quinta-feira, 16 de julho de 2020

Flamengo Desiste do Vôlei Adulto Feminino e Vira Patrocinador do SESC

O Flamengo está fora da Superliga Feminina de Voleibol de 2020/21. A Confederação Brasileira de Voleibol confirmou o rebaixamento da equipe rubro-negra esta semana.

Na prática, se o Mengão quiser voltar deverá começar do zero, passando pela Superliga C, depois Superliga B e finalmente retornar à elite. É que o Flamengo não deverá se inscrever sequer para a segunda divisão com sua prata da casa.


Fusão de Flamengo e SESC Começou em Dezembro

O Esporte Rio já havia anunciado a possibilidade de uma parceria entre SESC e Flamengo desde maio. Na verdade, os primeiros contatos entre as equipes começaram em dezembro.

Mal financeiramente, o SESC acabou com sua equipe masculina de vôlei. No naipe feminino, o clube barateou o elenco. Bernardinho foi forçado a dispensar Tandara e a contratar atletas medianas. O clube carioca ainda precisava bancar os custos do aluguel das quadras de treinos e jogos (normalmente no Tijuca Tênis Clube ou Arena Carioca).

O patrocínio do Flamengo barateia o custo do SESC. As jogadoras treinarão na Gávea e provavelmente vestirão o uniforme vermelho e preto. O Urubu também pagará uma parte dos salários das atletas.

Desde o encerramento da Superliga, o Flamengo já havia dispensado o treinador Alexandre Ferrante, toda a comissão técnica e as atletas vindas de fora da base do clube, como Valéria Papa, Mayer, Nandyala e Fê Issis.

Notícia Ruim para o Voleibol do Rio de Janeiro

Bernardinho SESC
A saída do Flamengo deixa o Rio de Janeiro com apenas duas equipes profissionais na cidade: o SESC e o Fluminense. A cidade perde empregos, impostos, grandes profissionais e até entretenimento.

O Campeonato Estadual também ficará enfraquecido. Flamengo SESC será o nome fantasia do time que deverá encarar o Fluminense na grande final. As demais equipes do certame deverão ser os times juvenis de Botafogo, Flamengo e Tijuca Tênis Clube.

O que Significa Patrocinar o SESC?

Digamos que o Flamengo conquiste o Campeonato Brasileiro de Futebol, como aconteceu em 2019 com o patrocínio da BS2. Quem é o campeão? O campeão é o Flamengo. BS2 foi um mero patrocinador. Tem alguém aí comemorando o título do BS2?

E se o Flamengo SESC for campeão brasileiro de vôlei? O campeão será o Rio de Janeiro VC, razão social da equipe de vôlei. O Flamengo será um mero patrocinador.

Sabemos que a mídia chamará o time de Flamengo. Que o vermelho e preto estará na sua televisão. Nos documentos oficiais CBV porém, estará lá: Rio de Janeiro VC.

Bernardinho, ex-craque do Botafogo, teve uma passagem pela Gávea nos anos 80. Ele segue como treinador do SESC.


Histórico do Vôlei Feminino Flamenguista

O Flamengo sempre teve muita tradição no voleibol feminino. A representação da Gávea já conquistou um Campeonato Sul-Americano (1981), três Campeonatos Brasileiros (1978, 1980 e 1999/00) e nove Campeonatos Estaduais, além de cinco Taças Brasil (não reconhecidas pela CBV).

A torcida merecia mais do que passarmos de protagonistas a patrocinadores.


Vôlei Masculino

Não há nenhuma notícia nova sobre o retorno do vôlei adulto masculino profissional ao Flamengo.

Nenhum comentário: