quinta-feira, 21 de maio de 2020

Clube de Regatas do Flamengo de Volta Redonda

O Flamengo de Volta Redonda, também conhecido como Flamenguinho, é um clube de muita história na cidade. Como foco no futebol amador desde sua fundação em 1971, o tetracolor chegou a monter uma equipe profissional e participou duas vezes do Campeonato Estadual Fluminense e uma vez do Campeonato Estadual da 2ª Divisão.

Flamengo Surpreendido pelo Comercial


Com a fusão das federações carioca e fluminense, esperava-se que o Flamenguinho fosse o representante da Cidade do Aço na primeira edição do Campeonato Estadual unificado. No entanto, os cartolas optaram por indicar o Comercial, que tinha tirado os jogadores do Flamengo, apesar de não ter como pagar as despesas.

Sendo assim, a federação, a prefeitura de Volta Redonda e representantes de Flamengo e Guarani, outro clube da cidade, se reuniram para decidir quem ficaria com a vaga na cidade.

A Fundação do Volta Redonda FC


O resultado foi a fundação do Volta Redonda Futebol Clube, que passaria a ser o novo CR Flamengo e que não teria mais o vermelho em seu escudo. O Guarani se retirou das negociações.

A CBF convidou o Volta Redonda para o Campeonato Brasileiro de 1976. Em troca, a CSN arrendou o estádio Raulino de Oliveira à prefeitura que reformou e ampliou o estádio que passou a ter capacidade para 25 mil torcedores. O Guarani, que mandava suas partidas no local, foi desalojado.

O Flamengo de Volta Redonda ressurgiu nos anos 90 e disputou uma edição do Campeonato Estadual da 3ª Divisão.

Nos anos 2010, foi feita uma nova tentativa de resgatar a agremiação que voltou a entrar em campo apenas nos campeonatos de base e amadores da cidade.

Leia mais sobre o Volta Redonda aqui.

Nenhum comentário: