quinta-feira, 16 de julho de 2020

Estádio de Campos Salles

Dos grandes clubes do início do Século XX, o America demorou mais a ter seu próprio estádio. O clube começou no Centro do Rio de Janeiro jogando num campo que pertencia à empresa Estrada de Ferro Rio D'Ouro, que ficava na Rua Pedro Alves.


Mudança de Casa do America

Seu segundo campo foi à Rua São Francisco Xavier 78, na Tijuca. Os dois campos acima não estavam autorizados a receber partidas oficiais, pois não tinham as dimensões ou estruturas adequadas para a época (imagina para hoje).
Por isso, o America precisou mandar seus jogos ora no estádio do Bangu (Rua Ferrer), ora na casa do Fluminense (Laranjeiras - antes Rua Guanabara).

Simultaneamente, o America tampouco teve uma sede fixa. Mudou várias vezes entre 1904 e 1911, quando finalmente construiu seu quartel-general à rua Campos Salles.

Foi neste ano que o America incorporou o Haddock Lobo conseguindo o campo da Rua Haddock Lobo para si.

Com a reestruturação do bairro da Tijuca, o conhecido Campo da Rua Haddock Lobo passou a se chamar Campo da Rua Campos Salles.


Datas Históricas do America em Campos Salles

Entre 1911 e 1961 o America mandou suas partidas ali.

Em 27 de agosto de 1911, o America estreou sua nova casa batendo o Rio Criket por 3 a 1.

Em 12 de outubro de 1912, o Diabo inaugurou a modernização de seu estádio construindo arquibancadas de madeira com um empate em 1 a 1 com o Ypiranga (SP).

Foi neste campo que nasceu o apelido "pó de arroz" para o Fluminense. A torcida rubra descobriu que o atleta Carlos Alberto do Tricolor passava um pó para clarear sua pele.

Em 03 de novembro de 1929, os americanos humilharam o Botafogo por 11 a 2. Até hoje esta é a maior goleada do America.

Os títulos estaduais de 1916, 1928 e 1931 foram comemorados em Campos Salles.

Em 29 de junho de 1952, o America inaugurou suas arquibancadas de cimento com uma vitória sobre o Vasco da Gama por 1 a 0. No Estádio da Rua Campos Salles cabiam agora 25 mil pessoas.

A última partida em Campos Salles aconteceu em 29 de agosto de 1962. O Mecão perdeu para o Olaria por 3 a 1.


Fim do Estádio da Rua Campos Salles

O clube construiu no lugar do estádio sua sede social, com ginásio, quadras e piscinas. A agremiação havia comprado o estádio do Andaraí.

As fotos ilustram a construlão, o desenvolvimento e a demolição do Estádio de Campos Salles. Dizem que o America perdeu parte de sua identidade com a mudança dos jogos da Tijuca para o Andaraí.

Nenhum comentário: