sábado, 4 de julho de 2020

A História de Irenice Rodrigues

Irenice Maria Rodrigues foi uma atleta negra do atletismo feminino brasileiro. Ela iniciou sua carreira no Vasco da Gama e se transferiu para o Botafogo em 1959.

Com o descaso do Glorioso pelo Atletismo, Irenice fez carreira no Fluminense tendo se classificado para os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1967 e para os Jogos Olímpicos da Cidade do México de 1968.

A história de Irenice Rodrigues, atleta que enfrentou o sistema e ...Recordista sul-americana de 800m rasos, ela seria titular de qualquer seleção brasileira da modalidade.

No entanto, mais lutar contra suas adversárias na pista, ela decidiu desafiar o Regime Militar e o Comitê Olímpico Brasileiro, que era parte da máquina na ditadura.

Irenice Rodrigues acabou pagando caro por isso. Foi desligada dos Jogos Olímpicos de 1968 por uma suposta briga a companheira e atleta do Flamengo Maria Cipriano, do salto em altura.

Seu nome caiu no esquecimento, apagado pelos militares. Em 1981, ela morreu num suposto acidente de moto.

Encontramos três fotos da atleta competindo pelo Flamengo. Não sabemos se la foi do Flamengo antes ou depois de ser atleta do Fluminense.

Nenhum comentário: