 0.
- Rio Grande do Sul: O Grêmio passou pelo São José por 2 a 0.
- Santa Catarina: O Criciúma derrotou o Concórdia por 2 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário